TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você pode tratar a depressão sem recorrer a drogas

Artigo: Você pode tratar a depressão sem recorrer a drogas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Artigo  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

É possível tratar a depressão sem recorrer a fármacos

Antidepressivos podem transformar o paciente em um zumbi, sem emoções. Já deitar no divã para abrir sua privacidade para um estranho, numa terapia, corre risco de ser uma tremanda perda de tempo e dinheiro, um blá-blá-blá sem fim.Antes de a indústria farmacêutica colocar no mercado as chamadas "pílulas da felicidade" e a psicanálise virar o novo confessionário dos tempos modernos, o ser humano já conseguia sobreviver, aliviando sua ansiedade e seu estresse com outros métodos. Foi essa constatação que inspirou o psiquiatra francês David Servan-Schreiber a estudar maneiras naturais para que seus pacientes vençam a depressão, sem ter de apelar para remédios de tarja preta e terapias eternas.

Medicamento utilizado para a depressão tem a ação de estimular a adrenalina. Porém a depressão pode ser tratada com psicoterapia, sem recorrer a medicamentos para ter motivação, mas chega uma hora que o medicamento para de fazer efeito.

Segundo a pesquisa 80% obteve sucesso, mas foram com as pessoas que fizeram a tratamento completo.

A investigação incide nas formas de tratamento psicológico da depressão, em casos de depressão ligeira a moderada, sem recurso a medicação, e com análise dos resultados da psicoterapia e do processo de mudança.

Ainda que alguns tipos de depressão só podem ser tratados com fármacos, existem outras formas de apaziguar o sentimento que invade a quem sofre esta patologia mental.

A principal meta do tratamento é "reprogramar" o cérebro emocional para que ele se adapte ao presente em vez de continuar a reagir às experiências passadas. Para atingir tal resultado, em geral é mais eficaz usar métodos que agem via corpo e que influenciam diretamente o cérebro emocional do que usar abordagens que dependam totalmente da linguagem e do raciocínio, aos quais o cérebro emocional não é tão receptivo.

Depressão - De frente para o abismo

O homem pode se considerar uma pessoa feliz, mas ainda sim passamos por alguns momentos que nos deixam triste.

Em algumas pessoas a tristeza acaba ficando e com isso aparece a depressão que por sua vez chega aos poucos.

A depressão leva a pessoa emagrecer, o sono fica irregular e alguma ate se suicidam por não conseguir vencer sua depressão. A doença não é fácil de ser tratada, e conforme o tempo passa a tendência é só aumentar.

Para a depressão ser desenvolvida pode ter várias situações da vida, por exemplo, na genética ,bioquímico, psicológicos,vícios em geral e, em particular, o alcoolismo e dependência de drogas, situações e fatos da vida que geram stress, como um divórcio ou um rompimento amoroso, doença ou morte de um ente querido, maltrato ou desprezo. Também são fatores que influenciam na depressão as notas escolares, o isolamento social (por exemplo, em idosos) ou a perda do trabalho Algumas doenças e tratamentos também influenciam na depressão. Alguns exemplos são o hipotireoidismo, o câncer, doenças que causam dor crônica, insônia ou alguns medicamentos, como corticoides.

A depressão é uma doença que precisa ser tratada , mas nem todos os pacientes conseguem concluir seu tratamento.

Os fatores que aumentam o risco de uma mulher ter depressão incluem fatores genéticos, biológicos, reprodutivos, interpessoais e características psicológicas e de personalidade.

Depressão é uma doença crônica, recorrente, muitas vezes com alta concentração de casos na mesma família, que ocorre não só em adultos, mas também em crianças e adolescentes. O que caracteriza os quadros depressivos nessas faixas etárias é o estado de espírito persistentemente irritado, tristonho ou atormentado que compromete as relações familiares, as amizades e a performance escolar.

Entrevista realizada

O que é depressão?

A depressão é uma doença complexa que afeta corpo e mente e manifesta-se por sintomas emocionais e físicos. Conhecida também como Transtorno Depressivo Maior (TDM), é caracterizada por sinais que interferem na habilidade para trabalhar, estudar, comer, dormir e apreciar atividades antes agradáveis.

Tristeza é sinônimo de depressão?

Não. Tristeza isolada não é depressão, apenas um sentimento universal, assim com ansiedade. Logo, não é necessariamente patológico, fazendo parte da experiência psíquica normal

Todas as pessoas estão sujeitas a ter depressão?

Sim, porque existem diferentes motivos que predispõem à doença: • fator genético – história familiar de depressão; • estresse crônico situações repetidas de estresse; • perdas parentais precoces – morte de um dos genitores na infância; • história de qualquer tipo de abuso na infância;

Há uma faixa etária mais vulnerável à doença?

Sim. A maioria dos casos de depressão acomete indivíduos entre 20 e 40 anos de idade. Mas é importante dizer que a doença pode se iniciar em qualquer faixa etária, da infância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com