TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia E Agressividade

Ensaios: Violencia E Agressividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 11

Violência e Agressividade

“Estaremos a tornar-nos cegos perante as evidências?”

.

.

. Introdução

Este é o trabalho de Filosofia de carácter obrigatório do 3º Período. Neste trabalho iremos apresentar o tema da Violência e Agressividade.

A maior parte das pessoas pensa que a violência se manifesta apenas quando há recurso à violência física, mas não é verdade: a violência engloba também a violência verbal e psicológica. Pode ser praticada por qualquer pessoa, contra qualquer ser. Agressividade é um complemento da violência e neste trabalho pretendemos demonstrar as diferenças ou semelhanças entre ambas.

Escolhemos este tema porque a violência é um problema que atinge milhares de pessoas e não só as crianças, adolescentes ou as mulheres. É praticada por qualquer pessoa e pode ser realizada contra quase tudo – pessoas, animais e objectos. É um tema que possui muitas vertentes.

Realizamos este trabalho em busca de mais conhecimento próprio e enriquecimento da nossa cultura pessoal. Este género de assunto não é debatido em muita profundidade na comunicação social. Dado que é bastante falado – e é cada vez mais comum – não queremos “cegar” perante as evidências pelo que vamos procurar conhecimentos que nos permitam avaliar correctamente as situações com que nos deparemos quer de forma directa quer indirecta.

O Tema

Definição de Violência e Agressividade

Violência é a conduta que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objecto. Recusa a autonomia, prejudica a integridade física ou psicológica chegando a atentar contra a vida de outrem. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.

A noção de violência afasta-se da de força, palavra que no quotidiano costuma estar presente quando se pensa em violência. Enquanto força designa, em termos filosóficos, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação devassa, impaciente e baseada na fúria, que não tenta dialogar ou fazer prevalecer a sua opinião, apenas o demonstra a partir da violência.

Considera-se violência explícita quando as normas ou regras morais sociais são desrespeitadas. Mas, uma vez que nem todas as sociedades partilham as mesmas normas, também o conceito de violência varia.

Agressividade é a tendência humana de ter vontade de cometer um acto de violência contra outro humano. Pode ser também o conjunto de tendências que se concretizam em condutas que pretendem causar danos a outras pessoas, destruí-las, coagi-las ou até mesmo humilhá-las.

Muitas vezes a agressividade é, por motivos religiosos ou culturais, comparada a violência ou destrutibilidade quando, na realidade, os dois últimos são comportamentos patológicos da conduta humana que podem pôr em causa a sobrevivência da espécie enquanto a agressividade é um fenómeno comum no dia-a-dia.

A pessoa agressiva é alguém que reage a tudo como se fosse uma disputa, uma prova às suas capacidades mentais. A competição passa a fazer parte da sua vida e desde cedo esforça-se para nunca falhar, nunca ser excluído. Para uma pessoa agressiva por natureza, a crítica é avassaladora.

É importante salientar que a sociedade amplia o conceito de agressividade, chegando ao absurdo de considerar a sinceridade e a autenticidade como resultados de agressividade.

Na sociedade competitiva em que vivemos todas as decisões são tomadas tendo em consideração possibilidade de agressão quando o nosso espaço pessoal é violado. As consequências destas acções não são apenas os efeitos da agressividade em si como também da culpa resultante.

No entanto deve-se ter em mente que tais comportamentos são úteis no âmbito da reflexão profunda sobre o tipo de reacção necessária para demonstrar os verdadeiros sentimentos perante os outros. O obstáculo deste processo passa por descobrir como o fazer sem causar demasiados danos.

Para explicar porque determinadas pessoas reagem de certas maneiras a diferente situações há a necessidade de citar o complexo de inferioridade, complexo em que alguém acredita completamente, desde a sua infância, que é menos que qualquer outra pessoa. Como consequência a pessoa desenvolve uma personalidade tímida e retraída e em situações sociais tende a criar muita raiva e ódio para se compensar psicologicamente.

Para o desenvolvimento de uma relação sem agressividade são precisas paciência, dedicação e confiança.

Agressão verbal, física e emocional

Agressão verbal

O praticante de agressão verbal ataca a sua família mesmo na presença de desconhecidos. Uma vez que precisa de menos força física a mulher tende a especializar-se neste tipo de violência.

A violência verbal consiste em agredir directamente sem uso de força física. Um agressor pode agredir pelo que diz ou pelo que não diz.

Um agressor verbal pode também ofender moralmente o agredido. Criticando o seu trabalho, o corpo, ou a forma de realizar determinadas tarefas.

Agressão física

Agressão física é praticada quando é usada a força com o objectivo de ferir. Normalmente o agressor aplica murros ou estaladas, agressões com objectos ou queimaduras.

As formas de agressão física variam consoante o agredido e o agressor. Se a vítima for um homem é natural, uma vez que possui maior força física, que o acto de agressão seja praticado por terceiros como profissionais contratados ou durante o sono do agredido.

Apesar de todas as medidas de precaução, apesar de toda a protecção dada a crianças e adolescentes, o número de agressões praticadas por estas contra pais, avós e outro familiares tem vindo a aumentar.

O álcool é uma agravante do comportamento agressivo. A Embriagues Patológica é o estado em que a pessoa que bebe se torna muito agressiva e por vezes não se relembra do que fez durante os seus ataques de ira. Além de alcoólicos, os chamados portadores de Transtorno Explosivo de Personalidade são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com