TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Área de psicologia

Seminário: Área de psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Seminário  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia , enquanto tentava de conhecer o comportamento humano, tem sido hà tempos uma atividade natural do ser humano , estamos falando da chamada psicologia do senso comum .

A àrea da psicologia converge interesses e questionamentosdes sobre a aprendizagem e tudo quanto for correlativo.

Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem devemos considerar as grandes matrizes teóricas da psicologia . Essas teorias se apoiam em diferentes visões do homem e sua busca em apreender o mundo.

A aprendizagem é concebida como estabelecimento de uma ligação entre estímulo e resposta .A diferença fundamental consiste em que os associacionistas começaram da explicação de fenômenos mais simples para posteriormente explicar comportamentos mais complexos, através de um encadeamento de etapas.

A importância da psicologia reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra emerso , isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais pessoas vivem e participam , definidos como âmbitos educativos.

Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas institupidas , como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético , mais eficaz e eficiente , cumprindo assim a função de socialização.

E com toda essa contribuição de conhecimento o professor desempenha a função de formados da personalidade de seu aluno no processo ensino- aprendizagem , pois o aluno por sua vez é sujeito ativo de seu processo de formaçaõ e desenvolvimento intelectual , afetivo e social.

Percebe-se então que dessa maneira a aliança entre educação e psicologia é incontestavél e bastante antiga , não tendo sido preciso esperar o momento recente da constituição da psicologia como ciência independente da grande mãe , a filosofia, para buscar resposta sobre como se aprende , que é o sujeito da aprendizagem , como deve se ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos , se é ou não válido aplicar punições e prêmios , qual é a importância da informação no desenvolvimento humano, em que consiste o ato de comunicação , o que interessa e dá prazer ao aluno quanto ao aprendizado escolar .

A psicologia o âmbito da escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e elunos , além dos pais , direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente da psicologia inserida na equipe educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com