TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agua Potável

Artigos Científicos: A Agua Potável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 12

1. Introdução:

A água é o elemento fundamental da vida. Seus múltiplos usos são indispensáveis as atividades humanas, onde se destacam, entre outros, o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola, a produção de energia elétrica, e as atividades de lazer e recreação, bem como a preservação da vida aquática (Schmitt, 2008).

Não é preciso salientar a extensão atual da poluição, que tem atingido níveis insuportáveis, pois os despejos poluentes alcançam não só aglomerados humanos, pelas águas, pela sonoridade, pela atmosfera e pelo solo, pondo em risco a saúde, a segurança e o bem-estar, mas também a fauna e a flora, extinguindo-as (Souza, 2004).

A importância da realização de análises de água visa não só adequar a legislação específica de cada uso requerido, como também prevenir danos à saúde humana e ao meio ambiente. Com isso, são evitados sérios problemas econômicos e ambientais, possibilitando o uso sustentável da água para as gerações atuais e futuras, considerando que a água é um bem finito e cada vez mais escasso (Schmitt, 2008).

2. Referencial teórico

2.1. Água potável e conceitos

Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possui características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens. A água, em condições normais de temperatura e pressão, predomina em estado líquido e aparentemente é incolor, inodora e insípida e indispensável a toda e qualquer forma de vida(Freitas).

Essa água está disponível para toda a população, seja rural ou urbana, no ambiente rural nem sempre há o tratamento antecipado desse recurso, no entanto, nos centros urbanos sempre se faz necessário realizar uma verificação da qualidade e grau de contaminação, uma vez que nas proximidades das cidades os córregos e rios são extremamente poluídos(Freitas).

A distribuição dos volumes estocados nos principais reservatórios de água na Terra se faz da seguinte maneira: 97,5% do volume total de água da Terra formam os oceanos e mares e somente 2,5% são de água doce. Ressalta-se que a maior parcela dessa água doce (68,9%) forma as calotas polares, as geleiras e neves eternas que cobrem os cumes das montanhas mais altas da Terra. Os 29,09% restantes constituem as águas subterrâneas doces. A umidade dos solos e as águas dos pântanos representam cerca de 0,9% do total e a água doce dos rios e lagos cerca de 0,3% (Rebouças, et. al, 2006).

No mundo subdesenvolvido, cerca de 50% da população consome água poluída; em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, existem atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas que praticamente não tem acesso à água potável, bem comum a todo ser humano(Freitas).

A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos(Freitas).

2.2. Controle de qualidade

O intenso uso da água e a consequente poluição gerada contribuem para agravar sua escassez e geram, como consequência, a necessidade crescente do acompanhamento das alterações da qualidade da água. Faz parte do gerenciamento dos recursos hídricos o controle ambiental de forma a impedir que problemas decorrentes da poluição da água venham a comprometer seu aproveitamento múltiplo e integrado, e de forma a colaborar para a minimização dos impactos negativos ao meio ambiente. Ultimamente, novos problemas ambientais têm sido detectados numa velocidade muito maior que a nossa capacidade de resolver os velhos problemas já conhecidos. É necessário entender os processos ambientais para que se avance no conhecimento sobre os ecossistemas e para que se possa atuar corretamente sobre as causas das alterações encontradas. Isso somente é possível quando se dispõe de um conjunto de “informações” confiáveis obtidas a partir de observações do que está ocorrendo no meio (Rebouças,et. al, 2006).

No Brasil, os objetivos do tratamento das águas residuais têm sido reflexo dos países do primeiro mundo, porém a implantação de sistemas de tratamento tem-se dado de uma forma mais morosa. Por outro lado, as inovações tecnológicas estão bem avançadas. Dentro desse aspecto, é importante estudar as diversas técnicas para o tratamento das águas residuais, buscando soluções que possam minimizar custos e adequar-se às realidades sociais (Souza, 2004).

Um sistema de tratamento de águas residuais é constituído por uma série de operações e processos, que são empregados para remoção de substâncias indesejáveis da água, ou para sua transformação em outras que sejam aceitáveis (Souza, 2004).

A remoção de substâncias indesejáveis de uma água residual envolve a alteração de suas características físicas, químicas e/ou biológicas. A utilização de qualquer um dos processos poderá concorrer para essas alterações (Souza, 2004).

2.3. Microrganismos em águas do grupo dos mesófilos e dos Coliformes

Mesófilos são Dentre os microrganismos existentes, as bactérias são largamenteestudadas por serem responsáveis por processos de deterioração, participarem da

31elaboração de alimentos e/ou por serem responsáveis por toxinfecções de origemalimentar. As bactérias aeróbias mesófilas se desenvolvem na presença de oxigênio,se multiplicam sob temperaturas de 20 a 45°C, tendo a temperatura ótima entre 30 a45°C. A contagem padrão em placas (PCA) detecta, em um alimento, o número debactérias aeróbias ou facultativas e mesófilas presentes tanto sob forma vegetativaquanto esporulada. A contagem padrão em placas tem sido usada como indicador da qualidade higiênica dos alimentos, fornecendo também uma noção sobre seutempo útil de conservação. A presença de bactérias mesófilas em grande númeroindica matéria-prima excessivamente contaminada; limpeza e desinfecção desuperfícies inadequadas; higiene insuficiente na produção ou conservação dosalimentos; condições inadequadas de tempo/temperatura durante a produção ou aconservação dos alimentos, ou uma combinação destas circunstâncias (SIQUEIRA,1995).Segundo Tortora et al (2003), o tipo de microrganismo mais comumenteencontrado são os mesófilos apresentando a temperatura ótima de crescimentoentre 25°C e 40°C. A temperatura ótima de crescimento de muitas bactériaspatogênicas fica em torno de 37°C e, portanto, as incubadoras empregadas emlaboratórios utilizam normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com