TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maior Ponte Suspensa Do Mundo

Artigo: A Maior Ponte Suspensa Do Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

A maior ponte suspensa do mundo

A Ponte Akashi-Kaikyo, localizada no estreito de Akashi, no Japão, é a ponte com o maior vão suspenso do mundo. Seu vão central, entre um pilar e outro é de 1991 metros.

A ponte foi inaugurada em 5 de abril de 1998, após 10 anos de construção, com 3911 m de comprimento total e 1991 m de vão central, tornando-se a ponte com o maior vão do mundo, superando em 367 metros o recorde anterior da Ponte Great Belt (Dinamarca) também inaugurada em 1998.

Localizada entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, faz parte de uma rede nacional de estradas que conecta as ilhas Honshu, Awaji e Shikoku com o objetivo de estimular o crescimento econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês.

A Akashi-Kaikyo conquistou três recordes: o de vão mais extenso, o de ponte com torre mais alta e o de ponte mais cara (4,3 bilhões de dólares). O comprimento total de fios de aço usados na ponte é de 300 000 km, quantidade suficiente para dar 7,5 voltas ao redor da Terra.

Tal obra representou para a engenharia um grande desafio, não somente pela sua grandiosidade, mas também pelas severas condições naturais do estreito, tais como: grande profundidade, fortes correntes, mau tempo, risco de furacões e terremotos.

Além disso, ela teve que satisfazer as leis existentes para preservar a atividade de pesca e o intenso tráfego marítimo existente na região.

Para atender a essas condições, vários projetos e análises foram feitos. Até mesmo um modelo da ponte em escala 1:100 foi construído e testado exaustivamente a fim de se desenvolver uma estrutura estável o suficiente para suportar a ação do vento.

O resultado final foi uma ponte pênsil com 1.991 m de vão formada por piso treliçado suportado por duas torres de aço, ambas com 282,8 m de altura. A ponte possui seis faixas de tráfego, três em cada sentido.

Neste tipo de ponte, a estabilidade aerodinâmica é uma característica essencial. Por esse motivo, foi escolhido um tabuleiro treliçado, pois além de proporcionar rigidez à ponte, impõe baixa resistência à passagem do vento. Além disso, foi instalado, ao longo do piso treliçado, placas estabilizadoras para direcionar o vento e reduzir a torção do tabuleiro.

A Akashi-Kaikyo foi projetada para resistir a terremotos com até 8,5 graus de magnitude na escala Richter. Graças a estes cuidados, a ponte pôde resistir ao terremoto Hyogo-ken Nanbu, em 1995, durante a construção, que teve como única conseqüência para a ponte o fato de ter deslocado seus pilares, aumentando em 1 m a distância entre eles.

As obras da Akashi-Kaikyo começaram, em maio de 1988, pelas duas fundações, uma para cada torre, compostas de caixão de concreto armado com 80 m de diâmetro. Cada caixão, previamente fabricado, foi transportado até o local de sua implantação, submergido até se apoiar no fundo do mar, a 60 m de profundidade, e preenchido com água e concreto.

Em abril de 1992, as torres de aço começaram a ser levantadas. Formadas, cada uma, por 30 segmentos pré-fabricados, as torres foram montadas com a ajuda de guindastes.

A grande altura, de 282,8 m, tornou necessário uma seção transversal em forma de cruz e a instalação de 20 atenuadores dinâmicos sincronizados em cada torre para neutralizar a vibração causada pelo vento.

Bem mais avançada que a Golden Gate, o levantamento do primeiro cabo da Akashi-Kaikyo, um cabo guia de poliaramida com 10 mm de diâmetro, foi feito por meio de helicóptero. Quanto aos cabos que suspendem o tabuleiro, estes são formados por 290 feixes, cada um constituído de 127 fios de um aço galvanizado de alta resistência à tração (180 kgf/mm2) especialmente desenvolvido para esta obra.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »