TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Enfermagem No Piauí

Trabalho Escolar: A História Da Enfermagem No Piauí. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  4.515 Visualizações

Página 1 de 5

A História da Enfermagem no Piauí

Contexto Histórico:

 Enfermagem e Religião

Um dos primeiros serviços dedicados aos cuidados de enfermagem no Brasil foi a Companhia das Irmãs de Caridade, fundada na França pelo padre Vicente de Paulo e Luiza de Marillac e difundida por todo mundo.

 Primeiro Serviço Organizado de Assistência de Enfermagem no Piauí

O primeiro serviço organizado de assistência de enfermagem no estado do Piauí foi a Santa Casa de Misericórdia de Teresina fundada em 16 de Abril de 1896 nos moldes das Santas Casas Francesas. Entidade Filantrópica em que religiosas prestavam cuidados aos enfermos e necessitados.

 Regulamentação do Ensino e Reconhecimento da profissão

Somente na década de 30 com a crescente industrialização do Brasil ocorreram mudanças significativas em todas as áreas, inclusive mudanças na legislação que culminou também na regulamentação da profissão de Enfermagem através do Decreto Lei Nº 20.109 de 1931, Lei que reconhecia também como escola padrão para o Ensino da Enfermagem a Escola de Enfermagem Anna Nery.

 O Estado e a Saúde

Modificações intensas em virtude da crescente industrialização fizeram com que os trabalhadores assalariados exigissem os seus direitos trabalhistas inclusive o da Saúde pressionando o estado, surge nesse contexto serviços mais organizados de assistência ao doente, nessas perspectivas nascem os Hospitais, quando o estado assume a promoção da saúde.

Hospital Getúlio Vargas

A Fundação:

No Piauí em 1941 foi inaugurado o Hospital Getúlio Vargas em consonância com o movimento de expansão da Rede Hospitalar no Brasil.

A concepção da construção do Hospital Getúlio Vargas ocorreu entre 1937 e 1938 pelo Interventor Federal do Estado o Médico Leônidas Castro Melo, que desejava substituir a Santa Casa de Misericórdia que funcionava como Hospital de Base desde 1896.

A inauguração foi programada para Setembro de 1939, porém reprogramada para 03 de Maio de 1941 quando de fato ocorreu, entretanto seu real funcionamento só veio a acontecer a partir de Setembro daquele mesmo ano.

Seu regimento interno foi aprovado sob forma de Lei Nº 347 de 24 de Maio de1941. Que configurava no contexto como um hospital policlínico para atender quadros emergenciais, urgentes e clínicos. Em nível setorial contava com os serviços de pronto-socorro, ambulatórios, salas de cirurgia e unidades de Internação, triagem, enfermaria clínicas e cirúrgicas.

O HGV também prestava serviços de fisioterapia e odontologia.

Falta de Profissionais

Na época o numero de profissionais existentes no estado era minimamente insuficiente, no que diz respeito aos serviços de enfermagem, os poucos profissionais existentes eram as Freiras transferidas para o hospital vindas da Santa Casa de Misericórdia que não tinham formação, prestavam os serviços por que haviam aprendido com a prática na Santa casa.

A então diretoria do Hospital Getúlio Vargas comandada pelo Médico Agenor Barbosa de Almeida concentrava esforços para conseguir profissionais com formação oficial, tendo este, importado profissional do Rio de Janeiro.

Primeira Equipe Médica

A primeira equipe médica do HGV era formada por dezoito médicos:

José da Rocha Furtado – Chefe da Clínica Cirúrgica

Lineu da Costa Araújo – Chefe da Clínica Médica

Gerardo Vasconcelos - Chefe da Clínica Ortopédica

Agenor Barbosa de Almeida – Diretor do HGV

Agnelo Sampaio – Chefe da Clínica Otorrinolaringológica

Ursulino de Sousa Martins- Assistente da Clínica Obstétrica

João Emílo Falcão Costa – Chefe da Clínica Obstétrica

Rocha – Assistente da Clínica Cirúrgica

Olavo Correia Lima – Chefe do Ambulatório de Pediatria

Dolival Lobão Veras - Chefe da Clínica Proctológica

Luís Fortes Batista – Chefe do Serviço de Patologia

José Nathan Portela Nunes – Assistente da Clínica Médica

Décio Genuíno de Oliveira – Anestesista da Clínica Cirúrgica

Renato Ferreira Paz – Assistente da Clínica Obstétrica

João Coelho Marques – Chefe da Clínica Psquiátrica

Raimundo Mendes de Carvalho – Chefe do Serviço de Radiologia

Salomão Azar Chaib – Assistente da Clínica Cirúrgica

Afonso de Paiva Elvas – Chefe da Clínica Urológica

Primeiros Profissionais Diplomados

Dagmar Oliveira

A primeira enfermeira diplomada a trabalhar no estado foi a Enfermeira Dagmar Rodrigues de Oliveira, Natural de Juiz de Fora – Minas Gerais assume primeiramente a Chefia de Enfermagem do Hospital Getúlio Vargas.

A primeira equipe de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas montada pela Enfermeira Dagmar Oliveira era constituída por seis Atendentes de Enfermagem remanejadas da Santa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com