TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO CICLO PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  19/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CAIO VILAR RIBEIRO

8043389

PORTFÓLIO – CICLO 2

[pic 2]

[pic 3]

POLO DE TAGUATINGA-DF

2021

A terceira infância, ou popularmente chamada de fase escolar, tem seu início aos 7 anos, marcado pela entrada no Ensino Fundamental e término na adolescência por volta dos 12 anos de idade. Nesse período, ocorrem grandes mudanças em diversas áreas pessoais da vida da criança/ adolescente.

A cobrança externa pelo amadurecimento e autonomia no enfrentamento de situações-problema, tanto de cunho social, como procedimental – que engloba toda a realização de atividades cotidianas e transposição de barreiras impostas.

Portanto, a criança tende a desenvolver habilidades que lhe permitam o controle do esquema corporal. Principalmente aspectos motores finos (utilização de pequenos músculos) são desenvolvidos nessa fase, o que inclui o manuseio de objetos, precisão em situações complexas e noções espaço-temporais. Além das características citadas, dos 6 aos 8 anos a dentição se torna permanente.

Na terceira infância a criança torna-se mais sensível com reações e atitudes alheias e, com isso desenvolve a noção de respeito mútuo, sente a necessidade de cooperar, agradar e desenvolver suas habilidades no campo de seu interesse. Já plano cognitivo há um aumento na extensão do vocabulário, no poder de memorização e na capacidade de externalizar sentimentos por meios verbais e não-verbais.

O psicólogo e filósofo Piaget, enfatizou sobre que o papel do sujeito na construção de seu saber, parte da ideia que o biológico se adapta ao meio físico e ao meio ambiente procurando manter o equilíbrio. Assim, na perspectiva da terceira infância Piaget classificou-a como estágio operacional concreto (7 a 11 anos), em que a criança adquire a capacidade de pensar abstratamente, elaborando teorias e concepções sobre o mundo que a cerca.

Já para Vygotsky (psicólogo russo), a aprendizagem é uma condição prévia para o desenvolvimento, pois, por meio dela, na interação com o outro, é que a criança poderá avançar em seu desenvolvimento psicológico e nas funções psicológicas superiores. Os pressupostos apresentados por ele são sociointeracionistas ou sócio-históricos. Para ele, a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural. O autor destaca a importância das interações sociais para o desenvolvimento humano.

Embora divergentes em algumas de suas colocações, Piaget e Vygotsky dão ênfase na importância da análise qualitativa na educação. Os dois discordam de qualquer abordagem que envolva o desenvolvimento como aquisição simplesmente quantitativa. O método piagetiano coloca que podemos aprender muito sobre o raciocínio da criança, se desenvolvemos atividades, que embora estejam bem elaboradas, não são rígidas, muito menos devem ser resolvidas pelo sujeito de forma isolada.

O educador precisa participar com o aluno na resolução do problema. Vygotsky, a partir do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, também indica que a avaliação não pode ser um momento isolado e ao final do processo de aprendizagem. A avaliação deve ser contínua, pois o mais importante não é a aprendizagem pretérita, mas, aquela que se está em desenvolvimento, no presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (232.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com