TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abrangência Dos Direitos Humanos Engloba Todos Os Indivíduos

Artigos Científicos: A Abrangência Dos Direitos Humanos Engloba Todos Os Indivíduos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  2.854 Visualizações

Página 1 de 7

A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.

Parte1

a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.

b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).

Resposta: Violência Contra a Mulher

A abrangência dos direitos humanos engloba todos os indivíduos, independente de sua nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político-filosófica e não devem ser interpretados isoladamente, mas sim de forma conjunta. São exemplos de violação dos direitos humanos: Estar preso ou detido ilegalmente; Sofrer castigos cruéis, tortura; Não ter acesso aos Serviços Públicos de seu país; Escravidão; Preconceito; Sequestro, Violência contra a mulher. A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994, “A Convenção de Belém do Pará“ estabelece que a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”. “A violência contra as mulheres é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres que conduziram à dominação e à discriminação contra as mulheres pelos homens e impedem o pleno avanço das mulheres...” (Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres, Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, dezembro de 1993). A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.

Fonte de Pesquisa: O que é violência contra a mulher? Conselho Nacional de Justiça.Disponível em: http://www.cnj.jus.br/programas-de-a-a-z/pj-lei-maria-da-penha/o-que-e-a-violencia-contra-a-mulher. Acesso em: 20.10.2013.

Parte 2

c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

- o conceito de ética;

- a diferença entre moral e ética;

- a relação entre educação e ética;

- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;

- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;

- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;

- a relação entre ética e direitos humanos;

- o direito natural e o direito positivo;

- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;

- a violação dos direitos humanos.

Resposta: Ética é o conjunto de valores e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. É o “costume, modo de ser ou caráter ”. Ela é construída por uma sociedade com base em valores históricos e culturais. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando suas ações e seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bem ou mau. Podemos dizer que Ética a “área de estudo da filosofia que se propõe a pensar as ações humanas, seus princípios e normas, buscando distinguir entre o bem e o mal”.

Já a moral é o conjunto de costumes, valores e obrigações adquiridos por hábito e compartilhados por um grupo ou sociedade em um determinado tempo histórico . São o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Portanto, ética difere de moral, pois chamamos de moral os costumes que são adquiridos por hábito, de cujo significado o sujeito não tem consciência, o que não acontece com o sujeito ético, que sabe e conhece por que age de acordo com um determinado valor ou princípio. Podemos dizer que ambas são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Podemos também afirmar que a educação, ou seja, o conhecimento influencia diretamente no comportamento ético do ser humano. Para AMORIM, “tanto a ética como a moral correspondem ao que os homens elegem como valoroso, sendo que tais valores se constituem num processo educativo. Assim, a educação é a mediação entre o que uma determinada sociedade ou grupo elege como valoroso e a consciência da moralidade de suas ações, mediante uma compreensão de seus fundamentos, critérios, regras e princípios gerais, de modo que o homem seja livre em suas escolhas e, ao mesmo tempo, responsável por elas” .

O comportamento ético na esfera pessoal, profissional e em todas as ações comportamentais no cotidiano de nossa vida, implica diretamente em um sentimento de bem estar pessoal, profissional e familiar da própria comunidade onde vivemos. Quando agimos com respeito a natureza, contribuímos diretamente com nossos semelhantes para uma boa convivência dentro da sociedade. Quando o projeto societário hegemônico é claramente oposto àquele em que se acredita, tornam-se mais fáceis as escolhas. Isto é, quando a conjuntura obstaculiza a possibilidade de realização dos componentes da essência humana – o trabalho, a socialidade, a universalidade, a liberdade e a consciência –, a possibilidade de desenvolvimento de consciência/comportamento ético é maior, posto que o inimigo a quem se contrapor é facilmente identificado.

O comportamento ético também influencia diretamente para consolidação dos direitos humanos. A lógica da edificação e formação ética, parte do valor da humanidade; e exemplifica dizendo sobre alguém que questiona a quantidade crescente de desemprego no país, mais ao mesmo tempo, acaba consumindo produtos piratas, sem pagamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com