TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de Antonio Gramsci para o Serviço Social Brasileiro

Por:   •  14/10/2018  •  Dissertação  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA

Curso: Serviço Social                                               

Disciplina: Sociologia

Período: 2º Período 

Professor: Gilmar dos Santos Nascimento                                      

Aluno (a): Rute Iara Viana

Trabalho: A importância de Antonio Gramsci para o Serviço Social Brasileiro.

Influência de Antonio Gramsci no Serviço Social

Por ser ter sido um político ativista, pensador esquerdista e defensor da igualdade humana, Antonio Gramsci tinha como referência o comunismo e seguia a linha de pensamento marxista, de infância humilde e com problemas de saúde Gramsci se viu na obrigação de ajudar sua família desde cedo. Um homem possuidor de uma grande inteligência crítica, que contribuiu muito para diversas áreas das ciências sociais, dentre elas a pedagogia e o serviço social.         Gramsci em sua época fazia diversos questionamentos sobre a situação do capitalismo, que apenas favorecia a burguesia.

Serviço Social para Gramsci         

        A participação de Gramsci no serviço social foi debatida por vários autores brasileiros. Quando suas primeiras obras foram publicadas no Brasil, o serviço social já estava consolidado como profissão liberal técnico científica, neste período os profissionais faziam questionamentos sobre as matrizes conservadoras de sua profissão. Gramsci é analisado como um pensador reformista e marxista, cuja sua linha de pensamento tem uma visão críticas dos fatos sociais, tendo como reflexões o estado a sociedade e as classes sociais existentes.

        A grande importância de Gramsci para o serviço social foi, formular uma linha de pensamento crítico e analítico sobre as questões sociais de seu tempo, as mesmas questões podem ser vistas atualmente. O Pensamento gramsciano tem possibilitado ao serviço social, uma visão sobre o estado, hegemonia, sociedade, política, e classes sociais, todo o conteúdo por Gramsci formulado, faz parte do instrumento de trabalho do assistente social.  

Hegemonia gramscista: Seria a prioridade da sociedade civil sobre a sociedade política.  

Intelectuais Orgânicos: São pessoas que colocam seu conhecimento a favor    da sociedade, sem retorno financeiro. Gramsci complementa que:

Orgânicos”, ao contrário, são os intelectuais que fazem parte de um organismo vivo e em expansão. Por isso, estão ao mesmo tempo conectados ao mundo do trabalho, às organizações políticas e culturais mais avançadas que o seu grupo social desenvolve para dirigir a sociedade. Ao fazer parte ativa dessa trama, os intelectuais “orgânicos” se interligam a um projeto global de sociedade e a um tipo de Estado capaz de operar a “conformação das massas no nível de produção” material e cultural exigido pela classe no poder (Gramsci, 1975, p. 1.518).

Referência

SIMIONATTO, I. A influência do pensamento de Gramsci no serviço social brasileiro. Disponível em: Acesso em: 21 de abril.2018.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Turim: Einaudi, 1975.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (203.3 Kb)   docx (130 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com