TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contaminação De Lubrificantes

Por:   •  14/9/2014  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Os contaminantes são influências não desejadas num sistema hidráulico, que podem destruir a integridade dos fluidos. Muitas falhas que ocorrem por falta de certos cuidados ou procedimentos para evitar esses agentes nos lubrificantes resultam em quebra ou desgaste prematuro dos equipamentos, por sua vez devido à necessidade de ajuste preciso de folga. Esses contaminantes podem ser por partículas de poeira, água, óleo e outros. A chave é uma manutenção preditiva que é um procedimento de qualidade assegurada, portanto, detecta a real contaminação por elementos sólidos no sistema. Um dos objetivos desse trabalho é servir como referência àqueles que devem projetar, manter, e operar os fluidos hidráulicos e lubrificantes. O controle da contaminação aumenta a vida útil dos componentes e a produtividade das máquinas, diminuindo os custos de manutenção, melhorando o funcionamento do sistema. Ao mesmo tempo, este controle evitará a ocorrência de defeitos, interrupções e reparos dispendiosos.

Palavras-chaves: Controle de contaminação. Fluidos lubrificantes. Custos de manutenção. Manutenção preditiva.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 5

2- DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO 6

2.1 Nome do Artigo 6

2.2 Autores do Artigo 6

2.3 Revista/Congresso 6

2.4 Local e Data de Publicação 6

2.5 Contexto/ problema de pesquisa a ser tratado 6

2.6 Objetivos do(s) Autor(es) 6

2.7 Fundamentação Teórica (Conteúdo, Técnica) utilizada 6

2.7.1 Gerenciamento e análise 6

2.7.2- Potencial de mercado 9

4.2.3 Estudos de casos 12

2.8 Procedimento seguido (metodologia) 14

2.8.1- Amostra 14

2.8.2- Instrumento 14

2.8.3- Procedimentos 14

2.8.4- Cuidados Éticos 14

2.9 Resultados Obtidos 15

2.10 Conclusão dos Autores do artigo 15

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

4- REFERÊNCIAS 18

1- INTRODUÇÃO

Uma das principais causas de quebras de equipamentos mecânicos está ligada à contaminação dos sistemas de lubrificação. O sistema de lubrificação de equipamentos mecânicos tem dentre seus principais papéis a função de manter as peças móveis dos conjuntos protegidas do atrito severo. Os sistemas de lubrificação são compostos por diversos componentes e cada um deles desempenha um importante papel. Contaminantes são fatores indesejáveis a qualquer sistema de lubrificação.

Alem do próprio desgaste normal de peças que desprendem materiais que contaminam ou os ataques químicos que o óleo sofre no interior dos equipamentos. Ainda há outras fontes externas causadores da contaminação que são provenientes dos intervalos de manutenção que os equipamentos sofrem e falhas que ocorrem nos sistemas durante a operação.

Os sistemas de lubrificação são aplicados em equipamentos de diversos setores industriais, porem em equipamentos pesados é onde ocorre a maior incidência de contaminação devido ao ambiente em que eles operam e há grande necessidade de manutenção dos mesmos.

Este trabalho tem por objetivo o estudo de Artigo cientifico que identifica as principais fontes contaminadoras e sugerir formas de evitá-las ou minimizá-las através do controle de contaminação que se, devidamente implantadas, podem favorecer consideravelmente a vida útil de equipamentos mecânicos.

2- DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

2.1 Nome do Artigo

Controle de Contaminação para Fluídos Lubrificantes.

2.2 Autores do Artigo

• Alexandre Drausio Vieira

• Flavio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com