TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS JUNTO AO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO.

Trabalho Escolar: POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS JUNTO AO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4.5

2 DESENVOLVIMENTO 6

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................6.7

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................6.8

3 CONCLUSÃO CONS. FINAIS 9

3 CONCLUSÃO CONS. FINAIS 9.........................................................................9.10

4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

A politica social no Brasil, seu aspecto principal esta aliado na democracia, que é a arma de qualquer nação. O Brasil possui uma politica de mudanças e contornos em volta do certo e errado. É certo dizer que o Brasil demorou em poder conquistar esta paz e soberania que somente veio através da politica e do censo de democracia.

Esta conquista política é mostrada por diversos reflexos de conhecimentos e dimensões de valores engendrados em toda sociedade, partindo do envolvimento de liberdade, regras visando mudança social e intelectual. Pauta-se em pensamentos e ações objetivas de coordenar a capacidade de reivindicação dos direitos e deveres. Mostra através da avaliação em expressões de funcionalidade administrativas, econômicas e institucionais. Significação de conflitos participativos de gestão pública idealizando a legitimidade de condições promovidas pela participação do povo. As demandas mais imediatas do mercado, reforçadas por um imaginário correspondente, tendem a uma maior visibilidade do caráter operativo da ação profissional o que tem uma ressonância no interior da formação proposta pela escola. A questão social tem sido colocada, na nova proposta de reformulação curricular, como objeto do Serviço Social. Resgatar a concepção de questão social como forma de refletirmos sobre a possibilidade de a questão social, ou, as expressões da questão social, se constituir em nosso objeto profissional, é o objetivo deste trabalho é a construção historicas e teoricas das Politicas Sociais no Brasil.

O desenvolvimento das forças produtivas colocam as necessidades de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias. O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, isto significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo histórico e metodológico de intervenção profissional a partir da década de 1980: avanços e desafios frente a corrente neoliberal, abordando sobre os principais aspectos da perspectiva de Intenção de Ruptura e o impacto dos ajustes neoliberais junto as políticas sociais após a Constituição Federal de 1988 e os aspectos frente ao Projeto Etico Politico Profissional.

Este texto tem como objetivo a reflexão e a compreensão do processo de construção e desenvolvimento das políticas sociais no Brasil, que envolva a participação ativa da sociedade Civil e do Estado, resgatar os pontos mais relevantes do processo de construção das politicas social brasileira e também analisar a perspectiva teórica e metodológica do serviço social e suas determinações históricas. Nesta analise, o que pode ser constatado é que a Política Social surge a partir de relações sociais, que secularizaram a sociedade brasileira nos anos 30 do século passado, representando uma estratégia de gestão social da força de trabalho. Em seu percurso histórico a Política Social brasileira vai encontrar na Constituição de 1988 uma inovação: a definição de um sistema Seguridade Social para o país, colocando-se como desafio a construção de uma Seguridade Social universal, solidária, democrático do estado. Em uma primeira parte desenvolve um resgate sobre o tratamento do estado junto à intervenção no social e sua relação com o publico alvo, em segunda parte apresenta a perspectiva de autuação do Estado no processo de construção das politicas sociais e por ultimo uma analise sobre as direções profissionais do serviço social e sua incidência na construção das politicas sociais, tendo direitos e deveres de participar da política tomando conhecimento de tudo que é decidido, vigiando atentamente para não acontecer abusos de poder. E é quando explode os escândalos políticos de corrupção e a mídia explora exageradamente os fatos, nada é feito para punir os culpados, trazendo outro elemento a nossa cena política que é a impunidade, que a cada dia vem se tornando constante em nossa sociedade, onde nenhum político é seriamente penalizado por seus atos ilícitos.

A política não tem ética o que acontece é que vem caracterizando cada vez mais o poder do capital e a burguesia, onde o capital impera no meio dos grupos dominantes que explora de forma desumana a classe proletária, que a cada dia vem sendo mais injustiçada por não contar com o apoio político que está associado aos interesses eleitoreiros que exerce poder sobre determinadas políticas de formação duvidosa. Como a impunidade que é tão grande no nosso país, que um determinado processo chegou ao STF (Superior Tribunal Federal) em 2006, mas só foi julgado 4(quatro), anos depois ficando comprovada a falta de interesse do poder público em apurar os fatos políticos, para serem devidamente julgados. Esse comportamento geralmente acontece em toda esfera política.

2 DESENVOLVIMENTO

Neste trabalho, trata do inicio das políticas sociais no Brasil que eram voltadas as necessidades das classes menos favorecidas, cabia a igreja católica atender de forma assistencialista o usuário que na época era tratado como cliente, pois só ela tinha o papel da ação social. Já na década de 1930 foi desenvolvido três vertentes históricas, a primeira visava enfrentar a questão social como se conciliava na república velha representou-se por meio da política social de cunho corporativo, formando e estabelecido nos intuitos de aposentadoria ( IAPS) e na consolidação das Leis do trabalho (CLT).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com