TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Endereçamento Das Rotinas Contábeis E Administrativas De Uma Instituição Sem Fins Lucrativos.

Ensaios: A Importância Do Endereçamento Das Rotinas Contábeis E Administrativas De Uma Instituição Sem Fins Lucrativos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 8

A importância do endereçamento das rotinas contábeis e administrativas de uma instituição sem fins lucrativos.

DANIELLI MELECHENKO FERREIRA

FABÍOLA PACHECO E SILVA

JOCIMAR DUBINSKI DE OLIVEIRA

THAÍS LUANE MENDES DE LIMA

RESUMO

Demonstrar a importância das rotinas contábeis e administrativas para uma instituição sem fins lucrativos, quais os melhores métodos que podem ser utilizados com melhor eficácia. Lembrando que o endereçamento correto das contas no plano de contas vai auxiliar a gerencia da entidade, a tomar a melhor decisão, através de apresentações de relatórios e assessorando a administração na escolha das melhores estratégias. Mostrando que as instituições sem fins lucrativos, necessita de um plano de contas elaborado em especial para a sua categoria. Contudo este vem reforçando a importância do controle interno das organizações, salientando sua eficácia quanto a sua forma de prevenção a fraudes e desvios e na melhor administração.

Palavras chave: Plano de contas – Endereçamento – Instituição do Terceiro setor

Na atualidade as instituições sem fins lucrativos estão tendo uma maior atenção, com isso, o endereçamento de suas atividades e movimentações devem ter uma atenção redobrada. Para evitar que haja fraudes e corrupção seu plano de contas e suas rotinas contábeis devem ter transparência e eficácia, na sua construção.

A instituição conhecendo o plano de contas e este sendo adaptado para suas atividades, consegue-se melhores relatórios e com isso as melhores decisões a serem tomadas.

As entidades sem fins lucrativos estão, cada vez mais adquirindo papel de destaque no contexto social e econômico do país. O fato é que as entidades possuem controles internos, mas nem todos estão adequados a sua realidade. Tendo em vista o cenário atual da economia, as empresas, sejam elas entidade s sem fins lucrativos, ou empresas privadas, precisam de um plano de contas que lhe traga orientação e direcionamento para seu sucesso.

O endereçamento correto do plano de contas, é fundamental para que seus recursos sejam empregados de forma que não haja desperdícios ou desvios e sim para a busca de informações importantes na tomada de decisão.

Portanto, a relevância deste estudo consiste em salientar a importância do controle internos nas organizações, identificar e compreender quais as melhores formas de endereçamento das rotinas contábeis e administrativas.

Assim como as demais áreas de conhecimento, a contabilidade desenvolveu-se buscando responder aos anseios da sociedade, tendo como objetivo gerar informações para o controle e tomada de decisões. (Favero 2009 pág.1)

No início o principal objetivo da contabilidade era manter o controle do quanto que entrou e saiu de uma empresa, se o valor investido teve retorno. Hoje vai muito além, pois além de manter informado da situação da empresa como um todo, gastos, investimentos, pode-se ter um direcionamento de atitudes que poderão ser tomadas. Em situações onde envolva um investimento muito alto, a contabilidade pode fazer uma previa em quanto tempo vai ter o retorno, e se é viável ou não.

Contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa, ela não deve ser feita visando basicamente atender às exigências do governo, mas, o que é muito mais importante, auxiliar as pessoas a tomarem decisões. (MARION, 2009).

Entende-se que o principal objetivo de contabilidade é exclusivamente gerar informações para o controle e tomada de decisões. Ela permite orientar a tomar decisões dentro e fora da empresa e não apenas atender a demanda do governo. Assim verifica-se, que o comprometimento em auxiliar os administradores, gerente e tomadores de decisões, a entender como a empresa está no atual momento auxiliando assim nas decisões e estratégias que forem optadas.

A contabilidade tem o intuito muito além de atender as exigências do fisco e do governo, tem comprometimento de auxiliar os administradores, gerentes e tomadores de decisões, a entender como a empresa está no atual momento auxiliando assim na decisões e estratégias que deveram ser escolhidas.

FRANCO (1989, PÁG.22) A finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos ocorridos no patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

A contabilidade não está apenas disponível para as empresas privadas de comercio, venda e compra, que visam ao lucro. Mas existe alguns outros tipos de entidades como as fundações, associações e ongs.

O Código Civil (Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002) define oficialmente dois tipos de entidades sem fins lucrativos: as fundações e as associações. (Falta referenciar)

As associações são pessoas jurídicas formadas pela união de pessoas que se organizam para a realização de atividades não-econômicas, ou seja, sem finalidades lucrativas. (Andréa Ribas Silva de Azevedo Maria do Carmo Nóbrega pág 23)

Associações tem o intuito de promover atividades sem fins lucrativo, onde se destinam a beneficiar seus associados e a comunidade em que está inserida. Buscando promover eventos e benfeitorias para mantendo sempre o foco no desenvolvimento econômico e cultural da sociedade.

São organizações sem fins lucrativos, as quais podem ser públicas ou privadas. São instituídas a partir da destinação de um patrimônio com a finalidade de servir a uma causa, podendo esta ser de fins religiosos, morais, culturais ou de assistência. Não é necessária a reunião de várias pessoas para constituí-la, como no caso das associações. No caso das fundações públicas estas são entidades de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, criadas por autorização legislativa para o desenvolvimento de atividades de interesse público (educação, cultura e pesquisa, entre outras). Para fins deste guia são abordadas somente as fundações privadas. (MONSER; pág 15, 2011).

As atividades desenvolvidas pelas associações têm o intuito de trazer melhorias para seus associados, e para o meio em que está inserida, agregando valor ao que de melhor tem na cidade transformando isto em oportunidades para empresário e grandes empresas.

A contabilidade para este tipo de instituição tem algumas diferenciações e seu plano de contas deve ser adequado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com