TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do assistente social no CREAS frente à violência contra a mulher

Por:   •  15/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 2

KÁTIA CRISTINA PENITENTE RA 8745103168

PRÉ- PROJETO

PROMISSÃO – SP

2017

KÁTIA CRISTINA PENITENTERA 8745103168

PRÉ- PROJETO

[pic 2]

        PROMISSÃO – SP

2017

  1. Tema:

A atuação do assistente social no CREAS frente à violência contra a mulher.

  1. Justificativa

Violência contra a mulher por muito tempo foi e continua sendo um tema extremamente relevante no Brasil e que atinge milhões em todo o mundo. Segundo o Datafolha, em notícia veiculada pela revista Exame, 503 mulheres são vítimas de agressões físicas a cada hora no Brasil. Mais do que investidas físicas, a violência contra a mulher manifesta-se em assédios, abusos verbais, ameaças psicológicas, ofensas sexuais, constrangimento patrimonial e moral, dentre outras formas. A notícia informa também que, dos casos investigados pela pesquisa, 52% não prestaram queixa formal para a polícia, nem procuraram familiares para relatar a situação.

Diversas medidas preventivas são discutidas em âmbito nacional por órgãos governamentais e ONGs, visando diminuir a ocorrência desses casos. Porém, apesar das medidas preventivas serem mais eficazes no combate à violência contra a mulher, não se pode negligenciar as vítimas que já sofreram com esta forma de constrangimento.

Um dos órgãos municipais especializados em oferecer este tipo de atendimento é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), que realiza atendimento às mulheres vítimas de violência onde é ofertado acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida visando à garantia de direitos, prevenção e enfrentamento da violência.

O principal papel dessa instituição é acolher e orientar as vítimas quanto aos seus direitos, precauções, e medidas legais.

O assistente social tem papel fundamental diante da questão da violência contra a mulher, cabe a este profissional, conforme seu código de ética, promover o exercício da cidadania as mulheres que procuram atendimento. Entender em profundidade a realidade vivida e as consequências apresentadas por essas vítimas é importante para capacitar os profissionais de assistência social a buscar mecanismos de reinserção social, e melhoria da autoestima para essas mulheres.

  1. Problema

Como deve atuar o assistente social no atendimento as mulheresvitimas de violência?

BIBLIOGRAFIA

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6.ed. São Paulo: 2003.

http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2016/03/em-quase-dez-anos-lei-maria-da-penha-contribuiu-para-reduzir-a-violencia-contra-a-mulher-418.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (88.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com