TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. Metodologia De Apuração Da Inflação

Trabalho Universitário: 1. Metodologia De Apuração Da Inflação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia de Apuração da Inflação

O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). O período de coleta do INPC e do IPCA estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência. A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 5 (cinco) salários-mínimos, cuja pessoa de referência é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões; a do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 e 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões. Também são produzidos indexadores com objetivos específicos, como é o caso atualmente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial - IPCA-E. A partir do mês de maio de 2000, passou a disponibilizar através da Internet o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 - IPCA-15. Outros índices foram divulgados nos seguintes períodos: Índice de Preços ao Consumidor - IPC (março de 1986 a fevereiro de 1991); Índice de Reajuste de Valores Fiscais - IRVF (junho de 1990 a janeiro de 1991); Índice da Cesta Básica - ICB (agosto de 1990 a janeiro de 1991); Índice de Reajuste do Salário-Mínimo - IRSM (janeiro de 1992 a junho de 1994); Índice Nacional de Preços ao Consumidor Especial - INPC-E (novembro de 1992 a junho de 1994); Índice de Preços ao Consumidor série r - IPC-r (julho de 1994 a junho de 1995). A pesquisa foi iniciada em 1979.

Índices de Preços para Correção e Atualização de Preços

Os índices gerais de preços buscam apresentar a consumidores e empresários as diversas variações de capital a ser investidas em bens, serviços, matérias-primas além de áreas agropecuárias e industriais. A disponibilidade dessas informações rentáveis são oferecidas pela Fundação Getúlio Vargas e desde o final da década de 40 são disponibilizadas a interessados.

Esses índices podem apresentar-se em três diferentes formas. O IGP-10 ou Índice Geral de Preços; IGP-M ou Índice Geral de Preços do Mercado ou pelo IGP-DI, Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna.

Índice Geral de Preços ou IGP-10

Tornou-se relevante suas informações desde seu período de implementação, no ano de 1993.

O método de índice baseia suas informações no período pré-estipulado entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês presente.

A exemplo do método pode-se citar a coleta de informações do mês 11 de Outubro de 2014 a 10 de Novembro de 2014. Esse sendo o mês presente.

ÍNDICE GERAL DE PREÇOS DO MERCADO OU IGP-M

Tornou-se auxiliar e ativo no mercado no ano de 1989. Esse índice promove a coleta entre os dias 21 do mês anterior e o dia 20 do mês referência.

Esse método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com