TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Óleos Lubrificantes

Por:   •  22/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 1º PERIODO

DISCIPLINA: INTODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROFESSOR:  MARCELO CAETHANO SOUZA CABEÇA

1º CHECK DO PAPER

TEMA:  AVALIAÇÃO AMBIENTAL DAS OFICINAS MECÂNICAS QUE REALIZAM TROCA DE ÓLEO EM SÃO LUIS – MA.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: GESTÃO E IMPACTOS NO DESCARTE DE ÓLEOS LUBRIFICANTES NAS OFICINAS MECÂNICAS NO BAIRRO DO BEQUIMÃO EM SÃO LUIS -MA.

Jôselina Pereira Santos

Período:  1º período

Turno: Noturno

São Luís

2014

                Processos de troca de óleo lubrificantes estão presentes na maioria das atividades de manutenção preventivas e corretivas em oficinas automotivas e postos de combustíveis. A falta de informação aliada aos elevados custos para a coleta e transporte é um fator preocupante em relação a periculosidade destes óleos, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Os óleos lubrificantes estão entre os poucos derivados do petróleo que não são totalmente consumidos durante o seu uso.

                Estes são contaminantes ao meio ambiente disseminadores de doenças ocupacionais, quando não manuseados em locais apropriados.

                  Os impactos provocados por essas atividades podem ser controlados por meio da gestão ambiental?

JUSTIFICATIVA

                A gestão correta de resíduos provenientes de oficinas automotivas contribui para um ambiente saudável e um desenvolvimento sustentável. A conscientização ambiental é fundamental para uma melhora significativa do ambiente em geral e é da responsabilidade de todos nós.

                  O descarte de forma inadequada do óleo lubrificante é considerado crime de acordo com a Norma ABNT NBR – 10004, “Resíduos Sólidos – Classificação” pois classifica como resíduo perigoso de classe I por apresentar grande potencial de risco ao meio ambiente e a saúde pública.

OBJETIVO

        O objetivo deste trabalho será avaliar as instalações e atividades que geram o serviço de troca de óleo no bairro do Bequimão em São Luís – MA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estabelecer um sistema de gestão ambiental para os resíduos de oficinas mecânicas.
  • Observar os procedimentos diários quanto ao manuseio, coleta e armazenamentos e por fim a destinação destes resíduos.
  • Demonstrar que o gerenciamento adequado pode reduzir o impacto dos resíduos gerados em oficinas mecânicas. A proposta de gerenciamento que será apresentada nesta pesquisa é baseada em ações simples e de baixo custo, afim de contribuir para a diminuição destes impactos.

REFENCIAL TEÓRICO

                Algumas obras e pesquisas serão utilizadas até a conclusão deste artigo. Inicialmente, como base teórica, serão utilizadas as seguintes referencias:

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10004. Resíduos sólidos – classificação. Rio de Janeiro. 2004. Esta Norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14001. Sistema de gestão ambiental- Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro 2004.

Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução CONAMA 362. Brasília/DF, 23 de junho de 2005.  Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama>. Resolução que dispõe sobre o recolhimento, coleta e destinação final de óleo lubrificante usado ou contaminado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com