TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1º Semestre De Ciencias Contabeis

Exames: 1º Semestre De Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 7

2. CONTEXTO EMPRESARIAL

As funções administrativas são elementos básicos de processos administrativos, nos dois cases temos administradores que de formas diferentes investiram em seus negócios e usando das funções administrativas conseguiram continuar no mercado. Ambos planejaram e analisaram antes de decidirem realizar seus investimentos, organizaram seus métodos de produção e seus recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, a direção está relacionada com a necessidade de influenciar e guiar as pessoas para que suas atividades sejam executadas conforme o esperado, a partir das observações, as variações poderão ser corrigidas e controladas, comparando-as com o planejamento e objetivos a serem alcançados.

Observamos no primeiro texto que uma das variáveis macroeconômicas que interferem nas atividades é a competitividade no mercado que faz com que as empresas invistam cada vez mais em qualidade e novidade, e no segundo texto observamos que através do planejamento o empresário conseguiu seu capital de investimento por meio de financiamento o que aumentou seu risco de não conseguir sucesso em seus negócios, porém com administração e controle das variáveis macroeconômicas ele aumento seu faturamento ao ponto de quitar a sua dívida antes do prazo, se fosse conveniente. Podemos destacar alguns exemplos.

A inflação, varia conforme o aumento do nível global dos preços, isto é reflexo das mudanças na oferta e na procura, assim como da quantidade de dinheiro existente na economia.

Inflação é a taxa do aumento dos níveis dos preços, bens e serviços.Numa economia de mercado os preços dos bens e serviços podem mudar. Constitui-se por muitas subidas e decidas de preços de produtos e serviços.Elevada e volátil provoca incerteza e faz aumentar os riscos, fato que impede o crescimento economico. Quando a espectativas de inflação elevada podem fazer com que as empresas passem a evitar mais os riscos e tenham mais intenções de realizar investimentos a longo prazo. Quando elevada tem consequências significativas para a sociedade é importante que a inflação seja controlada e gerida de forma eficaz.

O crescimento econômico pode ser definido como sendo o aumento sustentando como uma unidade econômica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da analise de certos índices: produto interno bruto ou produto nacional bruto. O termo crescimento destingue-se de um desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção, cujas consêquencias serão o enriquecimento da nação e elevação do nível de vida, mais sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade.

A estimativa para o crescimento da economia prevista por analistas do mercado financeiro consultados todas as semanas pelo banco central , o produto interno bruto foi mantido em 3% este ano. Após um ano de estagnação e com a razão da crise financeira mundial retornou o crescimento em 2010 e acelerou o fundo nos dois primeiros trimestres do ano, o produto interno bruto cresceu acima de 9%, o suficiente para expor. O risco de superar o crescimento é os obstaculos que ainda estavam o crecimento sustenvável. Vivemos um momento extremamente favorável no mercado econômico e não há como negar que o Brasil vive sua melhor fase. Mudanças estruturais da econômia mundial e da reforma economica implementadas no Brasil a partir da metade da década de 90 permitiram que nosso crecimento mais que dobrasse desde 2004 e em 2010 fossem maior em 25 anos. A volatilidade do crescimento economico diminiu, ou seja o tradicional sobe e desce de lugar, a maior estabilidade da trájetoria de expansão econômica.

A Competitividade empresarial resume-se a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior às empresas concorrentes no mesmo ramo de mercado, sendo a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr e cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos as quais servem no seu mercado objetivo de acordo com a sua missão específica para a qual foi criada.

Em um ambiente altamente competitivo, em que estão situadas as micros e pequenas empresas, a diferença de processos e produtos é vital. Foco no que realmente importa e visão prospectiva, surgem como fatores determinantes do sucesso empresarial e os grandes diferenciadores dos empreendimentos. Essa direção tomada pela empresa, através da análise do mercado e do planejamento de marketing é que propicia competitividade a ela.

A Competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Se a rentabilidade de uma empresa numa economia aberta é inferior a dos seus rivais, embora tenham com que pagar seus funcionários, fornecedores ou acionistas a médio ou longo prazo, estará debilitada até chegar a zero e torna-se negativa. Normalmente as novas empresas que entram no mercado tem custos mais elevados em comparação as empresas já existentes no mercado e isso causam-lhes grandes dificuldades.

O controle contábil, é uma das funções que compõem o processo administrativo. Controlar conciste em averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas.A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explicar as suas alterações causadas pela ação administrativa nas gestões de recursos empresariais.

O controle contábil permite a entidade a possibilidade de analisar, avaliar e controlar os objetivos determinados atraves de planejamentos.

Podemos explicar responsabilidade social ou gestão social da seguinte forma, como a empresa tem como objetivo fazer acontecer o negócio da empresa, e se o ambiente de trabalho é satisfatório, é comum que os resultados sejam melhores. Criar um bom ambiente de trabalho dentro da empresa é uma responsabilidade da empresa, a responsabilidade social interna.A Responsabilidade Social Interna consiste em proporcionar um bom ambiente de trabalho, motivando os colaboradores para a produtividade e contribuindo para o bem estar da coletividade. Onde disponibiliza-se aos funcionários, terceirizados ou não, boas condições para o trabalho aconteça de maneira prazerosa e produtiva, há retorno para o acionista e para todos da organização. Estamos em uma era onde há retorno positivo para a empresa se ela reconhecer seu colaborador como parte integrante de seu sucesso, é uma vantagem competitiva. Se existem aspectos que trazem benefícios, há a motivação no trabalho e a agregação de valor aos negócios da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com