TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Maria Firmina de Jesus

Por:   •  7/12/2023  •  Seminário  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

PIONEIRAS DA SOCIOLOGIA - ALÉM DO C NONE - HARRIET MARTINEAU

Traduções da obra de Harriet foram feitas de forma livre

– >> barreira linguística também dificulta o acesso a suas obras

Nasceu em junho de 1802 - Norwich, leste da Inglaterra. Seu pai, Thomas Martineau, vinha de uma família bem-sucedida de cirurgiões e trabalhava no ramo da fabricação têxtil. A família prezava pela educação das filhas e Harriet teve oportunidade de estudar junto com os irmãos, tendo livre acesso à livros e revistas.

Teve problemas de saúde durante a infância e juventude

Se negligenciada pela família, descrevendo a infância como um período infeliz e marcado por um isolamento emocional, se apoiando na crença

A morte do irmão, seguida da do pai, e depois do noivo, aliada a ascensão da atividade literária como meio de subsistência, levou Harriet a procurar maior independência econômica

Começou a carreira como tradutora, com uma série que ilustrava, através de uma linguagem acessível, ideias e conceitos de autores como Malthus, James Mill, Ricardo e Adam Smith que aparentavam ser incomunicáveis às pessoas comuns, os trabalhadores.

– >> Promoveu acessibilidade a conteúdos acadêmicos para aqueles que não tinham, e que ela tinha acesso desde a infância

– >> “especialmente importante, por exemplo, para as mulheres e para

as classes operárias, que haviam sido tradicionalmente excluídas do debate científico,

mas para quem a ficção era uma forma crescentemente acessível de conhecimento”

->> facilitou a introdução de ideias sociológicas positivistas comteanas

Também escreveu ficções que ilustravam o que entendiam ser verdades científicas, funcionando, simultaneamente, como literatura e teoria social (algo comum no séc. XIX)

Após viajar para América, aos 32 anos, começou a pensar em como utilizar um método específico para como observar e relatar de maneira criteriosa os hábitos e modos de vida de outras sociedades.

– >> How to Observe: Morals and Manners (1838), considerado o primeiro livro de metodologia de pesquisa em ciências sociais.

visitou e observou o funcionamento de diversas instituições como: escolas, asilos, prisões, comunidades religiosas, fazendas, hospitais, fábricas e o Congresso em Washington.

Coletou dados, fez entrevistas, manteve um diário com suas observações e registros de eventos e solicitou à sua assistente que produzisse relatórios.

Escreveu livros de viagem (antropologia)

Ideais Progressistas:

apoio ao abolicionismo --> lhe rendeu linchamentos

Relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com