TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Resenha: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA

Na sociedade em que vivemos muito ouvimos falar em ética; seja profissional, educacional ou social, muito são os conceitos que as pessoas dão a ela, algumas pessoas a confundem com a obrigação legal imposta pelas leis do país que todos somos obrigados a seguir. Porém éticas são as leis de convivência informais que somos condicionados desde pequeno a partir do nascimento, onde são formados o caráter, ou seja, o comportamento moral que se dispõe de forma natural que é adquirido ou conquistado por hábitos.

A ética e a base são regras morais e amorais que rege a sociedade e diz como devemos agir se comportar e reagir às várias situações no qual estamos submetidos na nossa caminhada. Diante das dificuldades e de momentos de tensões devemos agir conforme essa conduta. A ética não é um livro ou manual no qual tem escrito a direção a seguir ela fica guardada em nossas mentes para ser praticada no cotidiano.

O homem é livre para decidir e agir, sem que a sua decisão e a sua ação deixem de ser causadas. Mas o grau de liberdade está, por sua vez, determinado histórica e socialmente, pois se decide e se age numa determinada sociedade, que oferece aos indivíduos determinadas pautas de comportamento e de possibilidades de ação. (Vázquez Adolfo, 2008, pág.131)

Define-se ética como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana. A finalidade da ética é proporcionar um determinado equilíbrio, um bom funcionamento social e isso possibilitam que ninguém saia prejudicado. A ética pode ser definida também como um conjunto de conhecimento extraído do estudo de comportamento das pessoas na tentativa de explicar as regras morais de forma racional, como uma reflexão sobre a moral. A moral por sua vez é um conjunto de regras impostas no cotidiano os quais são fundamentais utilizadas por cada cidadão, essas regras funcionam como uma espécie de orientação para cada individuo quando suas ações e julgamentos sobre o que seria bom ou mau, moral ou imoral, certo ou errado.

Cada sociedade ou grupo, de forma individual possui seu próprio código de ética baseados nos valores históricos e culturais que podem vivenciar. Pode-se perceber isso através de alguns costumes que alguns Estados aderem com naturalidade e satisfação já outros simplesmente criticam por achar errado. Alguém que critica religião por não concordarem com suas doutrinas, por exemplo, é considerado como antiético logo se percebe o equilíbrio que a ética traz entre o discordar e o respeitar.

Como consciência de indivíduos reais que são tais somente em sociedade, é a faculdade de julgar e avaliar o comportamento que tem consequências não só para si mesmo, mas para os demais. Somente em sociedade o individuo toma consciência daquilo que é permitido ou proibido, do obrigatório e do não obrigatório num sentido moral. (Vázquez Adolfo, 2008, pág. 187).

Sem a ética a humanidade não teria respeito nem amor pelo próximo, não haveria disciplina, modos de se comportar, de se vestir, de tratar os colegas de trabalho; Não haveria generosidade. A ética também pode justificar comportamentos morais e sociais. A ética é também vista como teoria da investigação ou explicação de um tipo de experiência humana. O valor da ética por teoria está no que se explica, e não naquilo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com