TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social - 1ª Série Formação Social, Econômica E Política Do Brasil

Trabalho Universitário: Serviço Social - 1ª Série Formação Social, Econômica E Política Do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  5.430 Palavras (22 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 22

Atividades Práticas Supervisionadas

Serviço Social – 1ª Série

Formação Social, Econômica e Política do Brasil

Atividades Prática Supervisionada apresentada na Anhanguera Bauru, como requisito parcial de aprovação na disciplina de Formação Social, Econômica e Política do Brasil, sob a orientação da Prof.ª Vanessa Cristina de Oliveira Farina.

Bauru

2013

INTRODUÇÃO

As Formações Sociais, Econômicas e Política do Brasil, considerada em algumas temáticas como, República da Espada, Guerra de Canudos, Era Vargas e Censura no Brasil. Iniciando República da Espada, que foi durante o período de 1889 a 1894. No final de do ano de 1889, um pequeno conjunto de militares organizavam o golpe tirando Don Pedro II do poder. Assim o Brasil passa a ser uma República. Dando inicio a Republica da espada, o líder era Deodoro da Fonseca, era presidente do chamado Governo Provisório e comandaria até que realizassem eleições com participação da população, mas aconteceu ao contrario, a eleição teve as penas a participação dos participantes do Congresso Nacional. Deodoro de Fonseca foi eleito.Em seguida vem Guerra dos Canudos, se deu início no final do século XIX, localizada no Nordeste Brasileiro. A guerra foi motivada devida o descaso dos governantes com a população, reivindicando educação, empregos, liberdade, justiça social entre outros direitos. Com a junção do fanatismo religioso deu se ao resultado a muitos problemas sociais.

Iniciou um conflito civil, no sertão da Bahia, durante quase um ano, por causa da força que a população conseguiu. Um homem passou a ser conhecido da proclamação da Republica, chamado como boato conselheiro, tinha a liderança do movimento. Ele dizia ter sido enviado por Deus, para acabar com todas as diferenças sociais e, além disso, com os pecados republicanos, alguns são o casamento civil e a cobrança de impostos.

Concluindo com estes acontecimentos históricos, isso representou a luta pela liberdade de todos os pobres que habitavam na zona rural. Resultou no potencial do sertanejo no progresso de seus ideais. Logo em seguida vem a Era Vargas, Getúlio teve nas mãos o governo por quase duas décadas. Iniciou no poder através da Revolução de 1930, visando um período de modernidade para os aspectos sociais, políticos e econômicos. Até então nunca visados por nenhum antes. O espírito nacionalista de Getúlio Vargas deu consequência a ser o mais importante e influente na política do Brasil. No governo de Getúlio houve grandes transformações nacionais como a industrialização que progrediu muito, cidades evoluíram em seu crescimento, estado se torna mais forte. Vargas supriu a necessidades da constituição estabelecida substituiu os governantes exonerados por ele e nomeou interventores.

No final vem à censura no Brasil, todo e qualquer forma de comunicação deveria ter a pauta previamente aprovada e sujeita ao impedimento por agentes autorizados, é claro que muito materiais foram censurados. Em algumas publicações deixaram trechos inteiros simplesmente em branco. A impressa não tinha liberdade nenhuma, além disso, eram censuradas as torturas, outra coisa por sua vez também não poderia ser vinculada.

Algumas pessoas ligadas a músicas fizeram como forma de protesto e denuncia compor músicas que tinha duplo sentindo, tentando alertar a todos, e claro tentando dispersar os militares, que só desconfiavam da tradução da música depois do sucesso em que a composição fazia.

JORNAL REVOLUCIONÁRIO

VOLUME 1, EDIÇÃO 1 29/09/2013.

O BRASIL E A CHEGADA DA FAMÍLIA AOS OLHOS DE DEBRET

A partir de análise das obras de Jean-Baptiste Debret, podemos perceber de como era o Brasil na época da colonização. Várias pinturas que retratam cenas do cotidiano do país. A partir de análise das obras de Jean-Baptiste Debret, podemos perceber de como era o Brasil na época da colonização. Várias pinturas que retratam cenas do cotidiano do país. Com o olhar de um viajante quis mostrar as paisagens, o povo brasileiro, a cultura e o costume do Brasil. Com a chegada da família real em 1808, desembarcaram no Rio de Janeiro convocando vários artistas. Sendo um deles o artista francês Debret no ano de 1816.

Principais Manchetes

Dominados pela televisão

Movimento político e ao declínio das oligarquias

Transformações modernizadoras da realidade urbana

O Brasil e a chegada da família aos olhos de Debret

Bandeira do Império do Brasil.

A partir de análise das obras de Jean-Baptiste Debret, podemos perceber de como era o Brasil na época da colonização. Várias pinturas que retratam cenas do cotidiano do país. Com o olhar de um viajante quis mostrar as paisagens, o povo brasileiro, a cultura e o costume do Brasil. Com a chegada da família real em 1808, desembarcaram no Rio de Janeiro convocando vários artistas. Sendo um deles o artista francês Debret no ano de 1816. A cargo de registrar o cotidiano da corte.

Debret acreditava que Brasil deveria estar entre as nações mais civilizadas da época. Deixou um grande acervo para história do Brasil, que contribuiu para a formação da sociedade. (1825), chefe da escola neoclássica francesa, com quem estudou e por quem foi influenciado. Como pintor oficial do Império, Debret desenhou a bandeira do Brasil com a cor verde e o losango amarelo que permaneceram na bandeira republicana.

"Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil" constituem-se em três volumes, enfatizando os índios em relação aos brancos, as atividades econômicas e a mão de obra escrava e instituições políticas e religiosas. Sendo que todas as obras são acompanhadas com textos descritivos. Suas obras também retrata o desembarque da Corte Portuguesa ao Brasil.

Deixando sua formação neoclássica, mudou sua arte para desenhar cenas do cotidiano da então “capital imperial”. Retratando o dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com