TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Organizacional

Por:   •  19/10/2013  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Atualmente, entende-se de uma maneira geral o ambiente organizacional como sendo tudo o que envolve uma dada organização, relacionando seus aspectos internos e externos. Dessa forma, este trabalho será realizado com o objetivo de conceituar esse ambiente, bem como os fatores que impactam na sua caracterização.

CONCEITOS BÁSICOS

Organização - qualquer empreendimento estruturado e constituído para um determinado fim, compostas por pessoas interagindo entre si para realizar funções essenciais que auxiliem a alcançar objetivos comuns. São instituições sociais projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, atuando de maneira interativa com o ambiente que as cerca.

Ambiente - tudo que envolve e que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que tornam o futuro cheio de incertezas (interno e/ou externo).

Ambiente Organizacional - refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas a organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho. A organização, ao se constituir também constrói o seu ambiente.

AMBIENTE GERAL - MACROAMBIENTE

É o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização que as influenciam indiretamente. Seus componentes são os seguintes:

Tecnológico - aplicações sistemáticas de conhecimento científico a um novo produto, processo ou serviço. À medida que a tecnologia avança novos setores industriais e mercados aparecem, pois esse desenvolvimento tecnológico torna o conhecimento como principal fonte de vantagens competitivas para atender às necessidades cada vez mais exigentes dos clientes.

Econômico - é composto de interconexões complexas entre as economias de diferentes países, afeta intensamente a habilidade de as empresas operarem eficazmente e influencia suas escolhas estratégicas (PIB, nível salarial, balança comercial e taxas de inflação, juros e desemprego);

Político/Legal - conjunto de leis e normas que influenciam fortemente as organizações, restringindo-as e também estimulando seu crescimento, a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços ofertados (estabilidade política, clima ideológico, legislação trabalhista);

Sociocultural - as tendências sociais implícitas no modo como as pessoas pensam e agem têm implicações para a administração da força de trabalho, as ações corporativas sociais e as decisões estratégicas sobre os produtos e mercados (valores, normas, estilo de vida, hábitos e costume de uma sociedade); e

Demográfico - a demografia constitui-se de mensurações de várias características de pessoas que compõem a sociedade em que as organizações estão inseridas (estrutura etária, gênero, distribuição geográfica, tamanho da família, grau de instrução, ocupação).

AMBIENTE ESPECÍFICO, DE TAREFA OU OPERACIONAL - MICROAMBIENTE

Refere-se ao ambiente mais próximo e imediato de cada organização, ou seja, seus elementos internos que as influenciam diretamente. São eles:

Clientes/Consumidores - são pessoas/organizações que adquirem ou poderão adquirir os produtos/serviços ofertados pela organização, definindo assim a demanda do mercado e o sucesso ou insucesso do negócio;

Fornecedores - são responsáveis pelo fornecimento da matéria prima, das máquinas e equipamentos, dos recursos humanos, da tecnologia e do conhecimento utilizados pela organização para a produção de determinados bens ou serviços;

Concorrentes/Competidores - outras organizações do mesmo ramo de negócio, que satisfazem ou poderão satisfazer as mesmas necessidades dos clientes. De um modo geral, a concorrência é sempre acirrada e a perspectiva da organização será sempre fidelizar o maior número de clientes possíveis; e

Reguladores - têm o poder de controlar, legislar ou influenciar as políticas e práticas organizacionais. Subdivide-se em dois tipos: agências reguladoras - órgãos governamentais criados para proteger o público de certas práticas de negócios e as organizações, umas das outras; e grupos de interesse - uniões dos próprios membros na tentativa de influenciar organizações no intuito de proteger seu negócio (Sindicatos, Associações empresariais, Associações de defesa do consumidor, Associações ecológicas, ONGs).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com