TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2. A Divisão Social do Trabalho 4

2.As Relações Familiraes na Contemporaneidade........................................5

2 Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do seculo XX 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado tem como Objetivo pontuar, A Divisão Social do Trabalho, as relações familiares de trabalho na contemporaneidade, A mulher, no mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX, e como esta sendo tratado.

Este trabalho tem a finalidade de mostrar as transformações ocorridas nos últimos tempos no meio familiar da contemporaneidade.

Apesar de todas as transformações a família conjugal conserva traços das famílias anteriores de controlar a sexualidade feminina e preservar as relações de classe.

Como a divisão de trabalho corresponde às tarefas atribuídas, com isso podemos produzir eficiência e rapidez ao sistema produtivo.

Diversa desigualdade que existe ainda hoje na população Brasileira, em razão do crescimento industrial Brasileira vem ocorrendo transformações na produtividade estrutural, que vem proporcionando a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

A Divisão Social Do Trabalho

Para as pessoas, o desemprego e um das piores situações e formas de repressões. E mostra na própria pele à violência do capitalismo. Com a crise econômica e financeira o desemprego se alastra pelo mundo. Provoca a multiplicação de protestos sociais, com isso junto vem acompanhando os confrontos violentos. Em toda a União Europeia os desempregados chegaram a 199,8 milhões, em 2013, e essa previsão é que a desocupação atinja a 6% da população ativa. (Segunda a Organização Internacional do Trabalho, (OIT)).

Além de grande contingente de parte, cresce a supeexploração e a situação de escravidão do trabalho, Se, por um lado, o trabalho é necessário e da dignidade ao homem, por outro, lado sobrecarrega viola a dignidade e com isso distrai a própria vida, Na sociedade capitalista, o tempo vale dinheiro, o trabalho e sinônimo de mercadoria nessa visão, acelera-se o desempenho da produção e a exploração e imensa no trabalho humano, tudo ocorre na troca do que de uso.

Assim é que funciona a logica do capitalismo, que cria varia contradições entre capitalismo, e trabalho. Muitos se submetem a trabalhos exaustivos.

Quando o capital se sobrepõe ao ser humano e sua dignidade para dominar, explorar e excluir, não basta somente pensar em alternativas de trabalho, é necessário rever os valores, que orientam este tipo de sociedade, a fim de buscar alternativas ao modelo de desenvolvimento capitalista, precisamos mudar a visão e enxergar o mundo, as mulheres estão passando a integrar a maquina econômica ativamente, e vem tentando construir espaços.

Família contemporânea

Hoje em dia, mesmo nas famílias tradicionais, muitas vezes os filhos passam, mas tempo com babás, ou com avós se transformado nos verdadeiros cuidadores das crianças, embora não haja nenhuma autoridade real sobre o mesmo.

Na vida escutamos pais que desejam passar, mas tempo com os filhos, mais não podem renunciar outras atividades da vida, mães que se culpam por não estarem presente e por perceberem que o tempo esta passada e que os filhos se identificam e respeitam, mas os avós ou as babas, do que elas com mãe. Pais que percebem que estão perdendo a autoridade sobre os filhos, e não tem menor razão e ideia porque isso esta acontecendo.

Há uma dificuldade nas famílias em dividir as responsabilidades em relação à educação dos filhos, acabam fazendo isso, porque não sabem como educar os filhos.

Os pais modernos procuram deixar com que a escola faça essa parte, até mesmo para os psicanalistas, médico, acabam deixando essa obrigação até para babás esquecem que o primeiro modelo de identificação da criança esta nos pais. E um compromisso ético que os pais têm em relação aos filhos, sem contar que as crianças desejam e pretendem ser espelho dos pais.

Os valores são transmitidos através das condutas e regras que eles apresentam, sem pagar um preço alto no futuro. É uma divida que será sempre cobrada ao decorrer do tempo.

A partir do momento em que os pais assumem a sua própria responsabilidade na criação e educação dos filhos, geralmente a resposta da criança se tornam imediata, pois nas maiorias das vezes, os filhos amam os pais e querem que seus pais se façam presente em suas vidas, assim também são os adolescentes, que são considerados como rebeldes, aceitam mudanças de comportamento. Pois para o jovem limite e fundamental na formação da própria identidade, Alguns pedem de maneira transparente, pois precisam saber até onde ir, e a noção do que e certo ou errado e com isso aprende as consequências dos próprios atos. Os filhos precisam reconhecer os pais como uma figura de autoridade, porque sendo assim serve como parâmetro em relação da conduta que devem seguir, portanto, os pais acabam apreendendo com os filhos, com a criatividade e a inovação do jovem, que revoluciona os padrões preestabelecidos, o respeito um pelo outro é determinante para um comportamento ético.

Mulher, mercado de trabalho e as configurações do século XX

Hoje podemos distinguir a evolução da família, num primeiro momento as famílias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com