TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

XYZ - No Yzzz Roubaram Meu Trabalho Seus Porra

Trabalho Universitário: XYZ - No Yzzz Roubaram Meu Trabalho Seus Porra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AMANDA NAKAMURA BARROS R.A: 1191434602

FRANCIANNY P. DE MORAIS R.A: 2541418858

IVYLIN MORAIS DE ALMEIDA R.A: 2504046567

JÉSSICA SARAT DE LARA R.A: 3240547496

ROSELANE DOS S. RIBAS R.A: 2541419551

CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Dourados-MS

2014

FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AMANDA NAKAMURA BARROS R.A: 1191434602

FRANCIANNY P. DE MORAIS R.A: 2541418858

IVYLIN MORAIS DE ALMEIDA R.A: 2504046567

JÉSSICA SARAT DE LARA R.A: 3240547496

ROSELANE DOS S. RIBAS R.A: 2541419551

CONTROLADORIA NA ESTRÁTÉGIA

Trabalho apresentado na disciplina de

Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais do curso

de Ciências Contábeis da Faculdade

Anhanguera Educacional sob a

orientação do professor Márcio.

.

Dourados-MS

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância e a influência da controladoria estratégica para o desenvolvimento e o crescimento das organizações, a qual busca, desta forma, facilitar a gestão das empresas auxiliando seus gestores nas tomadas de decisões através de informações seguras e confiáveis, permitindo assim a eficácia organizacional. A controladoria estratégica funciona como um órgão de apoio nas empresas, sendo o seu principal papel aperfeiçoar os resultados por meio da definição de um modelo de informações baseado no modelo de gestão. Sendo assim, a mesma atua em todas as áreas da organização coletando informações através da utilização do sistema de informação de controladoria estratégica, composto por subsistemas responsáveis por todas as informações necessárias de modo a auxiliar e direcionar seus gestores na tomada de decisões.

A CONTROLADORIA NA ESTRATÉGIA

De acordo com Padoveze (2011), a participação da Controladoria no Planejamento Estratégico da empresa é um tema de grande discussão, uma vez que, entende-se que a mesma exerce um papel importantíssimo na tomada de decisões da entidade.

No que tange a Controladoria Estratégica, pressupõe-se que o profissional contábil exerça seu papel juntamente com os demais gestores da entidade, ou seja, juntamente com os responsáveis pela alta administração da companhia.

No entanto, para que isso ocorra, Padoveze (2011) afirma que para participar da estratégia empresarial da entidade, o profissional da área, além de ter conhecimento necessário para efetivar o exercício de sua função, deverá também ter um conhecimento profundo de todos os outros fatores que são necessários para entender e tomar decisões estratégicas.

Nesse enfoque, Padoveze (2011), define então a Controladoria Estratégica como a atividade de Controladoria que, através do Sistema de Informação Contábil, abastece os responsáveis pelo Planejamento Estratégico da companhia com informações tanto financeiras como não financeiras, de forma a apoiar o processo de análise, planejamento, implementação e controle da estratégia organizacional.

Desta forma, faz-se necessário a participação do controller na estratégia administrativa, uma vez que seu sistema de informação deverá estar em conformidade com as estratégias organizacionais e de negócios.

Sendo assim, segundo Padoveze (2011), o papel do contador como estrategista organizacional fica evidente a partir da estruturação da Contabilidade na organização, pois ele é o responsável pelo processo de planejamento e controle dos resultados operacionais dentro da área administrativa e financeira, ou seja, tem por missão assegurar o resultado planejado da empresa.

De modo a cumprir esta missão, o controller faz o uso do Sistema de Informação Contábil como instrumento fundamental dentro de um sistema integrado de gestão empresarial, o qual deve ser estruturado para atender as necessidades informacionais de todo o processo de gestão da empresa.

Verifica-se aqui a importância da Contabilidade estratégica, uma vez que o controller explicita a sua atuação segundo Padoveze (2011), quando a mesma está centrada:

• No processo de mensuração dos resultados corretos das atividades empresariais, permitindo à empresa a tomada de decisão adequada.

• No seu papel influenciador, pelo apoio que presta as demais atividades dentro da empresa, e na sua missão como assegurar a eficácia empresarial.

• Em ele ser o responsável pelos sistemas de informações abastecedores do Planejamento Estratégico e do controle das metas estratégicas.

Para Padoveze (2011), no processo de gestão das corporações, a participação da Controladoria no planejamento estratégico é considerada um elemento fundamental, uma vez que contribui para a tomada de decisões dos gestores, além de, suprir o processo estratégico com sistemas de informações.

Desta forma, Padoveze (2011) afirma que a controladoria estratégica irá buscar informações do ambiente externo e posteriormente fazer uma análise em paralelo dos pontos fortes e fracos da corporação, resultando em diretrizes estratégicas a serem traçadas.

Sendo assim, entende-se que a estruturação dos sistemas de informações de contabilidade estratégica nasce da necessidade de adicionar informações de nível estritamente estratégico aos sistemas empresariais atuais.

Segundo Padoveze (2011), essa estruturação baseia-se na integração de quatros subsistemas de informações estratégicas que, conjuntamente com os sistemas ERP, BI e DW formam os sistemas de informações de controladoria estratégica, que são:

• Cenários empresariais

• Sistema de informação de acompanhamento do negócio

• Balanced Scorecard

• Gestão de riscos

Padoveze (2011) discorre que essa estrutura de modelo pressupõe que a organização necessita de um sistema integrado (ERP) que tem a finalidade de unir e integrar todos os subsistemas componentes dos sistemas operacionais e dos sistemas de apoio à gestão. Para isso, o (DW) tem como objetivo armazenar todos os dados pertinentes à organização, que posteriormente serão reorganizados no (BI), que tem como objetivo oferecer as informações produzidas oriundas do DW.

