TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estágio como parte integrante de uma formação acadêmica

Artigo: O estágio como parte integrante de uma formação acadêmica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Artigo  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

O estágio é parte indissociável da formação acadêmica, e trata-se da exteriorização do aprendizado fora dos limites da sala de aula que irá se desenvolver junto às empresas públicas e privadas. Ocorre neste momento a troca de experiência fazendo com que o futuro profissional torne-se mais preparado para atuar em diferentes áreas relacionadas à sua formação acadêmica.

Constitui, certamente, importante instrumento de integração entre teoria, prática e formação profissional, regulamentado pela Lei do Estágio 11.788, de 25 de Setembro de 2008.

A Pró-reitoria Acadêmica com este manual pretende de modo simples e direto, orientar os discentes desde a obtenção do estágio obrigatório e não obrigatório, matrícula, podendo contribuir efetivamente até a elaboração do relatório final. O Núcleo de Estágio se propõe a fornecer outras informações que poderão complementar às apresentadas neste guia.

2. INTRODUÇÃO

O estágio é uma forma importante de intercâmbio entre a universidade e a empresa. Ele apresenta-se como uma oportunidade para que o discente possa aplicar seus conhecimentos acadêmicos, aprimorando-os e qualificando-se para o exercício profissional. Poderá ser realizado em locais que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha de formação, devendo o acadêmico para esse fim, ter cursado disciplinas que lhe ofereçam subsídios teóricos relacionados com a área que deseja estagiar. Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, portanto devem ser planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano.

Ao mesmo tempo, o retorno de informações propiciadas pelo acadêmico o centro universitário permite aos profissionais de ensino o acesso a novos conhecimentos e torna os cursos mais eficazes na sua própria adequação à realidade de mercado.

De modo complementar, além da aplicação dos conteúdos teóricos e do exercício da prática, que integram as atividades do estágio e são imprescindíveis à formação do acadêmico, esse é o momento em que se viabiliza o contato do discente com profissionais já formados em empresas que necessitam de seus conhecimentos e no mercado de trabalho que irá recebê-lo.

Espera-se que o discente faça do estágio uma oportunidade para o seu engrandecimento, e também para a divulgação da qualidade e do potencial dos profissionais formados pelo Centro Universitário UNISEB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com