TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CREAS

Casos: ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CREAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  11.702 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A atuação dos Assistentes Sociais nos Centros de Referências Especializados em Assistência Social (CREAS) é de grande importância, pois estes profissionais atuam no enfrentamento da “questão social” considerada como objeto de estudo do Serviço Social.

Segundo os Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência, com o crescimento da política de assistência social, o mercado vem exigindo a inserção de profissionais comprometidos com os direitos e a universalização da seguridade social e das políticas públicas, dessa forma requer uma intervenção profissional crítica, autônoma, ética e que tenha compromisso com a classe trabalhadora visando a defesa dos seus direitos.

Para a realização deste relatório foi feito uma pesquisa de campo no CREAS do município de Conceição da Feira com o objetivo de identificar os instrumentos que dão suporte para a atuação do profissional na área escolhida, levando em consideração que foi utilizado como método de abordagem uma entrevista com questões semi-estruturada seguindo um roteiro previamente organizado destinadas á assistente social.

Desenvolvimento

A Assistência Social é um campo em que a proteção social pode ser assegurada através dos Centros de Referências Especializados de Assistência Social- CREAS, quando os indivíduos têm seus direitos violados dessa forma:

A proteção social especial é a modalidade de atendimento assistencial a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência do abandono, maus tratos físicos e, psíquicos, abuso sexual, o uso de substâncias psicoativas, cumprimentos de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outros. (PNAS, 2004, p.31)

Portanto, a justificativa para desenvolvermos a pesquisa de campo no CREAS do nosso município está associada ao conhecimento que possuímos em relaçãoa atuação da Assistente Social nesta área, contribuindo no combate ao preconceito e protegendo os cidadãos que são vítimas de violência visando a sua integridade física, mental e social.

Segundo a Política Nacional de Assistência Social (2004) o CREAS tem como objetivo prestar assistência a crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso, exploração sexual, comercial, negligência, mulheres vítimas de violência doméstica (física, psicológica, sexual), adolescentes e crianças em situações de mendicância e apoio especializado a indivíduos e familiares vítimas de violência (idosos, pessoas com deficiência e homofobia, entre outros).

A seguir serão apresentados os dados coletados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS do Município de Conceição da Feira através da entrevista semi-estruturada junta a assistente social desta instituição.

A Assistente Social do CREAS C.A.F.S ao ser questionada sobre as sua competências e atribuições neste espaço profissional a profissional respondeu que partia da escuta minuciosa, acolhimento, triagem, encaminhamento, resolutividade. No momento também estava coordenando o espaço e neste papel construindo laços com a rede de serviços do município constantemente.

Em seguida foi discutido sobre os planos, projetos e políticas onde a profissional entrevistada falou que tem como plano tornar o serviço conhecido em toda cidade prestando atendimento humanizado de referência por toda equipe CREAS (Assistente Social, Orientador Social, Psicólogo, Recepcionista e Auxiliar de Gerais). E em relação aos projetos ela disse que no momento estão sendoimplantando três grupos: O cineminha no CREAS, Grupo Girassol e Oficina afeto e responsabilidade(crianças e adolescentes, mulheres vítimas de maus tratos e curadores) respectivamente.

Em relação ao papel da universidade no processo de formação profissional, ela acha que é de fundamental importância, pois de acordo com a metodologia e corrente filosófica que a escola adota é que teremos bons profissionais inseridos no mercado.

No que diz respeito ao projeto ético político da profissão a entrevistada considera um bom projeto que contempla os profissionais e os usuários que são as peças chaves e fundamentais do nosso fazer. É um projeto humanizado, respeitador, responsável e diversificado.A todo momento exigimos respeito ás diferenças, inclusão e cidadania.

Sobre a sua contribuição para a garantia e a defesa dos direitos da população usuária ela respondeu que contribui de forma direta e que seus entendimentos são pautados sempre na reconstrução dos direitos que foram violados. Ela diz que promove palestras na rádio local, escolas, praças, distribui folders, divulgação efetiva e árdua.

Em relação aos instrumentos e técnicas utilizadas no cotidiano profissional ela disse que faz uso de muitos citando como exemplos: anamnese social, relatório social, parecer social, visita domiciliar, entrevista social. Abordagem de rua, atendimento individual e grupal, etc

Por fim a profissional foi questionada se na prática, a teoria é outra, ela respondeu que não diria que é outra. Ela disse que é real e humana com sentimentos e dialética, onde o outro é tão humano quanto você, mas que no momento necessita e muitas vezes depositam no profissional todos os seus anseios, desejos e frustrações. Teoria e práxis, para ela estão intrinsecamente interligados para um fazer profissional.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com