TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física Na Digestão

Dissertações: A Física Na Digestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

Parte física da digestão:

Mastigação: É onde começa o processo de digestão, um fenômeno físico que tem como função cortar, triturar e amassar o alimento transformando o mesmo no bolo alimentar.

Sendo realizado pelos dentes, os mesmos trituram o alimento, que se mistura com a saliva, que tem uma enzima chamada ptialina que digere parcialmente o amido, sendo que a saliva ajuda na lubrificação do alimento para que a digestão seja facilitada, já que os alimentos chegam ao estomago pré-digeridos.

Movimentos peristálticos: Movimentos que empurram o alimento para os outros órgãos para que ocorra o processo de digestão, ele começa no esôfago e termina no reto.

Parte química da digestão:

Na digestão existem varias reações químicas, que formam algumas substancias como:

O suco gástrico: Produzido no estomago ele atua nas proteínas e as transforma em polipeptídios, que depois, no intestino delgado eles se transformem em aminoácidos, porem sua principal função é agir no quimo para que ocorra uma digestão gástrica.

No suco gástrico existe água, enzimas(pepsina), sais orgânicos, além de acido clorídrico e acido lático(esse ultimo em mínima quantidade).

Pepsina: Enzima produzida no estomago, que só é ativada quando entra em contato com o acido clorídrico.

Quimo: É a mistura do bolo alimentar com HCI, suco gástrico e enzimas.

Ele recebe esse nome quando chega ao intestino após passar pelo estomago, quando reage com o suco gástrico se transformando em um liquido pastoso. Também recebe o nome de quimifacação.

Digestao:

São transformações que alimentos os alimentos sofrem ao longo do sistema digestivo, podem ser transformações químicas ou físicas.

A digestão dos seres humanos é feita no sistema digestivo, que comoça na boca e termina no reto, e tem cerca de nove metros, podendo levar de 24 a 72 horas até o termino do processo.

Existem dois tipos de tubos digestivos, o completo e o incompleto, porem o foco é o ser humano, por isso apenas o tubo completo será citado.

Tubo digestivo completo: Ele possui duas aberturas, o alimento entra pela boca e sai, no final da digestão pelo anus.

Transformação de energia:

“Nos gastamos energia em tudo, escrevendo, pensando, caminhando, entre outras coisas, e um dos principais meios de recolocar essa energia é nos alimentando e absorvendo os nutrientes presentes nos alimentos, destacando-se a agua”

Os alimentos fornecem ao organismo os nutrientes dos quais ele retira a energia para seu funcionamento. Como nutrientes, as proteínas podem ser de alto ou baixo valor biológico, conforme contenham ou não, em quantidade suficiente, os aminoácidos indispensáveis, ou seja, aqueles que devem ser ingeridos nos alimentos porque não são sintetizados pelo organismo animal.

Por serem ricos em carboidratos, os cereais têm alto valor energético, contribuem com grande parte das necessidades orgânicas de proteína vegetal. As raízes amiláceas (batata, mandioca, inhame etc.) são uma importante fonte de energia e assemelham-se aos cereais no que diz respeito ao seu valor nutritivo, embora sejam mais pobres em proteínas. Ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com