TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Seminário: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Seminário  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

De acordo com um artigo publicado por José Roberto Marques com o tema “Importância da conduta ética no trabalho”, no site Instituto Brasileiro de Coachiang, a Ética é o conjunto de valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. A ética profissional pode ser entendida como o conjunto de práticas que determinam a adequação no exercício de qualquer profissão.

As organizações seguem os padrões éticos sociais, porém criam suas próprias regras para o bom andamento dos processos de trabalho, e alcance de metas e objetivos. Uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. A dinâmica do mercado exige atualização e aperfeiçoamentos constantes, uma postura ética é de suma importância no ambiente corporativo. Através dela se ganha credibilidade e a confiança de superiores, liderados e demais colegas e colaboradores.

A ética no trabalho é fundamental para o bom funcionamento de uma organização no que diz respeito a alguns aspectos como: comportamento e comprometimento. É importante ainda para o fluxo de atividades e também para o bom relacionamento empresarial, tanto interpessoal, quanto interdepartamental.

O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações. A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que o conduzem tanto na tomada de decisões como no processo de adotá-las. Ao final, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua postura ética, de valores e conduta exemplar.

A Ética é o ideal para conduta humana, pois a evolução de seus princípios deu-se juntamente com o processo evolutivo da humanidade, e orienta o ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando o bem comum.

A Ética da sociedade e a Ética empresarial são inseparáveis, algumas vezes indistinguíveis. As vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho são: Maior nível de produção na empresa; Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável; Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-carreira/a-importancia-da-conduta-etica-no-trabalho/

2.1 FATORES COMPONENTES DA ÉTICA PROFISSIONAL

Segundo um artigo publicado pelo consultor Bernt Entschev no site Gazeta do povo, os elementos mais importantes da ética profissional são:

* Honestidade: É um preceito básico para a convivência tanto pessoal quanto profissional. Falar sempre a verdade, não culpar os outros por erros e assumir falhas próprias são atitudes honestas e de valor para uma vida profissional ética.

* Sigilo: Alguns assuntos são confidenciais por segurança, e não é nada ético sair falando aos demais sobre coisas que não dizem respeito a determinados públicos. Informações sigilosas geralmente estão protegidas por lei e, caso algum funcionário quebre este protocolo, a pena é certa.

* Competência: A competência envolve também o compromisso, a organização e a capacidade de ajudar os demais, tudo com a finalidade de realizar um bom trabalho de forma geral.

* Prudência: Ter noção da hierarquia, cuidado com comentários, brincadeiras e atitudes que podem até mesmo ofender os demais. É importante ainda ter prudência na realização das tarefas, fazer tudo da forma mais correta possível.

* Humildade: Perguntar quando há dúvidas, no caso do empregado. É ouvir os subordinados, no caso do líder. Ou, para ambos, reconhecer erros e aprender com eles.

* Imparcialidade: Tratar a todos de maneira igual, independentemente do cargo que ocupam. Ser imparcial é mais importante ainda para os gestores. É comum as relações profissionais extrapolarem os limites do escritório, mas é imprescindível saber separar a relação pessoal da profissional.

A ética profissional vale para todos, independentemente do cargo. Comportamentos antiéticos praticados por líderes invariavelmente abalam o clima organizacional, prejudicando o rendimento da equipe.

http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/talento-em-pauta/etica-profissional/

2.2 ESTRATÉGIAS DA ÉTICA PROFISSIONAL

Segundo o site de Sonia Jordão, especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora, segue algumas estratégias para se ter mais segurança em relação a ética no ambiente de trabalho:

Não fazer nada que não se possa assumir em público;

Avalie detalhadamente os valores da empresa;

Trabalhar sempre com base em fatos. Não julgar baseando-se em suposições;

Avaliar os riscos de cada decisão a se tomar. Medir cuidadosamente as conseqüências dos próprios atos em relação a todos os envolvidos;

Uma empresa ética exige não apenas produtos e serviços de qualidade, mas também de conteúdo ético: recolher impostos, remunerar dignamente, preservar a ecologia, o meio ambiente, interagir com lealdade e participar da comunidade;

Saber ouvir. É aconselhável ouvir mais do que falar, especialmente em se tratando de reclamações e consultas de clientes;

Trabalhar bem com os temas polêmicos: todas as promessas ao cliente com relação a atendimento e prazos, inclusive as mais informais, devem ser rigorosamente cumpridas.

Evitar rivalidades. É necessário cultivar boas relações dentro e fora das equipes.

Nunca esqueçer que ninguém negocia com empresas, mas com as pessoas das empresas. O caráter da empresa é o caráter que seus empregados têm;

Evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com