TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEPRESSÃO NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA PSICANALÍTICA

Por:   •  10/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.095 Palavras (25 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA

Graduação em Psicologia

Joana Darc Ribeiro de Jesus

A DEPRESSÃO NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA PSICANALÍTICA

GOIÂNIA

2017

Joana Darc Ribeiro de Jesus[pic 1]

A DEPRESSÃO NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA PSICANALÍTICA

Artigo apresentado no Curso de Psicologia do Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA, como requisito parcial para obtenção do título de Psicóloga.

Orientadora: Profª. Dra. Gleice Arruda de Melo

GOIÂNIA

2017

Joana Darc Ribeiro de Jesus[pic 2]

A DEPRESSÃO NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA PSICANALÍTICA

Artigo apresentado no Curso de Psicologia do Centro Universitário Alves Faria como requisito parcial para obtenção do título de Psicóloga.

Orientadora: Prof.ª Dra. Gleice Arruda de Melo

Profª. Dra. Gleice Arruda de Melo – Centro Universitário Alves Faria (Orientadora)

Prof. Dr. Nome de membro da banca – Instituição afiliada (Banca examinadora)

Prof. Dr. Nome de membro da banca – Instituição afiliada (Banca examinadora)

Goiânia, 04 de dezembro de 2017.

[pic 3]

                                           

A atenção para com a singularidade de cada paciente, que está implícita na abordagem psicanalítica, é ainda mais importante nos dias atuais, por vivermos em sociedade que tem cada vez menos espaço para o detalhe e o valor das vidas individuais.

 Darian Leader.

Resumo[pic 4]

O tema da depressão ocupa a atenção dos pesquisadores e teóricos, especificamente dos psicólogos, por se referir a um transtorno mental com muitos prejuízos, seja por estigmatização e incompreensão até os custos onerosos do tratamento. Ampliar conhecimentos sobre esse transtorno possibilita a definição de estratégias mais eficazes de enfrentamento. O presente artigo apresenta uma visão sobre a depressão na perspectiva da clínica psicanalítica. O objetivo consiste em demonstrar, por meio de um caso clínico, a relevância dessa doença como uma teoria aplicável para o diagnóstico e tratamento, na forma como se apresenta na clínica psicanalítica atual. Na concepção freudiana, os pacientes depressivos têm um superego severo por relacionar a própria culpa em direção aos objetos amados. A intervenção psicológica faz-se necessária no tratamento da depressão, a fim de compreender qual a problemática e os sintomas associados à mesma, como forma de minimizar o sofrimento psicológico e maximizar o bem-estar emocional e psicológico do paciente.  

Palavras-chave: Depressão; Clínica psicanalítica; Intervenção psicológica.

Abstract

The topic of depression occupies the attention of researchers and theorists, specifically psychologists, because it refers to a mental disorder with many damages, through both stigmatization and incomprehension to the costly costs of treatment. Expanding knowledge about this disorder makes it possible to define more effective coping strategies. The article presents an approach on depression from the perspective of psychoanalytic clinic. The objective is to demonstrate, through a clinical case, the relevance of this disease as a theory applicable to the diagnosis and treatment, as presented in the current psychoanalytic clinic. In the Freudian conception, depressive patients have a severe superego by relating their own guilt toward loved ones. Psychological intervention is necessary in the treatment of depression in order to understand the problem and the symptoms associated with it, as a way to minimize psychological suffering and maximize the emotional and psychological well-being of the patient.

Keywords: Depression; Psychoanalytic Clinic; Psychological intervention.

SUMÁRIO[pic 5]

1. INTRODUÇÃO        7

2. MÉTODO        14

2.1 Participante        14

2.2 Local        14

2.3 Materiais e instrumentos        14

2.4 Procedimentos        14

3. RESULTADOS        15

4. DISCUSSÃO        17

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20


  1. INTRODUÇÃO

Na sociedade contemporânea, a depressão revela-se como um amplo fenômeno e uma doença que, embora conhecida há séculos, cada vez mais se destaca como tema difícil de definir e de explicar. O termo depressão é utilizado para designar um transtorno de humor, uma síndrome em que a principal queixa de alterações exibidas pelo paciente é o humor depressivo e às vezes irritável durante a maior parte do dia. Ao lado da ansiedade, faz parte dos eventos psíquicos mais frequentes encontrados na sociedade (Gonçalves, 2011).

Segundo o relatório sobre a saúde mundial, da Organização das Nações Unidas (ONU, 2001) até o ano de 2020, se persistirem as tendências atuais da transição demográfica e epidemiológica, a depressão subirá a 5,7% dentre as doenças, tornando-se a segunda maior em todo o mundo, estando abaixo somente das doenças isquêmicas cardíacas.

No Brasil, anualmente, cerca de 15 milhões de brasileiros são acometidos por este transtorno, porém tais números se referem apenas às pessoas que procuram ou que foram encaminhadas a algum tipo de atendimento médico, portanto a incidência pode ser ainda maior (Boing, Melo & Boing, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (319.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com