TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

XPortfolio Ciclo Psicologia da Educação

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

NOME DO CURSO

                   

Disciplina:

Psicologia da Educação

Tutor:

Lilian Paula Degobbi Bergamo

RA:

Aluno(a):

Turma:

Unidade:

EAD Polo Manaus-AM

ATIVIDADE PORTFÓLIO CICLO 2

        

Com base nos estudos da unidade 2, ou seja, nas abordagens teóricas do behaviorismo, psicanálise, gestalt e humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações de cada abordagem no contexto escolar, de forma resumida e com suas palavras. Para tanto, pense no foco principal de cada abordagem, e nos conceitos formulados por elas que tem relação com a aprendizagem/educação. Você poderá realizar este quadro de acordo com o modelo abaixo, e também colocar uma capa no seu trabalho (contendo nome da instituição, curso, nome da disciplina, nome do aluno).

RESPOSTA

Possibilidades

Limitações

Behaviorismo/

Neobehaviorismo

Essa abordagem se baseia no princípio do associacionismo, no qual há uma associação entre estimulo observado e resposta observada. No contexto escolar o professor poderá aplicar essa teoria para moldar o comportamento dos alunos por meio da associação de estímulos incondicionado com estímulos condicionados obtendo dessa forma uma resposta condicionada. O Neobehaviorismo ampliou ainda mais as possibilidades de moldar o comportamento dos alunos através do reforço positivo, no qual o professor oferece algo desejável ao aluno frente a um comportamento correto e o reforço negativo no qual o professor retira algo indesejável frente a um comportamento correto. A aprendizagem é vista como mudança de comportamento resultante de um processo de condicionamento.

As principais limitações apresentadas pelo Behaviorismo /

Neobehaviorismo se dão pelo fato de não considerarem processos mentais importantes como a percepção e os processos sensoriais, neglicenciando aspectos ligados a subjetividade e as capacidades cognitivas dos alunos.

Psicanálise

A compreensão do comportamento manifestado por estudantes permite a percepção das diversas possibilidades de variáveis influentes no processo de aprendizagem. Duas dessas variáveis, bem estudadas pela psicanálise, são os processo de transferência e contratransferência que surgem entre aluno e professor e balizam o processo da aprendizagem. Dessa forma, a figura do professor e sua significação para o aluno passam a ser a chave para o aprendizado. A transferência, por exemplo é produzida quando o desejo de saber do aluno se
liga a um elemento particular, que é a pessoa do professo.
 

A limitação da psicanálise no contexto escolar é falta de preparo e de tempo dos profissionais da educação para entender a psique humana e compreender a real motivação por trás de um determinado comportamento. A abordagem da psicanálise também não apresenta soluções fáceis para os casos de transferência negativa do aluno para o professor, sendo necessário um profissional da área par ajudar no processo.

 

Humanismo

Na abordagem humanista a prática pedagógica necessita embasar-se em problemas reais, direcionados aos estudantes e ao perfil de formação do curso. No processo de aprendizagem do estudante, o docente não lhe ensina diretamente, o que realiza é a facilitação da aprendizagem. Assim, o processo de ensino vai
depender do caráter individual de cada professor e em como ele
se relaciona com cada aluno. Nesse contesto o professor assume a função de facilitador da aprendizagem para o aluno, construindo um clima favorável à aprendizagem

A principal limitação da teoria é sua adequação aos currículos escolares e a estrutura de ensino vigente, pois as escolas atuais se baseiam em sistemas mais rígidos com conteúdos específicos para os alunos. E no sistema humanístico o foco a resolução de problemas que são apresentados, não existe um conjunto de métodos definidos que devem ser aplicados.

Gestalt

A Psicologia da Gestalt trabalha com a percepção humana além do que os elementos sensoriais indicam. A fundamentação da teoria é estabelecida no princípio da afirmação de que o todo é maior que a soma de suas partes, o que possibilita destacar que a aprendizagem ocorre principalmente por insight. Nesse contexto o papel do professor é desenvolver em si o fator interno da percepção, para atender às necessidades de aprendizagem dos estudantes, a aprendizagem deve partir das possibilidades e necessidades dos alunos e não do conteúdo da matéria.

A principal limitação do método é que aprendizagem do aluno ocorre por meio de sua própria percepção, muitas vezes deixando de interpretar de forma mais ampla um determinado assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com