TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky: História Pessoal E Intelectual

Ensaios: Vygotsky: História Pessoal E Intelectual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  1.751 Visualizações

Página 1 de 2

VYGOTSKY: APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO

UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO

Assunto: Histórico Pessoal e História Intelectual

Referência:

OLIVEIRA, M. K. Histórico pessoal e história intelectual. In: OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4º ed. São Paulo: Scipione, 1997. (Cap. 1, p. 13 – 24).

HISTÓRICO PESSOAL E HISTÓRIA INTELECTUAL

Vygotsky (1896 – 1934) cresceu em um ambiente de grande estimulação intelectual e desde cedo mostrou interesse pelo estudo e pela reflexão sobre diversas áreas do conhecimento. Em 1917 se formou em Direito pela Universidade de Moscou e frequentou cursos de História e Filosofia na Universidade Popular de Shanyavskii, onde aprofundou seus estudos em Psicologia, Filosofia e Literatura. Devido ao seu interesse em trabalhar com problemas neurológicos, Vygotsky também estudou Medicina.

Apesar te der tido à vida muito curta, Vygotsky apresentou uma produção escrita vastíssima e seu enorme interesse diversificado e sua formação interdisciplinar definiram a natureza dessa produção. Vygotsky escreveu cerca de 200 trabalhos científicos, cujos temas abordados foram desde a neuropsicologia até a crítica literária.

As ideias de Vygotsky não se limitaram a uma elaboração individual e alguns de seus colaboradores principais foram Luria e Leontiev. Vygotsky, Luria e Leontiev faziam parte de um grupo de jovens intelectuais, que buscavam a construção de uma “nova psicologia” que consistisse numa síntese entre a psicologia como ciência natural e a psicologia como ciência mental, que eram as duas fortes tendências presentes no início do século. Enquanto a psicologia experimental deixava de abordar as funções psicológicas mais complexas do ser humano, a psicologia mentalista não conseguia produzir descrições desses processos, e foi justamente na tentativa de superar essa crise enfrentada pela psicologia, que Vygotsky junto com seus colaboradores, buscaram uma abordagem alternativa, que possibilitasse uma síntese entre essas duas abordagens. Com isso, a abordagem que busca uma síntese para a psicologia, integra numa mesma perspectiva, o homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e social, enquanto membro da espécie humana e participante e um processo histórico.

Essa nova abordagem para a psicologia fica explícita em três ideia centrais, ou seja, em três “pilares” básicos do pensamento de Vygotsky:

1. as funções psicológicas tem um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral;

2. o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico;

3. a relação homem/mundo é uma relação medida por sistemas simbólicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com