TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social e Processo de Trabalho

Por:   •  17/12/2018  •  Dissertação  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

 Em uma sociedade é necessário tanto à produção quanto a reprodução social. A produção é a fase da criação do produto, já a reprodução é a reprodução da totalidade da vida social.

 O trabalho faz com que o homem se transforme e também modifique a natureza para satisfazer suas necessidades. Os elementos que compõem o processo de trabalho são: a força de trabalho, a matéria e os instrumentais. A força de trabalho que é uma mercadoria desenvolvida pelo individuo quando no processo de trabalho.        A matéria é o objeto no qual o individuo irá trabalhar. Os instrumentos são mediações entre o homem e o objeto de trabalho.

 A jornada de trabalho é dividida em dois tipos: o trabalho necessário que é o trabalho pago ao proletário; e o tempo de trabalho excedente que é o tempo que ele trabalhou e o capitalista se apropriou. É do trabalho excedente que vem a mais-valia, seu lucro.

 Os trabalhadores vendem apenas sua força de trabalho em troca de um salario já que a eles não pertencem mais os meios de produção. Desta forma o que é produzido pelo trabalhador pertence ao capitalista já que este é o dono dos meios de produção no qual as mercadorias foram geradas.

 O Serviço Social como trabalho, assim como varias outras profissões teve sua origem na passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista. Profissões essas tanto na esfera produtiva, na reprodutiva e outras nos dois campos.

 Distinguem-se dois tipos de trabalho: O trabalho produtivo, é o que produz riqueza, esta apropriada pelo capitalista; e o trabalho improdutivo é para conduzir à manutenção da ordem social; tem. Tem ainda trabalhos iguais que podem mudar de um para o outro podendo um ser produtivo e outro improdutivo. O Serviço Social, assim, é um trabalho produtivo quando participa das condições de gerar riquezas. Sua mercadoria é o transporte de pessoas. Já o trabalho do Assistente Social é um trabalho improdutivo já que como dito antes, este não gera valor ao Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com