TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO CREAS-SUDESTE NA CIDADE DE TERESINA-PI.

Exames: A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO CREAS-SUDESTE NA CIDADE DE TERESINA-PI.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  6.333 Palavras (26 Páginas)  •  1.584 Visualizações

Página 1 de 26

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO CREAS-SUDESTE NA CIDADE DE TERESINA-PI.

Marcia Pareira Caetano

RESUMO

O presente trabalho objetivou conhecer a atuação do Assistente Social no Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS-SUDESTE em Teresina-PI no processo de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Identificou as ações do Assistente Social que contribuem na prevenção da violência contra a pessoa idosa, verificou as condições de trabalho oferecidas pelo CREAS e identificou como as políticas públicas abordam a questão da violência contra a pessoa idosa. Esse estudo possibilitou entender esse tipo de violência e como ela pode ser ainda entendida como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause dano ou incômodo ao indivíduo idoso. No trabalho foram utilizadas pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada no CREAS-SUDESTE que demonstrou existir dificuldades na realização das ações e atividades no processo de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. No entanto o centro se apresenta de forma estruturada e organizada, com o objetivo de buscar uma qualificação dos profissionais e a efetivação das propostas adequadas às demandas que chegam à instituição para a realização de um bom atendimento aos usuários.

Palavras-chaves: Pessoa idosa. Violência. Enfrentamento. Assistente Social. Centro de Referência Especializado de Assistência Social- Sudeste.

ABSTRACT

This study focused on the role of the social worker at the Center for Social Assistance Specialized Reference - CREAS - SOUTHEAST in Teresina -PI in the process of combating violence against the elderly . Identified the actions of the social worker that contribute to the prevention of violence against the elderly , found the working conditions offered by CREAS and identified as public policies address the issue of violence against the elderly . This study made it possible to understand this kind of violence and how it can still be understood as any act, single or repetitive , or omission occurring in any relationship allegedly confidence , which cause damage or nuisance to the older adult . At work we used literature and field . The field research was conducted in CREAS - SOUTHEAST demonstrated that there is difficulty in carrying out the actions and activities in the process of combating violence against the elderly . However the center is presented in a structured and organized , with the aim of pursuing a professional qualification and execution of appropriate proposals to the demands that come to the institution to perform a good service to customers .

Keywords : Elder . Violence . Coping . Social Worker. Center for Social Assistance Specialized Reference - Southeast .

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a incidência de casos de violência contra a pessoa idosa tem crescido consideravelmente e congruente a essa demanda uma carência da garantia de direitos que passou a ser uma preocupação da sociedade civil juntamente com o Estado. A sociedade atual mesmo com muitas conquistas em prol da qualidade de vida da pessoa idosa, ainda precisa por em prática conceitos que estão adormecidos em legislações cujos objetivos é a garantia de direitos que levam à conquista da equidade, cidadania e dignidade.

O presente trabalho vem enfatizando nesse processo de análise, o papel do Assistente Social no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, sua metodologia de trabalho, suas ações desenvolvidas e a importância do Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS no processo de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa.

O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação do Assistente Social no processo de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa no CREAS- SUDESTE na cidade de Teresina-PI. Objetivo específico buscou identificar as ações do Assistente Social que contribuem na prevenção da violência contra a pessoa idosa; verificar as condições de trabalho oferecidas pelo CREAS; identificar como as política públicas aborda a questão da violência contra o idoso.

Este trabalho delimita-se em responder como se dá à atuação do Assistente Social no CREAS Sudeste, Teresina-PI, tendo esse também como problema a ser analisado, partindo do pressuposto de que a atuação de CREAS tem contribuído com a oferta de serviços que visam interromper com o ciclo de violência instalado na vida dos idosos.

Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica para o reconhecimento de estudos encontrados no campo de pesquisa. As ideias de alguns autores constituíram o arcabouço teórico desta produção como: Teixeira (2008), Berzins (2008), Sousa ( 2004), Faleiros (2007) e Simões (2011). Que desenvolveram embasamento teórico para estruturar o trabalho de acordo com as necessidades e objetivos sugeridos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado a entrevista.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo segue os preceitos relacionados a pesquisa de campo por meio de entrevista aplicada no CREAS-SUDESTE, verificando a atuação do profissional de Serviço Social e as condições de trabalho oferecidas no CREAS. A pesquisa usa o método dedutivo que possui caráter quantitativo e qualitativo, justifica-se a utilização de ambas como forma de se atingir o objetivo de uma investigação.

Através do presente artigo foi possível elaborar conclusões sobre os resultados da pesquisa realizada e sugestões no intuito de solucionar os problemas encontrados, observando as vivências e a forma como ocorre a atuação do Assistente Social no CREAS- SUDESTE e como se pode melhorar o trabalho desses profissionais no intuito na prevenção da violência contra a pessoa idosa

Na presente pesquisa foram elaborados nos seguintes capítulos, no primeiro capítulo foi feita a apresentação do tema e no segundo capítulo faz-se um estudo sobre o idoso no Brasil. Já no terceiro capítulo é feito um estudo mais aprofundado sobre a violência contra o idoso. No quarto capítulo é abordado as analise e resultado da pesquisa de campo ao enfrentamento á violência contra o idoso no CREAS-SUDESTE na cidade de Teresina e o percurso metodológico e por fim as considerações onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com