TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Exames: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

A seguinte produção textual tem como objetivo mostrar a importância do orçamento para uma organização.

A elaboração do planejamento das estratégias da empresa e o orçamento é o importante instrumento que traduz, implementa, acompanha, estimula, motiva e controla as ações. As informações obtidas através do planejamento orçamentário auxilia a aplicabilidade dessas ferramentas no processo gerencial de unidades de negócios na busca de seus objetivos econômico-financeiros. Pode-se considerar que a missão e os objetivos econômicos estão diretamente relacionados com a sobrevivência das empresas no ambiente competitivo.

Tendo o orçamento como ferramenta de gestão, as organizações conseguem elaborar estratégias de vendas, projetar metas de resultado, fazer orçamento de compras, controlar periodicamente suas despesas, controlar seu fluxo de caixa e traçar metas futuras, percebe-se que é extremante fundamental utilizar esta ferramenta. Segundo Zdanowicz (1984), no processo da implantação do orçamento empresarial, os gestores devem elaborar um programa com os passos a serem seguidos, com normas e procedimentos, para que se simplifique o processo. Assim com um conjunto de tarefas sendo executadas, irão alimentar as peças do orçamento.

No contexto a seguir, abordaremos temas a respeito de vários contextos relevantes, junto ao orçamento, como as Demonstrações Contábeis, a Tributação e os Métodos Quantitativos utilizados.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO:

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Orçamentos expressam, quantitativamente, as políticas de compras, produção, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia. Os responsáveis pelas unidades que compõem a empresa devem implementá-los de acordo com os planos de ação e acompanhá-los com base em sistema de informações gerenciais adequadamente estruturado..

É, portanto, uma poderosa ferramenta de decisão, que possibilita aos gestores fixar objetivos e políticas concretas. Através desta ferramenta é possível envolver todos os colaboradores para o mesmo objetivo. Desta forma, a sua utilização é imprescindível para o crescimento e direcionamento da organização se tornando assim uma parte integrante do sistema de planejamento e controle.

O orçamento tem como objetivo quantificar e apresentar antecipar os planos, projetos e estratégia da empresa. Uma empresa é um sistema que aumenta os recursos nela investidos. Os recursos têm um valor econômico e, portanto, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos em valores.

O sistema de orçamentos é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem, tendo como resultado final a projeção de sua Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial.

Orçamento de Produção - O orçamento de produção é para demonstrar a necessidade dos produtos e serviços básicos da organização.

Orçamento de Mão de Obra Direta - O orçamento de mão de obra direta possibilita o fornecimento de dados para o planejamento da quantidade necessária de mão de obra direta.

Orçamento de Vendas - A finalidade do Orçamento de Vendas é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos, a partir de projeções de vendas elaboradas pelas unidades de vendas e/ou executivos e especialistas em marketing.

Orçamento de Despesas Administrativas - O Orçamento de Despesas Administrativas tem a finalidade de determinar os recursos que serão despendidos com a gestão da empresa.

Orçamento de Pessoal - O orçamento de pessoal é feito para conseguir e desenvolver os recursos humanos.

Orçamento de Investimento de Capital - O orçamento de investimento (ou de capital) visa determinar os valores de aquisições e baixas do ativo permanente, bem como apurar as cotas de depreciação, exaustão e amortização.

Orçamento de Resultado (DRE) - A Demonstração de Resultado é, talvez, a peça mais importante do Orçamento, pois é nessa demonstração que se reflete o resultado final das operações.

.

2.2 – ORÇAMENTOS MESTRE E SUA DIVISÃO:

Orçamento mestre é aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro

Orçamento operacional - Descrever o resultado das atividades operacionais da empresa: Vendas, Produção, e Estoques de Produtos, de forma detalhada.

Orçamento Financeiro - Detalham as entradas e saídas de caixa e todas as posições financeiras, provenientes das atividades operacionais desenvolvidas.

O Orçamento-mestre é utilizado pelos gestores para acompanhar os resultados e se as metas orçamentárias estão sendo cumpridas de acordo com os objetivos traçados pela organização.

2.3 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO:

O Orçamento Operacional é o orçamento baseado em atividades, controlando despesas e verificando os processos produtivos.

O Orçamento Financeiro permite efetuar o estudo financeiro para o ano definindo: a forma de suprir as necessidades de tesouraria ou a aplicação dos excessos de tesouraria. Permitindo assim, equacionar o equilíbrio financeiro de curto prazo da empresa a partir do registro de todas as suas obrigações – Aplicações de fundos e das Origens de Fundos de que dispõe, tendo em atenção que estas duas rubricas devem ser de igual montante no final de cada período.

Este orçamento permite conhecer, no final de cada período em análise, as obrigações da empresa quanto a empréstimos contraídos, bem como, o montante das aplicações financeiras, o que facilita a previsão dos juros a pagar e a receber ao longo do exercício, bem como, dos que terão de ser repercutidos nos resultados (gastos e rendimentos de financiamento).

Um ponto essencial para todas as empresas (micro, pequenas, médias e grandes), é o "Orçamento Financeiro". Sabe-se que em grande parte das organizações (principalmente das pequenas empresas),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com