TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta pela Equidade

Por:   •  28/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

A Luta pela Equidade

Ao decorrer do século XX, as mulheres brasileiras juntaram importantes conquistas na vida pública e privada, como: o direito ao voto, deixaram de depender da autorização do pai ou marido para trabalhar, ocuparam espaço nas instituições de ensino em todos os níveis, enfrentaram os preconceitos e as dificuldades resultante de um casamento desfeito, contraceptivos eficazes aumentando suas possibilidades de decidir quando e quantos filhos ter.

A junção entre trabalho e família constitui hoje o grande desafio social.  A jornada de trabalho feminino tem se aproximado gradualmente da masculina ao longo da última década, essa tendência não se observa em relação ao tempo gasto com tarefas domésticas. As tensões e contradições da articulação de responsabilidades familiares e laborais femininas têm a ver, como dito anteriormente, com o modo como o mundo do trabalho se organiza, tratando esse desafio como um problema exclusivamente feminino. Pois a César o que é de César... Nesse sentido, políticas que visam à extensão da licença-paternidade são apenas o começo de uma tímida equiparação de direitos e responsabilidades.

Encontrando-se as mulheres hoje, de fato, em outro patamar, em matéria de educação e trabalho, essa revolução permanecerá incompleta enquanto não  invadir a intimidade das casas, tornando mais equitativa a divisão de tarefas domésticas e de cuidados entre homens e mulheres. Políticas públicas e corporativas “amigáveis às famílias”, iniciativas que contemplam desde jornadas flexíveis de trabalho a creches, passando pela tolerância de faltas justificadas pela necessidade de acompanhar os filhos em situações de enfermidade ou vida escolar,  são apresentados como um novo ideal a ser alcanço, mas nada disso terá verdadeiramente êxito enquanto não houver uma profunda mudança cultural de gênero, na qual homens e mulheres se sintam igualmente responsáveis pelo bem-estar familiar, em especial dos filhos.

“A equidade de gênero, é como uma bandeira a defender em relação a uma legislação que estabelece injustas diferenças.”





Fontes bibliográficas: https://educacaointegral.org.br/reportagens/igualdade-de-genero-pressupoe-uma-sociedade-justa-para-meninos-e-meninas/

https://conceitos.com/equidade-de-genero/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com