TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ênfase Na Competência Genérica

Artigo: Ênfase Na Competência Genérica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Ênfase na competência genérica

A ênfase da formação deve estar voltada para as competências genéricas do psicólogo, dando conhecimento, ao aluno, das principais possibilidades de áreas de atuação e dos métodos, teorias e pressupostos filosóficos que ancoram a prática dessas áreas.

O curso de graduação deve ser entendido como o inicio de um longo percurso de formação continuada, na qual se desenvolveriam as competências especializadas adequadas a situações profissionais específicas.

As áreas presentes na formação

As áreas presentes na formação deverão ser encaradas mais com vistas às suas possibilidades de generalização do que como oportunidade para aquisição de aptidões especificas. Clínica, Educação e Trabalho são áreas que hoje, incorpora, transformações de conceituação e práticas emergentes que tornam questionável classificá-las como tradicionais; seriam melhor designadas como Psicologia Aplicada à saúde, à Educação e ao Trabalho.

Não há preocupação em esgotar as possibilidades de aplicação, mas a de propiciar a introdução do estudante ao campo científico-profissional, dando-lhe condições de dominar o conhecimento básico, e a formação continuada é uma perspectiva necessária para o desenvolvimento profissional.

A formação como processo

A formação deve ser encarada como um processo voltado ao desenvolvimento da capacidade de problematizar e buscar soluções, que se passa no nível das relações, no interior de instituições, produto de histórias anteriores de formação e de expectativas socialmente veiculadas e que envolve a articulação de muitas das dimensões que são usualmente apresentadas como pólos opostos.

Formação teórico-prática

A prática é uma dimensão do processo de ensino-aprendizado que se constitui em estratégia de ensino da teoria e da própria prática.

Quanto a teoria, é básico que o aluno saia bem informado sobre grandes perguntas e grandes respostas

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »