TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Dos Computadores

Ensaios: A Evolução Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  3.090 Palavras (13 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução: organização e arquitetura de computadores

Nos primeiros modelos de computadores o modo de processar e alocar informações na memória era em parte mecânico em parte eletrônico, o programa era feito rearranjando a fiação em um painel a consequência desse modo de arquitetura era uma grande quantidade de fios, mau contato nos cabos, alta temperatura. Nesse ponto John von Neumann propôs a ideia que transformou os calculadores eletrônicos em "cérebros eletrônicos": modelar a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central. Para isso, eles teriam que ter três características:

Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros.

Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e Quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.

Este é o conceito de programa armazenado, cujas principais vantagens são: rapidez, versatilidade e automodificação. Assim, o computador programável que conhecemos hoje, onde o programa e os dados estão armazenados na memória ficou conhecido como Arquitetura de von Neumann.

As ideias de Von Neumann transformaram radicalmente o mundo da computação, trazendo ilimitadas perspectivas de utilização do computador, com o passar dos anos houve grandes avanços no quesito de arquitetura e organização de computadores, mais os princípios ainda são os mesmos.

Elemento Gerador das Informações Unidade de Memória Elemento Receptor das Informações Computador Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade de Saída de Dados Unidade de Entrada de Dados Microprocessador

2

Componentes de um sistema de computador

A historia da computação continua a mudar continuamente, hoje em um pequeno período de tempo os equipamentos de tornam obsoletos, pois a cada dia se cria um equipamento mais rápido e confiável falaremos a seguir de alguns componentes de um sistema de computação.

Passo 1 (Equipe)

Processador

i7-4960K Extreme Edition

Características

Marca: Intel

Modelo: BX80633I74960X

Especificações:

Segmento: Desktop

Socket: LGA2011

TDP: 130W

Frequência:

Padrão: 3,6GHz

Turbo Boost: até 4GHz

Cache:

L1: 6x 32KB + 32KB

L2: 6x 256KB

L3: 15MB

Controladora de memória

Padrão suportado: DDR3

Capacidade suportada: 64GB (máx.)

Número de canais: 4 (Quad Channel)

Frequências suportadas: 1.333 / 1.600 / 1.866MHz

Memória

Kingston - KVR1333D3N9/4G

Especificações: Capacidade: 4GB Latência: 9-9-9 Latência CAS: DDR3 Transferência: 1.333MHz (PC3-10600) Tensão: 1,5V Pinagem: 240-pinos

3

Placa Vídeo

Gigabyte GV-R929XOC-4GD Interface: - Interface: PCI Express 3.0 Chipset: - Chipset Fabricante: AMD - GPU: Radeon R7 290X - Clock do core: 1040MHz - Stream Processors: 2816 Stream Processors Memória: - Tamanho da memória: 4GB - Interface de memória: 512-Bit - Tipo de memória: GDDR5 - Clock da memória eficaz: 5000MHz API 3D: - DirectX: 11.2 - OpenGL: 4.3 Portas: - 1 x HDMI - 1 x DisplayPort - 2 x DVI-D Geral: - Resolução Máxima Digital: 4096 x 2160 - Resolução Máxima Analógica: 2048 x 1536

4

Evolução dos Computadores

O homem sempre procurou uma forma de produzir mais com menos esforço e para isso criou maquinas, que representavam o mais significativo marco rumo a otimização, simplificação e evolução do trabalho humano.

No inicio o homem utilizava um sistema numérico decimal para contar. Posteriormente inventou o ábaco, primeira máquina significativa inventada pelo homem para o auxiliar nos cálculos.

A primeira calculadora propriamente dita, que realizava operações de soma e subtração, foi criada por Blaise Pascal. O sucessor de pascal Leibniz, baseado no projeto do seu antecessor, construiu uma máquina bem mais sofisticada, porém sem grandes avanços práticos. Estas maquinas trabalhavam basicamente por números nelas inseridos através de alavancas e relógios, não tendo condições de armazenarem nenhum tipo de instrução especifica sobre as informações nela inseridas, para serem utilizadas em futuras consultas.

As coisas começaram a mudar na época da revolução industrial, foi nessa época que foi criada por exemplo, a maquina de tear, projetada por Jacquard. As ideias de Jacquart foram aproveitadas pelo professor inglês Charles Babbage, chamado de o pai do computador, na criação de um calculador analítico. O projeto dessa maquina, apesar de não ter sido concluído é considerado o primeiro projeto semelhante ao nosso atual computador, por possuir um mecanismo capaz de armazenar dados em sua uma memória, para serem utilizados como base para futuras consultas. Juntamente com esse projeto Babbage desenvolveu a idéia de um dispositivo de entrada e saída, que consistia em uma leitora de cartões e de um dispositivo apenas de saída de dados, cujos princípios se assemelhavam a os das nossas atuais impressoras.

Nesta época se iniciou o estudo que viria a ser nossa atual técnica de programação. Foi Alan Turing que desenvolveu o que hoje é base de todas as técnicas de programação, que consistia numa forma de inserir dados nas máquinas, técnica chamada de decodificação. Esta técnica consistia na transformação das informações em sinais que a máquina pudesse entender, ou seja, as informações eram transmitidas em sinais (1 e 0)

Em 1890 o governo decidiu investir nas ideias de Herman Hollerrith, que baseado nas teorias de Jacquard, desenvolveu uma máquina que possibilitava a acumulação e classificação de grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com