TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky Treinamento e desenvolvimento

Projeto de pesquisa: Vygotsky Treinamento e desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.822 Palavras (20 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 20

Vigotsky

Aprendizado e desenvolvimento

Um processo sócio histórico

Capitulo 1 : História pessoal e intelectual

Lev Semenovich Vygotky nasceu no dia 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsa. Era membro de uma família Judia, e uma das mais cultas da cidade. Sua casa tinha uma atmosfera intelectualizada, onde pais e filhos debatiam sobre diversos assuntos, a biblioteca de seu pai estava sempre a disposição dos filhos e de seus amigos para o estudo. Crescendo nesse ambiente de grande estimulação, desde cedo Vigotsky interessou-se pelo estudo e pela reflexão sobre varias áreas do conhecimento, organizava grupos de estudos com seus colegas, usava muito a biblioteca publica e aprendeu diversas línguas, gostava muito também de ler obras de literatura, poesia e teatro, atividade á qual se dedicou durante toda a vida.

A maior parte de sua educação formal não foi realizada na escola, mas sim em casa, por meio de tutores particulares, do mesmo modo que sua formação acadêmica, sua atividade profissional foi muito diversificada. Foi professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental, atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa, ao mesmo tempo em que lia, escrevia e dava conferencias.

Escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, cujos temas vão de neuropsicologia até critica literária, passando por deficiência, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas ás ciências humanas.

E para Vigotsky é importante destacar qual o significado da síntese pois é uma ideia presente em suas colocações e é central para forma de compreender os processos psicológicos. E essa nova abordagem para a psicologia fica explicita em três ideias centrais sendo os “pilares” básicos de seu pensamento.

• As funções psicológicas tem um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral.

• O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o individuo e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico.

• A relação homem/mundo é uma relação medida por sistemas simbólicos.

O cérebro, no entanto não é um sistema de funções fixas e imutáveis, mas um sistema aberto de grande plasticidade cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da historia da espécie e do desenvolvimento individual.

Capitulo 2: A mediação simbólica

Vigotsky dedicou-se principalmente ao estudo de funções psicológicas superiores, isto é, interessou-se por compreender os mecanismos psicológicos mais sofisticados e completos, que são típicos do ser humano e que envolvem o controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do individuo em relação ás características do momento e do espaço presente. Tais como ações reflexas ( a sucção do seio materno pelo bebê, por exemplo).

O uso de instrumentos

A importância dos instrumentos na atividade humana, para Vigotsky tem clara ligação com sua filiação teórica aos postulados marxistas como:

• O modo de produção da vida material condiciona a vida social, politica e espiritual do homem.

• O homem é um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo natural e social. O processo de trabalho (transformação da natureza) é o processo privilegiado nessas relações homem/mundo.

• A sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. É um sistema dinâmico e contraditório, que precisa ser compreendido como processo em mudança, em desenvolvimento.

• As transformações qualitativas ocorrem por meio da chamada “síntese dialética" onde, a partir de elementos presentes numa determinada situação, fenômenos novos emergem. Essa é exatamente a concepção de síntese utilizada por Vygotsky ao longo de toda sua obra.

O instrumento é um elemento interposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ampliando as possibilidades de transformação da natureza. O machado, por exemplo, corta mais e melhor que a mão humana. E é importante mencionar que animais também utilizam instrumentos de forma rudimentar, são capazes de transformar o ambiente num momento especifico, mas não desenvolvem sua relação com o meio num processo histórico cultural, como o homem.

O uso de signos

Os signos por sua vez, também chamados por Vigotsky de “instrumentos psicológicos”, são orientados para o próprio sujeito, para dentro do individuo, dirigem-se ao controle de ações psicológicas, seja do próprio individuo, seja de outras pessoas. São ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos e não nas ações concretas, como os instrumentos, que são apenas exemplos de como constantemente recorremos á mediação de vários tipos de signos para melhorar nossas possibilidades de armazenamento de informações e de controle de ação psicológica.

Os sistemas simbólicos e o processo de internalização

Ao longo do processo de desenvolvimento, o individuo deixa de necessitar de marcas externas e passa a utilizar signos internos, isto é, representações mentais que substituem os objetos do mundo real. Quando pensamos em um gato, por exemplo, não temos na mente, obviamente, o próprio gato, trabalhamos com uma ideia um conceito, uma linguagem, uma palavra, enfim, algum tipo de representação, de signo, que substitui o gato real sobre o qual pensamos.

Essa capacidade de lidar com representações que substituem o próprio real é que possibilitam ao homem libertasse do espaço e do tempo presente, fazer relações mentais na ausência das próprias coisas, imaginar, fazer planos e ter intenções.

Os sistemas de representação da realidade e a linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos, são, portanto socialmente dados. É o grupo cultural onde o individuo se desenvolve o que lhe fornece formas de perceber e organizar o real, as quais vão constituir os instrumentos psicológicos que fazem a mediação entre o individuo e o mundo.

A cultura, entretanto não é pensado por Vygotsky como algo pronto, um sistema estático ao qual o individuo se submete, mas como uma espécie de “ palco de negociações”, que em seus membros estão num constante movimento de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados. A vida social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com