TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escrevvência de Carolina Maria de Jesus

Por:   •  21/3/2023  •  Artigo  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 7

 “... sabem que eu sou poetisa. E que o poeta enfrenta a morte quando vê o seu povo oprimido”: A escrevivência de Carolina Maria de Jesus como (Re)existência[pic 1]

Lara Serafim    No Brasil existem diversos grupos racialmente discriminados, que são submetidos

as mais variadas formas de discriminação, preconceito e violação de direitos, estes que são determinados por um sistema que oprime e explora, Carolina Maria de Jesus, preta, pobre, semi-analfabeta, que foi mãe solo de José Carlos e Vera Eunice, migrante de Sacramento-MG, moradora da primeira grande favela de São Paulo, a Canindé, viveu e sentiu na pele as expressões da questão social, a escritora de Quarto de Despejo, mostrou em seus relatos a realidade dura e amarga de alguém que por muito tempo residiu na favela na década de 1950, tendo no seu dia-a-dia contato com a miséria, a presença incessante da fome, com situações de violência contra a mulher, com a verdade escancarada da desigualdade social que paira sobre milhares de Brasileiros. Através de uma análise e reflexão baseada na interseccionalidade, o presente trabalho busca inter- relacionar essas questões presente no livro, Feminismo, diversidade sexual e Serviço Social de Cisne e Santos (2018) com a obra citada Quarto de Despejo: diário de uma favelada da escritora Carolina Maria de Jesus (2014).

A obra de Carolina evidencia logo nas primeiras linhas a intersecção entre gênero, raça, e classe, pois direto do seu quarto de despejo como ela chama a favela em que viveu, denuncia e enuncia em seu diário os tormentos de ser uma mulher preta, pobre e favelada, e que mesmo sem ter o entendimento acaba nos dando uma visão afrente do seu tempo, mostrando através da sua penosa realidade a condição de mulher atravessada por raça e classe social. São esses marcadores que atravessam Carolina, e mostram o lugar onde se

cruzam suas pertenças sociais e denunciam a existência de vários sistemas de opressão que se relacionam entre si e se sobrepõem, o que demonstra como as estruturas patriarcais, o sexismo e o racismo são inseparáveis e tendem a discriminar e excluir indivíduos ou grupos de diferentes formas.

Portanto, Carolina enquanto mulher negra inserida em relações patriarcais e racistas, encontra-se como coloca Cisne e Santos (2018, p. 68) na pior escala social, e nesse caso exposta ainda mais a possíveis situações degradantes, pois levava a vida como catadora de materiais recicláveis e “ia catando tudo que encontrava. Ferro, lata, carvão, tudo serve para o favelado” nas ruas para tentar sobreviver.

Para Carolina o descanso era um privilegio que não lhe era permitido, trabalhava incessantemente com a consciência de que precisava buscar o básico não só para si, mas para os filhos. A autora mesmo com as dores que sentia devido ao peso que carregava cotidianamente e devido a uma cirurgia que realizou na perna, não parava de trabalhar, porque sabia que se parasse ninguém continuaria por ela. Esse fato nos remete ao que Akotirene (2020, p. 78-79) aborda sobre a “força” de mulheres negras, que “vistas pelas lentes da raça, as mulheres negras aguentam dor física, (...) e atravessam gerações sendo chefas de famílias, vitoriosas das dificuldades impostas pelo imperialismo colonial”, são décadas de uma visão onde a mulher negra é vista e tida como “resistente, durona”, não é fornecido para mulheres negras o direito de se permitir ser “frágil” e “sentimental”.

No Brasil a mulher sempre sofreu com a desigualdade de gênero, no salários que recebem, na forma de tratamento pelo mercado de trabalho, e em diversas outras áreas, porém, quando adicionamos raça na discussão de gênero conseguimos perceber como as opressões e vivencias são diferentes ao falarmos de mulheres pretas, principalmente mulheres pretas pobres, podemos citar por exemplo a Serie da Netflix “Coisa mais Linda” ambientada assim como nos relatos de Carolina nos anos 50/60, em uma cena especifica entre a personagem Adélia, que é mulher preta, pobre e mãe solo e Malu uma mulher branca de classe média alta também mãe solo, a diferença das vivencias.

Malu reclama com Adélia que está tendo que deixar o filho com a mãe enquanto luta pelo direito de trabalhar, já a outra personagem negra rebate dizendo que já trabalha desde os oito anos de idade e complementa “minha avó nasceu em uma senzala, e é difícil. Eu trabalhei 6, 7 dias na semana. Saía de casa às 4 horas da manhã, ficava mais de uma hora no ônibus na ida e na volta. Tudo isso para colocar um prato de comida na mesa”1

[pic 2]

1 Cena da serie “Coisa mais Linda” Disponível em: https://www.youtube.com/shorts/koPyyzSOPV8

Essa cena reflete além de evidenciar a diferença nítida de classe, o distanciamento de raça. Enquanto mulheres brancas lutavam pelo direito de poder trabalhar a exemplo da luta travada nas chamadas primeiras ondas do Feminismo, mulheres negras sempre tiveram que desde cedo ir em busca de sustento para si, seus filhos e família. Assim como Adélia, Carolina sempre teve uma vida difícil, trabalhando todos os dias e acordando de madrugada para ir atras de pôr comida na mesa para seus filhos. Carolina conviveu com a miséria e a dor de ser uma mulher negra e pobre no Brasil. Portanto falar de gênero no Brasil urge que tais apontamentos sejam feitos. A mulher nessa sociedade patriarcal está sujeita a todo dia de violência, mas a mulher preta é colocada ainda mais abaixo, em uma condição muitas vezes em que sua humanidade é retirada.

Quarto de Despejo pode ter vindo a público em 1960, mas infelizmente continua sendo tão atual que a escrevivência2 de Carolina serve como uma denúncia contra a fome, contra a violência de gênero, contra o descaso do Estado e da condição de abandono por políticas públicas, uma denúncia vívida contra a desigualdade social consequência da exploração do trabalho e da propriedade privada, por meio da existência de duas classes sociais antagônicas, BurguesiaxProletariado em que uma é explorada pela outra. Fazendo a aproximação dessa condição, é de notar que o livro em suas várias nuances nos apresenta através de Carolina, uma crítica ao Serviço Social da década de 1950, sem passar despercebido para nós assistentes sociais em formação o relato da autora exemplifica muito bem a forte ação psicologizante/psicossocial da profissão, “Avenida Brigadeiro me enviou para o Serviço Social da Santa Casa. Falei com a Dona Maria Aparecida que ouviu-me e respondeu-me tantas coisas e não disse nada” (p. 36); a ideia de culpabilização do individuo a uma intervenção voltada para como bem colocado na fala de Carolina “... para reajustar os desajustados”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com