TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BAIXA ESCOLARIDADE DAS USUÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Por:   •  9/5/2018  •  Artigo  •  4.467 Palavras (18 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 4]

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II

A BAIXA ESCOLARIDADE DAS USUÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

CINTIA EVELIN FREITAS NOGUEIRA – RA: 433965

JEANE SANTA BRIGIDA MAIA – RA: 426225

RAFAELA SILVA ROSTAND MODESTO – RA: 436462

MARA LUCIA PEREIRA

[pic 5]

Ananindeua

Novembro, 2016.

SUMÁRIO[pic 6]

RESUMO 2

  1. INTRODUÇÃO 3
  2. O PBF E SEUS RESULTADOS NA SOCIEDADE  4

2.1. RELAÇÃO ENTRE ESCOLARIDADE DAS USUÁRIAS E O PBF 5

2.2. EVASÃO ESCOLAR ENTRE BENEFICIÁRIAS DO PBF 6

  1. EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS 7
  2. A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL 10
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 14

A BAIXA ESCOLARIDADE DAS USUÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Cintia Evelin Freitas Nogueira - 433965

Jeane Santa Brígida Maia - 426225

Rafaela Silva Rostand Modesto - 436462

RESUMO

O presente trabalho de Conclusão de Curso é resultado da pesquisa realizada através de analise bibliográfica de livros, artigos e sites sobre a baixa escolaridade das usuárias do Programa Bolsa Família, evasão escolar, educação, políticas publicas e a atuação do profissional assistente social na assistência básica, visto que, o Serviço Social contribui para a formulação e a implementação de políticas públicas, este artigo tem como objetivo analisar e fomentar a questão social referente ao tema e que será aprofundada mais adiante, procurando relacionar os resultados positivos do programa, bem como as particularidades que ainda precisam ser discutidas e trabalhadas, a fim de observar as causas, conseqüências e as possíveis soluções através da assistência, de programas sociais e da atuação do profissional assistente social, que tem como escopo complementar e organizar as ações coletivas que garantem os direitos sociais, fundamentais ao cidadão que tem a necessidade de viver com dignidade na sociedade, assim por meio da assistência básica, de forma a direcionar a emancipação e inclusão social das beneficiárias em questão.  

Palavras-chave: Programa Bolsa Família; Educação; Políticas Públicas; Serviço Social.

  1. INTRODUÇÃO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é uma exigência do curso de serviço social da universidade anhanguera- UNIDERP para obtenção do título de bacharel em serviço social e discuti a baixa escolaridade das ususárias do programa bolsa família.

A escolha do tema desta pesquisa justifica-se pelas nossa inserções como estágiárias de serviço social no CRAS- Centro de referência da assistência social no município de Ananindeua onde permanecemos no prazo de um ano e seis meses.  

Nossa estadia ao longo desse tempo despertou a curiosidade em descobrir respostas para as seguintes questões: Porque a maioria das usuárias do programa bolsa família possuem baixa escolaridade? Quais os fatores que impedem essas mulheres a voltarem pra sala de aula? Qual a parcela de contribuição o CRAS tem oferecido para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres? De que forma os assistentes sociais tem atuado para reverter esse quadro?

Partindo dessas incógnitas notou-se que são muitos os desafios enfrentados por essas mulheres que são chefes de família e que por necessidade, dentre outros motivos tiveram que assumir a responsabilidade de garantir a manutenção da casa, dessa forma tardam seus estudos para trabalhar, realizando atividades que muitas vezes caracterizam-se de maneira informal, ou seja, por necessidade se sujeitam ao trabalho com baixíssima remuneração.

Dessa forma buscamos referênciar no presente artigo a atuação do Assistente social na área da assistencia básica, a qual deve buscar sempre garantir o direito social desses usuários e lutar pela equidade e justiça social, buscando ser um profissional ativo e não só um mero executor das políticas sociais.

Nosso objetivo com essa pesquisa é acentuar os pontos que observamos dessa problemática e buscar possivelmente soluções para os mesmo.

2. O PBF E SEUS RESULTADOS NA SOCIEDADE

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal Brasileiro criado em 2003 como componente do Fome Zero. Caracteriza-se por destinar ajuda financeira às famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, recebendo uma renda per capita de/ou abaixo de cento e cinqüenta e quatro reais por pessoa.

O programa tem o objetivo de reduzir a pobreza e estabelece condicionalidades referentes à saúde, educação e assistência que visam diminuir a propagação e o ciclo de pobreza das famílias beneficiadas pelo mesmo. No ano de 2015, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), desenvolveu um relatório de Desenvolvimento Humano no qual afirmava a eficácia do programa para a redução da pobreza multidimensional no país, através de suas condicionalidades que trazem a promoção de saúde, educação e assistência social, da mesma forma o programa tem ajudado a diminuir as taxas de inatividade e informalidade e admitindo ampliação no percentual de emprego da população economicamente ativa. O Programa Bolsa Família desde a sua implementação, já contribuiu para minimizar a situação de 36 milhões de pessoas que se encontravam na linha de extrema pobreza.

Para a inserção das famílias ao programa é necessário que estas estejam incluídas no CadÚnico (Cadastro Único) que é um sistema onde identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, para que assim possam ter acesso aos programas sociais do Governo Federal.  

Compreende-se por família de baixa renda aquela que possui renda mensal de até meio salário mínimo per capita; ou renda mensal total de até três salários mínimos, ou seja, que a soma de todos os salários do grupo familiar seja de até três salários mínimos. É por meio do CadÚnico que o governo possui dados que detectam a realidade socioeconômica das famílias, dispondo de informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (232.7 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com