TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de Pensar o Serviço Social: Trabalho e Ideologia

Por:   •  6/5/2019  •  Artigo  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

FORMAS DE PENSAR O SERVIÇOSOCIAL: TRABALHO E IDEOLOGIA

1.  INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar duas teorias sobre o exercício da profissão serviço social, primeiro iremos ver o que diz Marilda Iamamoto sobre o serviço social como trabalho e em seguida Sérgio Lessa com o serviço social em ideologia. Apresentaremos argumentos e pensamento dos dois.

O trabalho é uma atividade que possui uma finalidade, produz valores de uso e satisfaz necessidades humanas. Ele é, portanto, um processo de trabalho onde existe o objeto, matéria–prima, meios de trabalhos. A matéria–prima será o produto, o objeto a natureza transformada, os meios de trabalho será os materiais utilizados.

A ideologia é uma função social que traz respostas aos indivíduos sobre seus conflitos cotidianos, ela acontece de forma independente com ou sem o consentimento do indivíduo.

2.  O SERVIÇO SOCIAL COMO TRABALHO PARA IAMAMOTO

A formação das diretrizes curriculares de 1996 tinha que ter coerência ético-político e teórico-metodológico a partir do movimento de renovação do serviço social. Com essa nova formação surgiu um debate interno dentro do curso de Serviço Social que questionavam se o serviço social era ou não trabalho.

Esses debates resultaram em um documento aprovado em Assembleia Geral, em dezembro de 1996, o qual estabelecia o significado social da profissão “[...] enquanto especialização do trabalho coletivo, inserido na divisão social e técnica do trabalho” (ABEPSS, 1996, p. 2).

Com a formulação das diretrizes o currículo encontra-se estruturada em 3 núcleos que vai articular conhecimentos e habilidades para a qualificação do profissional.

São três os núcleos temáticos: o núcleo dos fundamentos teórico metodológicos da vida social, o núcleo de fundamentos da particularidade da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e o núcleo de fundamentos do trabalho profissional. (IAMAMOTO, 2009, p.71).

Com base em Marx, Marilda defende o serviço social como trabalho porque o homem é o único ser capaz de projetar o resultado antes de pôr em prática seu trabalho.

1


O homem é o único ser que, ao realizar o trabalho, é capaz de projetar, antecipadamente, na sua mente o resultado a ser obtido, em outros termos, no trabalho tem-se uma antecipação e projeção de resultados, isto é, dispõe de uma dimensão teleológica. Mas o homem também é o único ser que é capaz de criar meios e instrumentos de trabalho, afirmando essa atividade caracteristicamente humana. É pelo trabalho que as necessidades humanas são satisfeitas, ao mesmo tempo em que o trabalho cria outras necessidades. (IAMAMOTO, 2016, p.59)

Para Iamamoto o serviço social situa-se no processo de reprodução das relações sociais, seu objeto de trabalho são as múltiplas expressões da questão social, essas expressões são a matéria – prima ou objeto de trabalho do assistente social, o conhecimento que o profissional irá buscar sobre a realidade será seu meio/ instrumento de trabalho, sem o mesmo ele não conseguirá realizar sua atividade ou trabalho.

O objeto de trabalho, aqui considerado, é a questão social... Essas expressões da questão social são a matéria-prima ou o objeto do trabalho profissional. Pesquisar e conhecer a realidade é conhecer o próprio objeto de trabalho, junto ao qual se pretende induzir ou impulsionar um processo de mudanças. Nesta perspectiva, o conhecimento da realidade deixa de ser um mero pano de fundo para o exercício profissional, tomando-se condição do mesmo, do conhecimento do objeto junto ao qual incide a ação transformadora ou esse trabalho. (IAMAMOTO, 2009, p.62).

  1. assistente social terá o conhecimento como suas bases teóricos-metodológicas, não serão apenas técnicas utilizadas como entrevistas, reuniões e programas.

o conhecimento não é só um verniz que se sobrepõe superficialmente à prática profissional, podendo ser dispensado; mas. É um meio pelo qual é possível decifrar a realidade e clarear a condução do trabalho a ser realizado, nessa perspectiva, o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos pelo Assistente Social ao longo do seu processo formativo são parte do acervo de seus meios de trabalho. (IAMAMOTO,2009, p.63)

O assistente social não possui um processo de trabalho, ele realizará um processo já posto pela instituição empregadora seja ela pública ou privada, sendo assim o profissional apenas participa do processo organizado pela instituição.

Embora regulamentado como uma profissão liberal na sociedade, o Serviço Social não se realiza como tal. Isso significa que o assistente social não detém todos os meios necessários para a efetivação de seu trabalho: financeiros, técnicos e humanos necessários ao exercício profissional autônomo, Depende de recursos previstos nos programas e projetos da instituição que o requisita e o contrata, por meio dos quais é exercido o trabalho especializado, Em outros termos, parte dos meios ou recursos materiais, financeiros e organizacionais necessários ao exercício desse trabalho são fornecidos pelas entidades empregadoras.(IAMAMOTO, 2009, p.63).

2


Iamamoto ainda fala que o serviço social tem um efeito socialmente objetivo, por isso ela irá usar o termo “criador de consensos”

Por exemplo, quando o assistente social viabiliza o acesso a um óculos, uma prótese, está fornecendo algo que é material e tem uma utilidade. Mas o assistente social não trabalha só com coisas materiais. Tem também efeitos na sociedade como um profissional que incide no campo do conhecimento, dos valores, dos comportamentos, da cultura, que, por sua vez, têm efeitos reais interferindo na vida dos sujeitos. Os resultados de suas ações existem e são objetivos, embora nem sempre se corporifiquem como coisas materiais autônomas, ainda que tenham uma objetividade social (e não material). (IAMAMOTO, 2009, p.67-68).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (150 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com