TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual 2014.1 Maria de Jesus Rodrigues Duarte

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



INTRODUÇÃO

“As pessoas não vivem isoladas nem são autossuficientes. Elas se relacionam continuamente com outras pessoas e seus ambientes pela comunicação”.                                      (CHIAVENATO, 2009.)

Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança, automotivação para o trabalho em equipe e criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interna e externa é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes.

A comunicação é a condição básica para a formação de qualquer estrutura social que permite construir civilizações organizadas com objetivos comuns e que são claramente estabelecidos.

O presente trabalho tem por objetivo discutir um pouco sobre a importância da comunicação e sua interação com os diversos setores da organização.

 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÃO COM INVESTIDORES

                            As organizações contemporâneas são compelidas a obedecer as regras impostas pela concorrência mercadológica, como a necessidade de obter uma imagem pública positiva e resultados com a comunicação adequada com seu público interno e investidores. Para tanto, as empresas investem em estruturas capazes de ampliar sua visibilidade no mercado em busca da formação de uma imagem positiva e de opiniões rentáveis.

                            A comunicação organizacional é um conceito que abrange todos os meios, ações e profissões utilizadas por uma organização que deseja se fazer ver, gerar opiniões, receber investimentos, ocupar espaço no mercado e se relacionar adequadamente com seus públicos de interesses. O investimento realizado por uma organização para informar e se comunicar com públicos e mercados possibilitará que as informações acumuladas passem unidade visual e conceitual, gerando uma imagem positiva de repercussão mais permanente.

                            Nesse sentido a BRASKEM mantém uma relação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da empresa, como a de relações de investidores. Algumas ações da área de Relações com Investidores (RI) foram decisivas para uma melhor percepção da companhia. Sob esse aspecto, cabe destacar o empenho em melhorar a comunicação ao mercado, com o aprimoramento dos releases de resultados tais como o balanço trimestral e anual e o “Braskem Day”, evento que coloca analistas financeiros em contato direto com executivos da área de Investimentos. No entanto, antes da divulgação desses resultados há uma sinergia entre os diversos setores da empresa para um alinhamento adequado do discurso, pois o mesmo precisa ser claro,  coerente e unificado. Outro exemplo de comunicação organizacional são os boletins gerados para os colaboradores publicados pela Braskem, como “O Geração Braskem” e o “Braskem Família”.

                            Na CPFL, o alinhamento é uma busca constante para que cada relato possa narrar os princípios que norteiam a empresa. Para garantir esse alinhamento no discurso, a equipe de comunicação  desenvolveu um trabalho de posicionamento de marca baseado na missão, visão e valores da organização. A diretoria de comunicação e RI conduz um programa de Gestão de Stakeholders, que compreende estratégias e ações direcionadas ao público de interesse para a empresa, como colaboradores, imprensa, investidores, governo e clientes.

                            Nas duas organizações a Administração por objetivos (APO) ou administração por resultados poderiam ser usadas com sucesso. Segundo CHIAVENATO: “ A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados".

                            Chiavenato apud Oakland (1994, p.311) ressalta: a “Administração por Objetivos é um modelo de administração por meio do qual as gerências de uma organização estabelecem metas para suas administrações, no início de cada período, de preferência coincidindo com o exercício fiscal da empresa, em consonância com as metas gerais da organização, fixadas pelos acionistas, por meio da diretoria”. Um “objetivo é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados em um período determinado. O objetivo deve ser quantificado, difícil, relevante e compatível. O quanto possível números. São números que orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável, difícil, importante e compatível com os demais resultados.

 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

                            O processo de comunicação faz parte da condição humana sempre que há um grupo organizado de pessoas. Portanto, sempre haverá este mesmo processo nas organizações, por isso, é imprescindível saber diferenciar e empregar de forma correta os processos e ferramentas da comunicação interna e externa. Torna-se, então, fundamental a atenção aos emissores e receptores das mensagens, ou seja, é necessário avaliar se quem emite mensagens levando o nome da empresa está preparado para esta tarefa, da mesma forma é preciso saber quais os efeitos internos e externos da mensagem recebida. Em seguida, deve-se estar atento aos meios: linguagem e as ferramentas utilizadas na comunicação, bem como defini-las (CLEMEN, 2005). Bossidy e Charan (2005) acrescenta que o que conta é o conteúdo da comunicação e a natureza da pessoa que faz a comunicação, incluindo suas habilidades para ouvir e também falar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com