TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

Por:   •  8/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.073 Palavras (29 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 29

        

JURACI SPILLER

RA 2625483071

PROJETO DE INTERVENÇÃO

PASSO-FUNDO/ RS

2013


  1. DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

Nome da instituição: Centro de Referencia de Assistência social CRAS 04

Endereço: Ru Av. Dona Sirlei       n° 272            

Bairro: Professor Schisler

Cidade: Passo Fundo                            Estado Rio Grande do Sul

CNPJ: 876.125.37/0001-90

E-mail: cras04@pmpf.rs.gov.br

Telefone: (54) 3312/69/71

Nome da coordenadora do CRAS 4: Zeniara Deggerone Togon

1.1.HISTÓRICO DO CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS 04

O Centro de Referencia de Assistência Social CRAS 04 é vinculada a Secretaria de Cidadania de Assistência Social, uma unidade estatal, que atua na prevenção social básica a fim de garantir os direitos de cidadania, atendendo as necessidades das famílias e indivíduos que se encontram desprovidos de bens de serviços em situação de vulnerabilidade e exclusão social, visando à orientação e o fortalecimento dos vínculos sócios familiares, desenvolvendo programas de capacitação profissional, geração de renda, serviços sócio assistenciais, grupo de convivência e atendimento as crianças e adolescentes no turno inverso da escola em projetos de fortalecimentos dos vínculos familiares e comunitários, através de sua equipe técnica que é composta por assistentes sociais e psicólogos e demais profissionais, priorizando os usuários do PAIF.

O Atendimento ofertado pelo CRAS 04 para crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias dos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e outros). Famílias e indivíduos em seu contexto comunitário visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar, em situação de vulnerabilidade econômica e social, precário ou nulo acesso aos serviços públicos e com dificuldade para manter.

Idosos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; Idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Famílias encaminhadas pela rede sócia assistencial. Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonizo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades da faixa etária.

Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros. Famílias e Indivíduos em seu contexto comunitário visando à orientação e fortalecimento do convívio famílias.

2.DADOS DO PROJETO

2.1. Título do Projeto

Grupo de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos.

 

2.2 Local e desenvolvimento das atividades

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS 04

2.3.Áreas de abrangência.

Projeto de intervenção do estágio II será realizado no município de Passo Fundo localizado no Norte do Rio Grande do Sul, no Bairro Professor Schisler no Centro de Referência de Assistencial Social – CRAS 04 que abrange 18 loteamentos, 19 vilas, 05 bairros, e parte do interior: Capinzal, Pulador, Santa Gema, Santa Terezinha e São Miguel, o CRAS 04 está localizado:

Av: Dona Sirlei       n° 272

Bairro: Professor Schisler

Telefone: 3312 -69-71

Coordenação: Zeniara Deggerone

Email:  cras04@pmpf.rs.gov.br

3.PROBLEMA DIAGNOSTICADO

O projeto de intervenção Grupo de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos foi elaborado a partir da observação da realidade destes usuários desprovidos de acesso a serviços e oportunidade de convívio comunitário e social que não estão inseridas em nem um programa social; Idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

4.OBJETIVO GERAL

Promover ações que busquem melhorias na qualidade de vida dos idosos, visando um envelhecimento saudável, ativo e autônomo.

4.1 Objetivos (s) Específicos (s)

Promover atividades artísticas e esportivas, que estimulem a busca e fortalecimento da auto-estima e a socialização.

Propiciar vivências que valorizam as experiências contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social.

Estimular para o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;

Possibilitar um espaço de encontro a fim de passar informações sobre os seus direitos garantidos no Estatuto do Idoso.

5. JUSTIFICATIVAS

O envelhecimento demográfico é um processo irreversível e atinge grande parte da população mundial. A dinâmica da população brasileira, assim como os demais países da America Latina, experimenta grandes transformações, expressas, principalmente, pela redução do seu ritmo de crescimento e por mudanças significativas na distribuição etária, resultando no célere aumento do segmento idoso nas próximas décadas (CAMARANO; MELLO; KANSO, 2009).

 Enquanto o total da população brasileira teve um crescimento relativo de 21,6% no período de 1997 a 2007,o crescimento ocorrido no grupo das pessoas com mais de 60 anos, foi de 47,8% e do segmento com 80 anos ou mais de idade, foi de 86,1%(IBGE,2008).

Este aumento significativo é devido a avanços dos cuidados de saúde, bem como da medicina. “Desta maneira, o envelhecimento populacional é uma conquista, resultado do avanço de varias áreas, como o desenvolvimento de novas tecnologias medicinais, alem de cuidados e preocupações com a saúde”. ( CAMARO,MELLO,KANSO,2009).

Isso aumenta a preocupação no campo social e econômico acerca da qualidade de vida e dos direitos sociais das pessoas idosas especialmente nos países em desenvolvimento. Assim, se constitui um desafio para diversas áreas, principalmente para a assistência social, trabalhar com a pessoa idosa, pois é preciso pensar nas possibilidades de intervenção que possa dar conta das diversas expressões da questão sociais relacionadas a essa categoria, aspectos físicos, psicológicos, culturais, econômicos e sociais.

Com o avanço da implantação da Política Nacional do Idoso, esse passa a reconhecido como sujeito de direito. O Estatuto do Idoso está estabelecido e pautado em diversos eixos, entre eles esta a proteção social, incluindo questão de saúde, moradia, transporte, renda mínima e inclusão social, que trata da inserção e reinserção social dos idosos por meio de participação em atividades educativas, socioculturais, organizativas, de saúde preventiva, desportivas, ações comunitária. (BRASIL, 2003)

Dessa forma, O Centro de Referencia de Assistência Social-CRAS 04 Shisler, vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo, uma unidade estatal, é responsável por ofertar Serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, no território de referência.

Este local é a “porta de entrada” da rede de serviços socioassistenciais do território, tendo o compromisso de trabalhar a prevenção, para que não ocorra a violação de direitos humanos, e construir juntamente com o território, o protagonismo social e autonomia, visando á emancipação.

Segundo dados do IBGE (2010) o numero de idosos residente na área de abrangência do Centro de Referencia de Assistência Social CRAS 04 é de 3.470 pessoas.

Assim a proteção social básica prevê que o CRAS ofereça espaço de convivência para idosos, com foco no:

(...) desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento de vínculos familiares s do convívio comunitário e na prevenção de situação de risco social. (...) Devem incluir vivencias que valorizam suas experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir (BRASIL,2009,p.11)

Neste sentido, o projeto tem como finalidade promover ações que busquem melhorias na qualidade de vida dos idosos, visando um envelhecimento saudável, ativo e autônomo, contribuindo no conhecimento de direitos sócias do idoso, a fim de desenvolver a participação social na construção da cidadania.

[...] conhecer a realidade é conhecer o próprio objeto de trabalho, junto ao qual se pretende induzir ou impulsionar um processo de mudanças. Nesta perspectiva, o conhecimento da realidade deixa de ser um mero pano de fundo para o exercício profissional, tornando-se condição do mesmo, do conhecimento do objeto junto ao qual incide a ação transformadora ou esse trabalho. (Iamamoto: 2005, p. 62)

As ações a serem propostas têm como interesse estimular a participação e reflexão, fomentando formas coletivas de aprendizado e investigação, desenvolvendo o crescimento da capacidade de analise critica sobre a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)   pdf (502.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com