TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Na Psicologia Analise Um Caso

Artigo: Ética Na Psicologia Analise Um Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE O CASO.

O Psicólogo A, acabara de se formar e não tinha recursos para abrir seu consultório, para levantar fundos ele decidiu fazer um empréstimo bancário, mas como o valor não era suficiente ele também resolveu vender todo o seu acervo de livros de Psicologia, técnicas e testes os quais ele havia adquirido durante a sua graduação. Para agilizar a venda, fez um anúncio na internet com os seguintes dizeres:

“Se você sempre teve vontade de ser Psicólogo, mas nunca teve tempo para cursar uma faculdade, não perca esta oportunidade! Vendo livros, testes e técnicas para que você possa exercer esta nobre profissão. Na compra de todo material posso fornecer ainda dicas de como aplicar cada teste. Pagamento à vista.

O psicólogo conseguiu levantar um pequeno capital, porém ainda não tinha conquistado sua clientela e para fazer uma melhor divulgação do seu trabalho ele decidiu comprar um horário na rádio local, onde uma vez por semana ele narrava os casos que atendia, com um triste fundo musical, os ouvintes ficavam emocionados e ligavam para a rádio, onde ele os respondia e dava aconselhamentos.

Com tamanha divulgação logo o seu consultório estava repleto de pacientes de todas as classes sociais por isso o psicólogo decidiu estabelecer um critério para poder filtrar melhor sua clientela, pois pacientes de alto poder aquisitivo indicariam seus semelhantes, garantindo um lucro maior fazendo com que ele pudesse quitar rapidamente o empréstimo por ele contratado.

O preço aplicado dependia muito do paciente, Além disso, ele estendia ao máximo possível o tratamento quando percebia que o paciente disponibilizava de mais recursos financeiros.

O consultório do psicólogo ficava próximo a uma escola infantil, onde sua tia era a diretora e sua prima era professora, ele propôs a diretora que ela indicasse os alunos da escola para sua clínica, para cada indicação ele repassaria para ela 5% do valor das consultas.

A diretora aceitou a proposta e pediu para que o psicólogo a ajudasse na divulgação de sua campanha para o conselheira tutelar , então o psicólogo durante as seções pedia aos seus pacientes para votarem nela, alegando que trabalhariam em parceria .O psicólogo também realizou pequenas palestras no consultório ,com os pacientes e seus familiares explicando o porquê da necessidade de votar nesta candidata.

A eleição ocorreu e a diretora, tia do psicólogo foi eleita, fizeram uma festa para comemorar, na ocasião o psicólogo percebeu que sua prima, estava um tanto quanto quieta, ele perguntou para a prima o que estava acontecendo e ela contou ao psicólogo que estava tendo problemas em sala de aula, afinal o primeiro ano de profissão é muito complicado, e que tinha um aluno em especial, que estava dando muito trabalho, este aluno estava em tratamento com um psicólogo e este não admitia a presença da professora durante as seções, o que a estava deixando aflita, pois assim ela não tinha como saber o que o aluno falava nas seções. Para ajudar a professora afinal ela era sua prima ,o psicólogo A pediu á diretora que orientasse a família a trocar de psicólogo e que o indicassem , pois o psicólogo que o tratava estava atrapalhando o tratamento .

Feito isso o psicólogo começou a atender o aluno, já na primeira consulta o psicólogo conversando com os pais garantiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com