TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Álcool E Drogas

Dissertações: Álcool E Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

Álcool e Drogas

Alcohol and Drugs

Resumo

A partir da sugestão do uso de álcool e drogas será abordado um dos tratamentos pelo o qual alguns pacientes passam que é a terapia de grupos, ou seja, uma tentativa da construção social histórica do individuo em tratamento. Presente trabalho procura fazer uma análise dos conceitos de terapia de grupos. A identificação do sujeito que é levado ao vício e seu adoecimento, do princípio de que, embora já esteja instalada a dependência alcoólica ou química é possível vislumbrar reiterações sociais e a sua subjetivação. Porém há casos de instabilidade, repetição bem como resistência, singularidade e produção da própria cura se desfazem da indiferença. Aponta que o trabalho em promoção da saúde é um grande aliado ao tratamento do dependente, que demanda novas ações, interesses demasiado do sujeito em tratamento.

Palavras-chave: álcool, drogas, grupo de tratamento

Abstract

From the suggestion of the use of alcohol and drugs will be covered by one of the treatments which are that some patients undergo therapy groups, ie, an attempt of the historical social construction of the individual in treatment. This paper attempts to make an analysis of the concepts of group therapy. The identification of the subject that is brought to their illness and addiction, the principle that, although already installed alcohol dependence or chemical can discern social reiterations and its subjectivity. But there are cases of instability, repetition and strength, uniqueness and production of healing itself apart from indifference. Points that work in health promotion is a great ally to the treatment of dependent who demand new shares, interests to the subject being treated.

Key words: alcohol, drugs, group therapy

Introdução

Droga é toda a substância que, introduzida no organismo, pode modificar uma ou mais funções deste, provocado dependência originada pela necessidade de consumo compulsivo de um modo continuado, a fim de obterem o mesmo efeito e, muitas vezes, para evitar o mal-estar que a sua falta provoca. A droga é tudo aquilo que pode ser fumado, inalado, engolido e injetado e que provoca alterações psíquicas, sentidas como agradáveis mais que cria na pessoa uma relação em que essa se sente cada vez mais ligada a droga (dependência).

Drogas lícitas são aquelas permitidas por lei, as quais são compradas praticamente de maneira livre e o seu comércio é legal. Exemplo: cigarro e o álcool. Apesar de serem drogas permitidas, contêm propriedades aditivas. São estas drogas que geram problemas com maior freqüência, nomeadamente entre os adolescentes e jovens. As drogas são estimulantes da atividade do sistema nervoso central, aumentam a atividade de nosso cérebro, ou seja, estimulam o seu funcionamento fazendo com que o usuário fique ligado, elétrico, sem sono, fazem parte desse grupo o cigarro, cafeína, anfetaminas, cocaína e seus derivados como o crack, outras drogas conhecidas são: Cocaína, Crack, LSD, Êxtase, Boa Noite Cinderela, Cola de Sapateiro, Anfetamina, Haxixe, Cogumelo e Heroína

O alcoolismo é uma doença crônica e progressiva caracterizada pela perda do controle sobre o uso de álcool, com conseqüências sociais, legais, psicológicas e físicas. Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem: recreação, problemas pessoais e sociais, influência de amigos, traficantes, publicidade de fabricantes de drogas lícitas, facilidade de acesso e obtenção, desejo ou imediata de prazer que produzem facilidade de acesso e obtenção, desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ficar acordado ou dormir profundamente, emagrecer ou engordar, fugir ou enfrentar, depressões, agüentar situações difíceis.

Prevenção e tratamento

Os especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção, informação, educação e diálogo são apontados como o melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem, para usuários que ainda não estão viciados, o tratamento recomendado são a psicoterapia e a participação em grupos de apoio. Para combater o vício, além das terapias são usados medicamentos que reduzem os sintomas da abstinência ou que bloqueiam os efeitos das drogas.

Considerando esse um problema complexo o Ministério da Saúde brasileiro reforça que o uso e/ou abuso de álcool e outras drogas representam problema que é do âmbito da saúde pública, pressupondo uma interface entre os programas do Ministério da Saúde e de outros ministérios (Justiça, Educação, Secretaria de Direitos Humanos), organizações governamentais e não-governamentais e demais representantes da sociedade civil organizada, garantindo, intersetorialidade na construção de uma política de prevenção, tratamento e educação para o uso/consumo de álcool e outras drogas. O uso e/ou abuso de substâncias psicoativas tem sido objeto de intervenção dos profissionais da saúde, necessitando, no entanto, qualificar o aporte técnico-científico, humanitário e social dessa intervenção, consistindo em um espaço de qualificação das práticas de cuidado dos profissionais de saúde, dentre eles, do enfermeiro, de aprendizagem, de superação de conceitos e preconceitos mediados pelas influências culturais, sociológicas e pessoais. A situação de dependência química envolve questões sociais, políticas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com