TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era de Ouro

Por:   •  16/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Essa época teve um grande crescimento econômico mas não seguido de justiça social

Vai vim seguido uma grande crise econômica que vai surgir o neoliberalismo como a grande salvação das economias pelo mundo.

Décadas de crescimento econômico 1950 – 1960

Décadas de crise 1970-1980

1950-1970
Efeitos colaterais do crescimento na época do ouro (1950-1970)


- aumento da poluição do ar e da água

- desmatamento de áreas verdes desordenados

- aquecimento global

- surge organizações ambientalistas como a ONG GREEPEACE, em 1971. Que vai fazer um debate sobre o desenvolvimento que estava acontecendo.

Fatores que contribuíram para a expansão da indústria

- baixa do preço do petróleo (principal fonte de energia da indústria têxtil)

Vendido o barril a menos de 2 dólares, no mercado internacional.

Os anos dourados perdem Brilho a partir de 1970.

Nos EUA o gasto com a intervenção de tropas norte-americanas no Vietnã aumentou a dívida nacional. Em 1971 os americanos promovem uma grande desvalorização do dólar, alterando todas as outras demais moedas.

A crise do Petróleo em 1973

Em virtude do conflito Árabe e Israelense, as vésperas da guerra do YOM KIPPUR; onde começou com um ataque inesperado do Egipto e Siria. Planejado para o dia do feriado judaico Yom KIPPUR, Egito e Síria cruzaram as linhas de cessar-fogo no Sinai e nas colinas do Golã respectivamente que vinham capturadas, por Israel, já em 1967 durante a Guerra dos Seis Dias.

Logo a OPEP – organização dos países exportadores de Petróleo
Entidade constituída por maioria de países Arabes – Durante conflito OPEP suspende a venda de petróleo para os países que apoiasse Israel - logo a OPEP dobrou o preço do barril estava custando 11 dólares.

As industrias reduziram seu ritmo de produção- fazendo que funcionários sejam despedidos. A inflação disparou nas principais potencias globais: como França, Inglaterra e EUA. A maior parte das populações da Africa, Asia e da America Latina empobreceram ainda mais: Recessão da década de 1980.

A recessão 1980 e seus resultados

- desemprego ampliado

-inflação na argentina 180% em 1979

- desigualdade sociais mundiais aumentada

- aumento da miséria, da fome, de mendigos nas ruas

Triunfo do Neoliberalismo

As propostas dos economistas indispensáveis para o retorno da economia seria, reduzir gastos estatais, desregulamentar as atividades produtivas, privatização de empresas estatais, aberturada economia para o mercado externo, reduzir a participação do Estado em programas sociais, substituir a legislação trabalhista por livre negociação entre padrões e empregados, enfraquecimento dos sindicatos.

Magareth Thatcher, oculpou o cargo de primeira ministra da Inglaterra pelo Partido conservador entre 1974-1990 implementou e colou em práticas medidas neoliberais na Inglaterra. Posteriormente foi copiada pelo presidente americano Ronald Reagan, em 1980 do partido Republicano. As medidas impostas seria a desativação de programas sociais, extinguiram mecanismo destinados ao trabalhador. Logo essa economia volta a crescer, mas a desigualdade também se acentua ainda mais, exemplo na Grã Bretanha de 1989, havia 400 mil sem teto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com