Dentro desse modelo de estrutura, os subsistemas que compõem o sistema de informações de controladoria estratégica, são responsáveis por todas as informações necessárias aos seus gestores para a tomada de decisão, bem como a possibilidade de identificar possíveis resultados com antecedência diante de possíveis problemas apontados.

Sistemas de Informação de Controladoria Estratégica

Sistema de Balanced

Cenários Acompanhamento Scorecard Gestão de

Empresarias do Negócio BSC Riscos

(Cockpitt)

Estratégico BI ( Business Intelligence)

Tático DW ( Data Warehouse)

Operacional ERP (Enterprise Resources Planning)

Tendo em vista a importância da Controladoria Estratégica nas organizações, faz-se necessário conhecer algumas ferramentas que a mesma disponibiliza para a realização das tarefas de extrema utilidade nas empresas, como por exemplo, o Balanced Scorecard.

De acordo com Oliveira, Junior e Silva (2009, p.138) o Balanced Scorecard é um sistema de gestão que serve de complemento para as medidas financeiras. Os objetivos e medidas do Balanced Scorecard procedem da visão e estratégia da empresa.

Já para Nascimento e Reginato (2009, p.242) o Balanced Scorecard funciona como um sistema de suporte à decisão, reunindo os principais elementos para garantir o desempenho da estratégia organizacional.

Sendo assim, de acordo com Oliveira, Junior e Silva (2009, p.145) as etapas para elaboração e montagem do balanced scorecard são:

1ª Etapa: definição da estratégia;

2ª Etapa: baseada em quatro perspectivas:

• Financeira: demostra a melhoria dos resultados.

• Cliente: identificar se os serviços estão de acordo com a missão da organização.

• Processos Internos: visualizar o alinhamento de processo e operação.

• Inovação: apresentar o aprendizado da organização para garantir o desenvolvimento e crescimento.

3ª Etapa: definição dos prazos de acompanhamento dos indicadores.

Assim, de acordo com Crepaldi (2008, p.324) o balanced scorecard, como ferramenta da controladoria estratégica, pode ser utilizado para:

• Divulgar a estratégia para toda empresa.

• Direcionar as metas departamentais e pessoais com a estratégia.

• Reunir os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e orçamentos anuais.

• Identificar e direcionar iniciativas estratégicas.

• Executar revisões estratégicas periódicas e sistemáticas.

• Conseguir feedback para aprofundar o conhecimento da estratégia e aperfeiçoar.

Ainda em complemento, Padoveze (2011) afirma que o foco da Controladoria Estratégica é o Planejamento Estratégico, ou seja, é um processo que prepara a empresa para o futuro.

Seu objetivo está em identificar, coletar, armazenar, mensurar, analisar, entender, interpretar e julgar as informações, bem como consolidar ideias e conceitos baseados nessas informações para a tomada de decisões de seus gestores.

Nesse sentido, Padoveze (2011) dispõe que a analise dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades (análise SWOT) é o procedimento mais recomendado.

Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), sua função é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização.

Exemplo prático da aplicação da análise SWOT em uma empresa de comércio varejista cujo ramo de atividade é a revenda do gás GLP na cidade de Dourados-MS: Doura’Gás Distribuidora Ltda.

Análise SWOT

FATORES INTERNOS FATORES EXTERNOS

PONTOS

FORTES FORÇAS

- Marca NACIONALGÁS

- Localização estratégica

- Preços competitivos

- Qualidade dos produtos e serviços oferecidos

- Pronta entrega sem custo adicional

- Bom atendimento

- Segurança operacional

- Promoções OPORTUNIDADES

- Oportunidade de conquistar novos segmentos e consolidar a participação no mercado com um atendimento diferenciado, ajustando às necessidades e expectativas do consumidor.

PONTOS

FRACOS FRAQUEZAS

- Pouca experiência no ramo de venda de gás AMEAÇAS

- Grande competitividade com as demais empresas de gás

- Crise financeira mundial

Ações:

Para manter um empreendimento com sucesso é necessário, antes de tudo que o revendedor se volte integralmente para o mercado, tentando aproximar-se cada vez mais de seus clientes para atender suas expectativas e necessidades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em análise a todos os fatos relacionados que norteiam a Controladoria como ciência que tem suas raízes tanto da área contábil como administrativa, percebe-se a sua fundamental e evidente importância no auxílio e direcionamento das empresas em função das informações por ela prestadas para a tomada de decisões de seus gestores.

Percebe-se também a grande valia que tem o controller ou controlador na execução das suas tarefas de forma a prestar informações e mensurá-las de forma correta, bem como o seu papel influenciador assegurando a eficácia empresarial, além de ser o responsável pelos sistemas de informações que abastecem todo o Planejamento Estratégico da companhia.

Desta forma, a atuação da Controladoria na Estratégia da empresa visa buscar informações corretas para o auxílio na tomada de decisões de seus gestores de modo a garantir o sucesso e eficácia empresarial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2008.

NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane (orgs.). Controladoria: um enfoque na eficácia organizacional. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Luís Martins de; JUNIOR, José Hernandez Perez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. São Paulo: Atlas, 2009.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 201

...

Baixar como  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »