TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сausas do desgaste da ferramenta

Resenha: Сausas do desgaste da ferramenta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

3. Quais são os principais causadores dos desgastes da ferramenta? Mostre todos os exemplos e descreva-os.

A abrasão ( ou atrito) mecânica -é uma das principais causas de desgaste da ferramenta.

O desgaste gerado pela abrasão é incentivado pela presença de partículas duras no material da peça e pela temperatura de corte, que reduz a dureza da ferramenta.

Aderência - Se duas superfícies metálicas são postas em contato sob cargas moderadas, baixas temperaturas e baixas velocidades de corte, forma-se entre elas um extrato metálico que provoca aderência. A resistência deste extrato é elevada a tal ponto que, na tentativa de separar as superfícies, ocorre ruptura em um dos metais e não na superfície de contato.

Difusão - A difusão entre ferramenta e cavaco é um fenômeno microscópico ativado pela temperatura na zona de corte. A difusão no estado sólido consiste na transferência de átomos de um metal a outro. A difusão dos átomos de ferro do aço do cavaco para a ferramenta, principalmente se esta for de metal duro, muda as condições de equilíbrio entre os elementos constituintes da mesma, levando a uma reação química entre eles.

Oxidação - A oxidação para os metais ocorre a altas temperaturas, com a presença de ar e água, contida nos fluidos de corte.

Mecanismos de desgaste - A velocidade de corte é de extrema importância no desgaste da ferramenta. Em velocidades baixas, o desgaste é severo devido ao cisalhamento de aresta postiça de corte e da aderência, e em velocidades altas, a intensificação do desgaste se deve principalmente a fatores como a temperatura de corte, a abrasão mecânica, a difusão e a oxidação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com