TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Sexual: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Artigo: Violência Sexual: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Artigo  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  302 Visualizações

Violência Sexual: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) postou na data de 05/08/2014 uma notícia abordando o tema exploração sexual, destacando o aumento desta problemática no período em que houve a Copa do Mundo no Brasil. Segundo a notícia, houve um aumento de 41,2% de denúncias sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o período de realização do evento.

O CFP considera este tema um problema que assume relevância e grande impacto social perante a sociedade, pois se manifesta em todas as classes sociais, precisando de maior atenção do poder público e de vários profissionais, incluindo os de Psicologia.

Uma definição, aprovada durante o Primeiro Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (1996) pode explicar que a exploração sexual praticada com crianças e adolescente é “todo tipo de atividade em que as redes, usuários e pessoas usam o corpo de um menino, menina ou de adolescente para tirar vantagem ou proveito de caráter sexual com base numa relação de exploração comercial, de poder”.

Para o Conselho Federal de Psicologia, a prática de explorar sexualmente crianças e adolescentes é crime contra a humanidade, provocando déficit no desenvolvimento sadio da vida sexual. A Psicologia tem contribuído através de estudos visando as consequências causadas por este trauma, visando a qualidade de vida das vítimas.

Referência: http://site.cfp.org.br/denuncias-de-exploracao-sexual-aumentaram-durante-a-copa/

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com