TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONCEPÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA - PAPEL COMPLEMENTAR DO TERCEIRO SETOR NESSA RELAÇÃO MEDIADA PELO NOVO MARCO REGULATÓRIO

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.871 Palavras (24 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

ANA PINTO COELHO

CLÁUDIA CONCEIÇÃO FONSECA SANTOS

DÉBORA CALDAS DA SILVA

LUANA DE MEIRELLES DA ROCHA

MARIA DE FÁTIMA SANTOS SOUZA

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

 

 

INTRODUÇÃO        6

1        . CONCEITO TERCEIRO SETOR E SUA EMERSÃO NO BRASIL        7

2        . A CONCEPÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA -  PAPEL COMPLEMENTAR DO TERCEIRO SETOR NESSA RELAÇÃO MEDIADA PELO NOVO MARCO REGULATÓRIO        9

3        . A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO MOVIMENTO DE INSERÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (PAEE) EM ESCOLAR REGULARES.        15

3.1        Antiguidade e Período de Exclusão        15

3.2        . Influência do Cristianismo e a fase de Segregação        15

3.3        Responsabilidade Social e Integração Social        16

3.3.1        Integração e Viabilização de Serviços no Brasil        17

3.3.2        Integração e Inclusão Social na Década de 80        18

3.4        . Inclusão e Inserção de Alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) em Escolar Regulares.        18

4        . A dimensão técnica- operativa do Assistente Social na Política de Educação: especificidade e potencialidades.        21

5        . CONCLUSÃO        23

 6. REFERÊNCIAS        24


INTRODUÇÃO

                O Trabalho a ser apresentado abordara de como se deu o processo histórico do terceiro setor, seu conceito e suas características.

Seu processo histórico originou-se nos EUA, sendo ligado a ações de caridade e filantropia juntamente aos ideais da igreja católica.

        O terceiro setor na Europa, tem sua nomenclatura e característica em cada pais, mais sempre como obrigações religiosas a serviço da comunidade, visando sempre o bem comum de todos.

        

        A década de 1960 e 1970, foi uma década em que   surgiu as    CEBS, Comunidades eclesiais de base dando o início as ONGs Organizações não governamentais sem fins lucrativos e que aos poucos foram substituídas a visão       de assistencialismo para interesses públicos privados. Seu conceito atribuí a uma logica neoliberal em que a partir do século XX, que as péssimas condições de trabalho e a atuação do Estado foram transformados vários setores, fazendo com isso muitas privatizações e dando inicio ao um Estado mínimo ou seja, os direitos socias sendo cortados e dando início aos mínimos sociais.    

        Com essas transformações, ocorreu uma grande expansão desse setor e que uma das suas primazias e o bem comum de todos, a socialização e a busca pela cidadania   sendo   primordial o direito do cidadão.

   

          Vale ressaltar que o terceiro setor é formado por instituições divididas em três setores que são: a sociedade civil o Estado e o mercado, e cada um com suas finalidades. O Estado que é representado por suas empresas estatais a     sociedade civil por ter interesses públicos privados sem fins lucrativos e o Mercado que também e representado por suas empresas de grande porte e com a única finalidade a margem dos lucros voltadas a sim mesmo.


  1. . CONCEITO TERCEIRO SETOR E SUA EMERSÃO NO BRASIL

O Terceiro Setor originou-se na Europa e nos Estados Unidos. Ligado a caridade e a Filantropia e o voluntarismo.

De acordo com o autor MONTANO (2010.P.53), O terceiro Setor, ´´surgi como conceito cunhado, nos EUA, 1978, por John Rockefeller III. Ao Brasil chega através da Fundação Roberto Marinho´´ Seu termo inglês third sector conhecido também como nonprofit organizations, (organizações sem fins lucrativos) ou voluntary sector (Setor voluntario), Na Inglaterra seu termo fio dado como Charities ou seja (caridades), que tem sua origem como obrigações religiosas, através das suas primeiras ações desenvolvidas a comunidade.

Outro termo utilizado na época que era bastante usado era a philantropy ou seja (Filantropia), buscando com isso trazer um termo moderno e humanizado a sociedade.

Suas origens buscam explicar a sua gênese que está relacionada as ações da Igreja que visavam sempre a caridade, do fazer o bem, das doações.

O termo Filantropia é entendido como ajuda ao próximo, ou a melhoria da condição de vida do sujeito, sendo assim podemos entender que a igreja e suas organizações religiosas, mesmo antes do Estado moderno já existiam as casas de misericórdias, na década de 1960 e 1970, surgiu as CEBs,(Comunidades Eclesiais de Base) advindas da Igreja Católica e que deu início a um novo tipo de organizações não governamentais :, as ONGs, que são as entidades privadas em que seu objetivo maior é de interesses   públicos , em que aos poucos , suas práticas foram substituídas de assistencialistas para práticas de interesses  públicos privado sem fins lucrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (321.5 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com