TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Municipal Maria Carolina de Oliveira

Por:   •  31/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO

Estagiaria: Alana Cristina.

Escola: Escola Municipal Maria Carolina de Oliveira

Turma: 1° Período

CONTEUDO:

Alimentação Saudável: Um prato cheio de saúde.

OBJETIVOS:

Conscientizar as crianças sobre a importância de termos uma alimentação saudável;

Experimentar os mesmos alimentos preparados de maneiras diferentes;

Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;

Estimular a observar as cores e texturas dos alimentos.

SINTESE DO ASSUNTO

Sendo uma instituição que influencia a vida das crianças e de suas famílias, a escola pode ser considerada local privilegiado para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde em que se inclui o tema da alimentação saudável (BEZERRA, et al. 2008). A escola desempenha um papel essencial na vida dos alunos, além de participar na formação de valores e hábitos das crianças, e entre eles o habito da boa alimentação. Quando estão juntas as crianças sentem-se motivadas a experimentarem alimentos variados e saudáveis. Desse modo o tema do plano de aula ajudará a criação de bons hábitos de alimentação nas crianças.

Philipi (2007) conceitua a alimentação saudável:

Alimentação saudável que é aquela planejada com alimentos de todos os grupos, de procedência conhecida, de preferência natural e preparada de forma a preservar o valor nutritivo e os aspectos sensoriais dos alimentos. Os alimentos devem ser qualitativa e quantitativamente adequados, consumidos em refeições e em ambientes calmos, visando à satisfação das necessidades nutricionais, emocionais, e culturais e sociais do indivíduo ou do grupo familiar, para promoção e qualidade de vida saudável. (Philipi, 2007, p. 08)

Sendo assim uma alimentação adequada é essencial para o bom crescimento, desenvolvimento e diminuição do risco de morbimortalidade infantil e influencia na condição nutricional das crianças.

 DESENVOLVIMENTO DA AULA

        O professor(a) deve dividir as crianças em dois grupos, em seguida coloque uma venda nos olhos de uma criança do grupo que irá iniciar a experiência de tato. O educador deve entregar um alimento aleatoriamente para a criança com a venda nos olhos perguntando: “O que é o que é?”, a criança poderá tocar e cheirar o alimento para acertar o nome do mesmo. Se a criança acertar, o grupo ao qual ela pertence ganha um ponto. Em seguida é escolhida uma criança do outro grupo para participar. O jogo continua até que todas as crianças tenham participado. Depois o educador juntamente com as crianças vão confeccionar cartazes coloridos de frutas e verduras e pregar na parede da sala de aula para que as crianças os observem no momento do lanche, levando assim as crianças a visualizarem se algum alimento que estão comendo está na parede da sala de aula deles.

RECURSOS

Frutas e verduras variadas, cartolina, revistas, cola, tesoura.

REFERÊNCIAS

BEZERRA, José Arimatea Barros, et al. Projeto Pedagógico: Alimentação Saudável se aprende na escola. Grupo de Pesquisas em Alimentação, Cultura e Educação – AgostoS – Programa de Pós-Graduação em Educação Da Universidade Federal do Ceará, 2008.

PHILIPI, S. T. Estratégias de educação nutricional e alimentação saudável. 1º Seminário Técnico do Programa Banco de Alimentos, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com