TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação e Desafios do Assistente Social e o Educador Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

2 .TEMA

Atuação e Desafios do Assistente Social e o Educador Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

3. JUSTIFICATIVA

Este trabalho visa o estudo da atuação do Assistente Social e do Educador Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Identificar os desafios enfrentados pelo Assistente Social na sua pratica profissional junto aos usuários, famílias até mesmo na Profissão.

O tema de Atuação e Desafios do Assistente Social e do Educador Social surgiu a partir do Estagio Supervisionado I, II e III, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, 15 a 24 anos e 25 anos e Idosos, onde pode-se observar que o Educador Social atuam juntos com o profissional de Serviço Social.

Nesse sentido, considerando que a atuação do assistente social é voltada no trabalho realizado nas múltiplas expressões da questão social, abordar a sua atuação no SCFV é de grande relevância, visto que a assistência social é um campo privilegiado da intervenção profissional (IAMAMOTO, 2012a).

O assistente social tem em sua própria formação o objetivo de potencializar o usuário na busca por seus direitos, e o mais importante, tendo em consideração a realidade que cada individuo está inserido, e o assistente social pode contribuir junto à equipe, na realização dos diagnósticos sociais, proporcionando a essas crianças e adolescentes novos caminhos para o a superação de seu cotidiano, a emancipação, o empoderamento, e a cidadania que para Serrão e Baleeiro (1999, p.23):

Falar de cidadania é falar de igualdade de oportunidade entre as pessoas, da consciência de que é possível transformar e conviver com as diferenças e que o bem-estar individual passa pelo bem estar coletivo. A construção da cidadania exige transformações profundas na sociedade e mudança de paradigmas a partir de uma visão éticopolitica. Essas mudanças ocorrem simultaneamente nas pessoas e no contexto em que estão inseridas.

O educador social é o profissional mais próximo dessas crianças e adolescentes e é o primeiro que consegue estabelecer um vínculo como estes, e este vinculo é de suma importância, pois se o educador tem uma relação sólida e de confiança com seus educandos é mais fácil identificar possíveis manifestações de violência, abuso ou qualquer outra forma de violação de direitos, contribuindo assim para uma ágil intervenção.

Mas sabemos que sozinho o profissional de serviço social não conseguirá realizar suas ações, então vale ressaltar que o trabalho em equipe é fundamental, e que a equipe deve estar preparada para trabalhar com a realidade encontrada no território.

É nesta perspectiva que vale ressaltar a importância do serviço social neste campo, pois através do planejamento e monitoramento com a equipe acontece à troca de conhecimentos, pois os educadores trazem em sua formação como pedagogos a dinâmica de trabalho e o assistente social a compreensão do território e das vulnerabilidades sociais presentes e o desvelamento de e possíveis violações de direitos através das manifestações da expressão social.

Diante disto destacamos que o papel do educador social é fundamental em projetos sociais, sendo este o principal mediador para que aconteça a transformação social, a promoção da autonomia dessas crianças e adolescentes e o rompimento com o ciclo de vulnerabilidade social que os educandos trazem em sua bagagem histórica.

Através desta pesquisa, destaca-se além da importância do educador social, a importância de entender que o serviço de convivência não é o mesmo que desenvolver conteúdos como na escola, que o projeto não é um reforço escolar, e sim um complemento na vida social dessas crianças e adolescentes, com o objetivo de promover a autonomia, a emancipação, mostrando que são sujeitos de direitos.

3. PROBLEMA

Em que os profissionais inseridos nesse campo têm pautado sua atuação?

Quais os Desafios enfrentados pelo Serviço Social junto a Equipe Pedagógica no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos?

Quais são os principais conflitos das vivencias e a importância da convivência?

4. Objetivo Geral

Mostrar que o Assistente Social e o Educador Social, cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com