TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção é Parte Integrante e Obrigatória do Estágio Supervisionado II

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 5

1.0 APRESENTAÇÃO

        

O projeto de intervenção é parte integrante e obrigatória do Estágio supervisionado II. É o momento em que o acadêmico, pautado em sua vivência diária na instituição na qual está inserido e embasado por referenciais teóricos-metológicos, identifica uma problemática e busca estratégias que o conduza a intervenção. Essa deve ser uma forma de romper com estigmas e transformar idéias em ações sociais.

A presente proposta de intervenção cujo título é “Viva a Alegria” é despertar nas pessoas o valor do resgate social, que é possível levar a essas crianças que vivem no abrigo um pouco daquilo que lhe foi negado em sua família de origem. Toda criança tem direito de ser amada e respeitada.

  O abrigo oferece às crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, condições básicas de vida, saúde, educação, segurança social, alimentação, recreação e desenvolvimento integrado a sociedade. A entidade procura sempre preservá-las de possíveis negligências existentes, de violência física e emocional, preparando-as adequadamente para ocupar a sociedade e exercer seu direito à cidadania.

È fundamental que a sociedade se volte à responsabilidade do seu papel social enquanto cidadãos de bem. O projeto busca realizar seu trabalho em parceria com a comunidade, acreditando assim estar unindo forças para alavancar forças para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

2.0 JUSTIFICATIVA

Diante de uma sociedade que mostra cada vez mais isolada devido às grandes mudanças tecnológicas, onde a maioria prefere passar horas em frente a um computador ou vendo televisão, é preciso despertar para o fato de que na qualidade de seres humanos que somos, temos a responsabilidade social. Que muito se pode fazer em prol daqueles que necessitam da nossa atenção.

A partir de visitas constantes ao abrigo, pude perceber o quanto aquelas crianças são carentes de carinho e afeto, apesar de haver muitos voluntários que estão sempre presentes na vida delas.

O abrigo tem boas instalações, funcionários dedicados. As crianças têm cuidados médicos, assistência psicológica, boa alimentação. Mas sabemos que por estarem em abrigo necessitam de atenção especial.

Diante dessa percepção e tendo conhecimento do Estatuto da criança e adolescente, que preconiza em seu Art. 7º que “toda criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência,” fazem-se necessárias medidas que busquem o resgate da auto-estima dessas crianças, qualidade de vida e o fortalecimento dos vínculos sociais e porque não dizer familiares.

O abrigamento, mesmo que munidos de todo aparato tecno-operativo, de boas intenções, acaba deixando marcas profundas em seus internos como a tristeza, a sensação de abandono, preconceito, depressão e baixa auto-estima. A criança precisa sentir que é importante e que é amada.

Convivendo com essas crianças, pude perceber a felicidade estampada em seus rostinhos a cada visita recebida, a cada afago que elas nos oferecem,demonstrando sua gratidão pelo nosso tempo doado a elas. Foi observando esses pequenos gestos é que percebi a necessidade de mobilizar a sociedade em prol dessas crianças.

Em razão dessa realidade é que propus o projeto que tem por objetivo conscientizar a comunidade da necessidade do trabalho voluntário junto a essas crianças, levar diversão e carinho, com a expectativa de ver o meu trabalho servindo de estímulo e determinação junto à comunidade.

3- OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS

Promover o a consciência voluntária

Levar carinho e diversão às crianças do abrigo

3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a interação entre crianças e comunidade

Elevar a auto-estima das crianças

4.0- PÚBLICO ALVO

O público alvo desse projeto são as crianças que vivem em regime de internato  no abrigo.

5.0- METAS A ATINGIR

Aumentar o número de visitas no abrigo

Promover a relação criança/ visitante

Conscientizar a comunidade da necessidade de exercer seu papel social

6.0- METOLOGIA

A fim de alcançar os objetivos do projeto, várias ações serão desenvolvidas , por meio de intervenções, na qual nos leve ao diagnóstico do problema e a possível solução.

Nas etapas iniciais o diagnóstico será o marco inicial do processo que tornará possível o planejamento e organização de acordo com a realidade do abrigo, buscando parcerias com a comunidade e comércio local, para que se estabeleçam laços junto às crianças.

O uso da metodologia aplicada se dará de acordo com a fase do projeto, para que se possam alcançar os objetivos propostos. A intenção é utilizar o máximo de conhecimento possível a cerca do problema, para que se tenha maior possibilidade de acerto.

Portanto o projeto “será realizado depois de algumas observações no sentido de conhecer a realidade do abrigo.

Num primeiro instante será feito um diagnóstico para identificação de demandas e possíveis soluções. Para isso serão feitas visitas ao abrigo para através de uma observação participante, se formular estratégias que responda de acordo com o propósito da demanda.

É de suma importância que para  chegar  a um resultado satisfatório, seja feita uma campanha de conscientização da população, e será essa a tarefa das pessoas envolvidas voluntariamente no projeto, convencendo outras pessoas a estarem doando um pouco do seu tempo para as crianças em questão.

A efetivação do projeto propriamente dito será a realização de atividades dentro do abrigo com a participação da comunidade, que tem por objetivo promover o bem- estar e a alegria das crianças. Será uma tarde de lazer, com atividades de recreação com bastante atividades:

* Salão de beleza

* Pula-pula

*Oficina de Balões

* Pintura em rostos

*Histórias contadas

Será servido durante o evento guloseimas como algodão doce, pipocas e cachorro- quente com refrigerante.

A meta do projeto é que estas atividades continuem a acontecer, com o propósito de ver a comunidade unida e frente a esta força tarefa.

7. 0- RECURSOS

7.1 HUMANOS

Valor Unitário

Quantidade

Subtotal

Pipoqueiro

25,00/h

02 horas

50,00

Manicure

15,00

01

15,00

Curso de balões

25,00

01

25,00

Pintura em rosto

10,00

02 horas

20,00

Contadora de estória

50,00

01

50,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com